Seguidores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mensagem de Ano Novo

2 comentários:
Mais Alto e Mais Além.

Desafiaram-me a escrever uma mensagem de Ano Novo. O meu primeiro pensamento foi “não tenho jeito para isso”. O segundo pensamento foi “o que me poderá dizer B.P.?”
Na minha busca por respostas encontrei muitas mensagens e muitos excertos de documentos do Chefe, mas gostaria de partilhar uma em particular.

Um princípio que muitas vezes me tem guiado pela vida fora, é o de olhar em redor de duas maneiras: Mais Alto e Mais Além.
Começai por Mais Além. Tende vistas largas. Para além das vossas proximidades imediatas e dos seus limites, e vereis as coisas na sua verdadeira proporção. E, para completar, olhai Mais Alto, acima do nível das coisas que vos cercam, e vereis uma finalidade e uma possibilidade mais elevadas para o vosso trabalho – a saber, servir Deus.

É este, realmente, o meu desejo para o Ano de 2012, que continuemos a olhar, pensar e agir Mais Além e Mais Alto. Vamos prosseguir a Missão a que nos propusemos e abraçar com a Alegria, que nos é própria, e que tão bem nos tem unido, de modo a continuarmos a impelir a nossa própria canoa.

Maria do Carmo Varejão

English 
Higher and Beyond.

Someone challenged me to write a New Year’s message. My first thought was: “I can’t do it.” The second thought was: “What could B.P. tell me?”
On my quest for an answer I found many messages and many quotations from the Chief, but I would like to share one in particular.

One principle that has guided me throughout my life is looking around in two different ways: Higher and Beyond.
Start with Beyond. Look beyond. Beyond your immediate proximity and limits, and you will see things in its real proportion. And, to complete, look Higher, above the level of things that surround us, and you will see a higher purpose and possibility for your work – to know, to serve God.

This is really my wish for 2012, that we continue to look, think and act Beyond and Higher. Let’s continue the Mission we have proposed to and embrace with joy, which characterize us and has united us, so we continue to drive our own canoe.

Maria do Carmo Varejão

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

2 comentários:
Paz na terra aos homens de boa vontade!

Cada ano, neste tempo de mais frio e noites maiores, celebramos o nascimento do Deus menino reunidos no calor do lar e iluminando as ruas e as casas. Vale a pena meditar neste contraste: frio, noite e trevas por um lado e por outro calor, família e luz.
É que, no meio da noite dos homens, das trevas e sombras desta vida, irrompe cada ano a luz nova dum menino que nasce para nós. Um menino que, vem trazer a paz dos anjos e a luz do céu à vida dos homens. Ele é este Amor maior que vem até nós e nos ilumina e aquece para podermos iluminar e aquecer aqueles que nos rodeiam.
Deus vem a nós, vem para toda a humanidade, mas muitos ainda O não conhecem e não receberam este anúncio salvador, para eles o Natal nada significa. Mesmo nós que nos dizemos cristãos podemos viver como se Deus não existisse e não tivesse vindo ao mundo.
Ele nasceu naquela noite na gruta de Belém mas quer nascer também este ano no coração de cada um de nós, nasceu há dois mil anos para toda a humanidade mas quer nascer também hoje no coração de cada cristão para que o façamos nascer também na vida de quantos andam mais arrefecidos, desiludidos, tristes ou sós.
E basta tão pouco! Basta um pouco de tempo, um gesto amigo, algo que se partilha, uma presença, uma boa acção… Tão pouco para tudo ser tão diferente. Acontecer Natal depende só deste pouco que cada um pode dar.
Irmãos, vale a pena pensar nisto para viver a noite de Natal na harmonia e na paz que os anjos anunciaram naquela noite em Belém aos homens de boa vontade.
É esta Paz que desejo a cada um.
Um Santo e Feliz Natal!

Pe João Curralejo

Esta mensagem é dedicada a todos os irmãos escuteiros, a todos os familiares e a todos os amigos, desejando que a Paz e a Alegria sejam companheiras de todos.


English
Peace on earth to men of good will!

Each year, in this time of the coldest and longer nights, we celebrate the birth of God's child gathered in the warmth of our home and lighting up the streets and houses. It is worth meditating on this contrast: on one side cold, night and darkness and on the other side heat, light and family.
In the middle of the night, darkness and shadows of this life, the light brings each year a new boy who is born for us. A boy who comes to bring peace and the light of the angels from heaven to men's lives. He is the biggest Love that comes to us and illuminates and heats us in order to illuminate and warm those around us.
God comes to us, comes to all mankind, but many still do not know Him and haven’t received this savior announcement, for them Christmas means nothing. Even we who call ourselves Christians can live as if God did not exist and had not come to the world.
He was born that night in the cave of Bethlehem but also will be born this year in the heart of each one of us, He was born two thousand years ago for all humanity but wants to be reborn again today in the heart of every Christian so that we make Him born also in the lives of those who are cold, disappointed, sad or lonely.
And it doesn’t take much! Just a little time, a friendly gesture, something to share, a presence, a good deed ... So much for everything to be so different. Christmas depends only on these little things that each one can give.
Brothers, it is worth thinking about this to live a Christmas Eve in the harmony and peace that the angels announced in Bethlehem on that night, to the men of good will.
This is the peace that I wish to each one of you.
A Holy and Happy Christmas!
Fr João Curralejo
This message is dedicated to all the brothers scouts, family and all friends, hoping that the peace and joy comes to you this Christmas.
Feliz Natal
Merry Christmas
Joyeux Noël
¡Feliz Navidad
Buon Natale
Frohe Weihnachten
圣诞节快乐
メリークリスマス

domingo, 11 de dezembro de 2011

ALEGRIA!

Sem comentários:

Haveria muitos outros termos para descrever os dois momentos que o Núcleo Cidade de Vila Real partilhou com os Escuteiros do Agrupamento 212 – S. Pedro, nos passados dias 10/12 (Ceia de Natal) e 11/12 (Domingo de Piedade), mas é aquela palavra em especial que reflecte, de uma forma indelével e precisa, esses dois instantes partilhados.

Sentimo-nos verdadeiramente “em casa”, não só com os Escuteiros, com quem comungamos do mesmo ideal, mas com os seus familiares e amigos, igualmente presentes, que nos acolheram de uma forma sincera, despretensiosa e amiga, gerando uma “onda” daquela essência que titula este post e que se iniciou na Ceia de Natal e prolongou, no dia seguinte, na Eucaristia Dominical que todos compartilhámos na belíssima Igreja de S. Pedro, numa cerimónia celebrada pelo Rev. Pe. Arnaldo Taveira.

Agradecemos toda a amizade e toda a alegria com que nos contagiou toda a família do 212 - do lobito mais pequeno ao grande Chefe José Barros, sem esquecer o seu assistente e, principalmente, os pais e amigos na figura da Comissão de Pais.

São momentos e atitudes deste género que fazem (e farão sempre) do Escutismo, uma “causa maior”, independentemente dos cargos que se ocupam, das medalhas que se exibem ou mesmo da cor dos lenços que se usam ao pescoço.

Que dizer mais?

Este é o verdadeiro exemplo vivo do artigo da Lei do Escuta (já centenário!) que diz claramente que “O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas”.

Bem hajam!
Contem connosco! A alegria de “SERVIR” será toda nossa.


Ficam algumas imagens de ambas as festas:

A CEIA DE NATAL



O DOMINGO DE PIEDADE





Uma nota final para referir que, precisamente hoje (dia 12/12/2011), se comemora a bonita soma de 29 anos de Investidura (na Igreja de S. Pedro) de duas Escuteiras presentes na Eucaristia de Domingo: da Irmã Escuta Maria do Carmo Varejão (Vice-Presidente do Núcleo Cidade de Vila Real) e da Chefe Isabel Cristina (Chefe Adjunta do Agrupamento 212).





Uma forte canhota para ambas!




-
texto de F.Reis
fotos de diferentes elementos do Núcleo

-

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Assim começou ...

Sem comentários:
Águia do Marão, deixou-nos alguns registos que fazem a história do escutismo vilarealense.

Para que a memória não seja curta nem pregue partidas ...






VILA REAL

Nos princípios de julho do ano de 1923, a convite da Ex.ma Comissão Organizadora do Congresso das Juventudes Católicas da Arquidiocese de Braga, um grupo da Associação dos «Legionários de Nun'Álvares» de esta Vila dirigiu-se à cidade de Vianado Castelo, onde o referido Congresso se realizava.
Sabia este grupo que no referido congresso seria tratada uma tese sobre o escutismo, essa magnífica instituição do glorioso general Baden Powel, e que em Vila Real um grupo de cavalheiros desejava ver realizada, depois de terem assistido ao Congresso Eucarístico de Braga do referido ano, onde lhes foi dado a observar a bela apresentação e bons serviços que os scouts tinham prestado n'essa ocasião.
O grupo dos «Legionários de Nun'Álvares» teve a ocasião de observar a magnífica apresentação dos scouts de Braga em Viana do Castelo com as suas três secções organizadas e bem assim como os seus jogos, evoluções, danças e outros exercícios educativos e saiu de Viana do Castelo animado de boa vontade em secundar o bom desejo dos seus conterraneos, para a fundação de um grupo de scouts.
Abriu-se pois em Vila Real, uma inscrição para rapazes que quizessem fazer parte da nova associação, inscrevendo-se n'essa altura uns trinta e cinco rapazes de todas as secções; 12 da primeira, 18 da segunda e 5 da terceira.
Começou a instrução no dia dois de agosto de 1923. Com os elementos de que dispunha a Associação, organizaram-se duas patrulhas e dois bandos, ficando os seniores recebendo uma instrução preparatória para futuros instrutores.
As sessões de instrução foram desde o início duas (uma aos domingos e outra ás quintas-feiras) realizando-se outras sessões extraordinárias, quando se aproximava o dia da entrada solene de S. ExªRev.ma o Sr. Arcebispo-Bispo de Vila Real na sua diocese, o que se realizou no dia24 de outubro de 1924.
Este foi também o dia da apresentação pública dos scouts de Vila Real, que foram comandados pelo instrutor Álvaro de Magalhães, comandando os lobitos o seu instrutor, Alberto Guerreiro e todos foram acompanhados pelo seu director e chefe de administração, respectivamente os Srs. Rev. Pe. Alberto Teixeira de Carvalho e Alberto Machado e pelas bandeiras provisórias que para este acto se arranjaram.
Foram neste dia os scouts recebidos por SS. Ex.as os Srs. Governador Civil, General Comandante da Divisão e Presidente da Câmara Municipal a quem os scouts apresentaram as suas saudações, respondendo aqueles senhores com palavras de muita simpatia o que muito penhorou a Associação.

Raposa do Marão


Noticia publicada na FLOR-DE-LIS (ANO I - Nº2 - MARÇO DE 1925) - em cima




Padre Alberto Teixeira de Carvalho
fundador do escutismo em Vila Real e 1º Director Regional.
Franciscano e Pároco da freguesia de S. Pedro.




Capitão Costa Lobo
fundador do escutismo em Vila Real, 1º Comissário Regional de Vila Real, 1923.



Alberto Machado
fundador do escutismo em Vila Real, 1º. Inspector Regional

(conhecido e carinhosamente tratado por "paizinho" quer a nível nacional quer internacionalmente, com o qual ainda tive a honra de conhecer e com ele conviver algumas horas, numa homenagem que o Agrupamento do Godim lhe prestou).





Um abraço,
Águia do Marão
(Chefe Barros)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1.000.000 de carvalhos para a Serra da Estrela

Sem comentários:



No passado fim de semana (26 e 27 de Novembro), o Escutismo voltou à Serra da Estrela, numa acção de voluntariado ambiental.
Fomos cerca de três dezenas de escuteiros da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), vindos de diversos pontos do país.


O nosso Núcleo foi representado por quatro elementos (Ricardo Carvalho, Fátima Meireles, Paulo Teixeira e Ana Costa) que realizaram um trabalho de grande mérito, demonstrando vontade, firmeza, alegria e entusiasmo que a todos contagiou.


Foi mais uma acção do programa "1.000.000 de carvalhos para a Serra da Estrela" que este ano consistiu na observação da plantação do ano anterior e plantação de novos carvalhos nos locais onde por diversos motivos as plantas não vingaram.


Fez-se uma plantação de carvalho alvarinho (Quercus robur L.) a uma quota mais ou menos de 900m e uma plantação de carvalho negral (Quercus pyrenaica Willd.) a uma cota de aproximadamente 1.600m. Esta última foi de elevado esforço físico, quer pela distância percorrida, quer pelo relevo do terreno e até pela variação de temperatura. Este esforço foi ultrapassado porque os elementos presentes demonstraram um verdadeiro Espírito Escutista. Solidariedade, sacrifício e vontade de servir prevaleceram sobre a idade e sobre a condição física.
Em jeito de avaliação final, foi comum a todos os elementos o sentimento de missão cumprida e a alegria por deixarmos o mundo um pouco melhor, esperando voltar no próximo ano.


Fomos Escuteiros da cabeça aos pés








Texto de Paulo Teixeira
Fotos de Paulo Teixeira e Fátima Meireles


-
Nota:. há mais fotos na secção de IMAGENS
-Link

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dedicação da Igreja da Sé

Sem comentários:

Eucaristia: 18.30h
Conferência: 21.00h


No próximo dia 24 de Novembro, Quinta feira, celebra-se a dedicação da igreja da Sé.

Foi a 24/11/1922, no ano da criação da Diocese de Vila Real,que esta igreja (Igreja de S. Domingos) foi dedicada, tendo sido escolhida como sede da Diocese ().

Ao ocorrer este aniversário, teremos o Senhor Bispo a presidir à Eucaristia às 18,30h e, à noite, às 21:00 h, uma conferência sobre "A identidade e vocação dos leigos na Igreja", pelo Doutor Manuel Pinho Ferreira, Professor de Direito Canónico na Universidade Católica.

Um dia (que será de greve geral) para reflectir a dignidade que recebemos pelo baptismo e todos se motivarem a ser mais pedras vivas deste Templo do Senhor e membros activos desta Igreja Diocesana.

Igreja Universal, Igreja Diocesana, Comunidade paroquial - é nestes 3 âmbitos que se realiza a identificação e pertença a Jesus Cristo e se desenvolvem os direitos e deveres de cada cristão.


Pe João Curralejo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

uma foto, uma história

Sem comentários:
(entre outros identificam-se nesta foto: Abel Gipsy Jones Pereira, José Ferreira, Fátima Borges Rodrigues, Vitor Rodrigues, Elizete Rolo, Marta Isabel de Almeida, Frederico Bessa, ...)


Mais uma foto que "toca" o percurso de vida do 295, "achada" na página do facebook do Presidente ... onde, em dado momento, se faziam as seguintes perguntas:

E alguém sabe onde foi esta actividade? e quando?

Muitos comentaram esta fotografia, mas foi o Chefe Vitor (secundado pelo Chefe Peixoto) que respondeu acertadamente àquelas duas questões, como se transcreve em seguida.

27 de Maio de 1984. Enceramento das Comemorações dos 60 anos do CNE, em Braga. Fomos de BUS no sábado e ficamos acampados nas traseiras de uma instituição religiosa, creio que num seminário.

Lembro-me como se fosse hoje; alguns de nós, creio que as meninas, “
estrearam” umas tendas que o Chefe Peixoto arranjou junto de uma empresa de camionagem que fazia excursões para o estrangeiro. Cá o "Je" e o Zé Ferreira dormimos debaixo de um telheiro, em dois belos cobertores (que frio rapámos ...). Lembro-me do Kariato a dormir no seu belo saco-cama tipo múmia, de um branco quase imaculado em cima de um monte de cavacos… Inesquecível…

No domingo 27 tivemos o desfile que terminou numa praça onde foi celebrada a Eucaristia. Foi nessa praça que foi tirada esta foto. Por quem? Isso já não sei…

e remata o Chefe Peixoto assim:

Quase posso garantir que o edifício que aparece nas traseiras era, à data, a Câmara Municipal de Braga.

A Eucaristia foi, facto celebrada no Largo ou Praça do Município. O local onde acampámos ou foi no Campo-Escola de Fraião ou então no Campo de Jogos do Seminário Conciliar de Braga, na rua Santa Margarida, rua onde comemos um caldinho verde confeccionado pela santa Mãe, antes de regressarmos a Vila Real.

Lembram-se da viagem aqueles que vieram comigo no "
carro do meu chefe"? Quem quer relatar o "sermão" que ouviram durante toda a viagem?


Do sermão não sei, mas alguém ainda se atrevia a cantar "O carro do meu Chefe"?

FR

sábado, 19 de novembro de 2011

Campanha de Recolha de Alimentos

Sem comentários:
Mais de 60 famílias vão ter um Natal mais feliz graças também à FNA.



Mais de uma dezena de membros do Núcleo Cidade de Vila Real da Fraternidade Nuno Álvares Pereira (FNA) participaram activamente na Campanha de Recolha de Alimentos do Centro Paroquial da Sé que, decorrida nos dias 12 e 13, em dois hipermercados da cidade, vai permitir que várias famílias carenciadas tenham uma verdadeira ceia de natal.


Apesar de não ter sido contabilizada com exatidão as quantidades envolvidas, os mantimentos recolhidos na campanha, que também contou com o empenho dos escuteiros do Agrupamento 482 - Sé, ocupou três salas do Centro Social e Paroquial.



O passo seguinte passará pela divisão e distribuição dos bens a 60 famílias carenciadas, não só como apoio especial para a ceia de Natal, mas também no amparo que o Centro dá mensalmente a esses agregados familiares.

Todos os membros do núcleo, e a população em geral, que quiserem ajudar, ainda vão a tempo, podem fazer as suas dádivas de alimentos, roupas e brinquedos na sede do Centro Paroquial.


Lembrem-se que o Natal não é só uma data, é um estado de espírito.

E que melhor prenda podemos ter que o sorriso de outrem acompanhado pela satisfação de sermos co-responsáveis por essa felicidade?


Não podemos, por fim, deixar de manifestar o nosso apreço para com os elementos do Núcleo que se dedicaram a esta atividade de uma forma exemplar, fazendo jus à frase: “dar-me sem medida, combater sem cuidar das feridas”.


M.M.

PALESTRA DE BIVAQUE #2

Sem comentários:


Olá, como passais?

Hoje, ao levantar da cama, lembrei-me de Vós!
É que ontem recebi a Flor de Lis respeitante ao mês de Outubro e gostei muito de ler e reler a mensagem que o nosso ilustre e estimado Assistente Nacional, se dignou dirigir-nos.

Depois de relida, abstraí-me de tudo o que me rodeava, fechei os olhos e por segundos pus a minha consciência a reflectir sobre o que acabava de ler. O Senhor Padre tem toda a razão, concluí. Esta mensagem já devia ter vindo há mais tempo, complementei.

Li três vezes o parágrafo em que diz: "Fico desapontado quando oiço escuteiros e, mais grave ainda, Dirigentes de escuteiros, usar uma linguagem desapropriada e ordinária. Fico surpreendido quando escuto conversas entre escuteiros, muitas vezes num contexto de brincadeira, em que o respeito por outras pessoas, nomeadamente doentes ou idosos, é abalado. Fico desagradado quando vejo escuteiros mal uniformizados e sem qualquer decoro no cabelo, vestuário ou adornos".

Palavras duras, mas recheadas de sinceridade, frontalidade e fraternidade escutista. Próprias de um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo.

Com toda a amizade e como irmão mais velho, convido-vos e à semelhança daquilo que fiz, a reflectirdes uns segundos sobre esta histórica mensagem do nosso Assistente Nacional.

Deixo-vos a promessa de um dia a este assunto voltar para sobre ele aditar circunstancialismos merecedores de indispensável reflexão.

Também outra palavrinha de muito apreço pelas palavras que o Presidente da Fraternidade Nuno Álvares, Jorge Caria, dirigiu através da Revista Compasso - Escutismo Adulto, ao nosso Chefe Regional, pelo valioso contributo dispensado na fundação do Núcleo Cidade de Vila Real.

Sim, de mãos dadas, a nossa Região poderá abrir uma nova página do Escutismo Católico Português.



Canhota muito amiga,

Chefe Peixoto
(Pelicano do Corgo)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Agrupamento 482 - Sé: Festa de Investidura

Sem comentários:


Os dois patronos da Sé:
João Paulo II - patrono do Agrupamento 482 e S. Nuno Álvares Pereira - patrono dos Escuteiros, do Núcleo Cidade de Vila Real e da Fraternidade


Realizaram-se nos passados dias 5 e 6 de Novembro as Cerimónias de Investidura (velada de Aramas e Promessas) dos Escuteiros da Sé.



O Núcleo Cidade de Vila Real não quis deixar de estar presente e "apadrinhar" este acontecimento importante para o Agrupamento de Escuteiros do CNE da Sé.


da esquerda para a direita: Chefe Barros - Chefe do Agrupamento 212 - S. Pedro; Pe. João Curralejo, Assistente do Núcleo e Paulo Teixeira, Presidente do Núcleo


O Núcleo Cidade de Vila Real

os momentos anteriores à cerimónia de Velada de Armas


Ficam os nossos votos para que este passo dado pelos novos elementos investidos do Agrupamento (elementos de todas as Secções) seja apenas o primeiro no longo caminho da vida escutista, recheado de aventuras e muitos pontapés no "IM", tal como BP nos ensinou (e ensina).


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Sem comentários:
É com redobrada satisfação que podemos afirmar que dois elementos do Núcleo Cidade de Vila Real fazem parte dos Departamentos Nacionais da FNA, mais especificamente do Departamento de Comunicação, como mostra a imagem seguinte.



Podem ver todo o elenco nacional para os departamentos NESTE LINK.

Estamos certos que o seu desempenho será exemplar e um orgulho para todos nós. Força Fátima e Mariana. Estamos convosco.

Apetece-me dizer:

Para a frente é que se fazem
Todos os trilhos da virtude,
Com fé e emoção, B.P. no coração
E a nossa juventude ...

Alerta Para Servir
FNA em Portugal
Núcleo Cidade de Vila Real!


FR

domingo, 6 de novembro de 2011

6 de Novembro - Dia de S. Nuno

Sem comentários:
D. Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, Beato Nuno de Santa Maria, hoje São Nuno de Santa Maria, ou simplesmente Nun' Álvares (Flor da Rosa, 24 de Junho de 1360 – Lisboa, 1 de Novembro de 1431) foi um nobre e guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. Nuno Álvares Pereira foi também 2.º Condestável de Portugal, 38.º Mordomo-Mór do Reino, 7.º conde de Barcelos, 3.º conde de Ourém e 2.º conde de Arraiolos.

Camões chamou-lhe o "forte Nuno" e logo no primeiro canto (12ª estrofe) dos Lusíadas, é evocada a figura de São Nuno, ao dizer "por estes vos darei um Nuno fero, que fez ao Rei e ao Reino um tal serviço".

São Nuno, canonizado pelo Papa Bento XVI em 26 de Abril de 2009, é patrono dos Escuteiros e da Fraternidade de Nuno Álvares Pereira.

Em homenagem a este grande português, deixamos o vídeo que apresentámos na nossa Velada de Armas.





Arraial, arraial, arraial
Por S. Nuno
Por Portugal



-
Nota:. o vídeo foi elaborado pelo Irmão Escuta Paulo Teixeira, Presidente do Núcleo Cidade de Vila Real.
-

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

29.10.2011 - JORNADAS DE NÚCLEO

Sem comentários:
As imagens seguintes "descrevem" o que se passou no dia 29 em Paredes, Vila Real, no Campo-Escola do Agrupamento 295 - Nª Sª da Conceição - as primeiras jornadas de trabalho do Núcleo Cidade de Vila Real.





Para além do convívio e reforço dos laços de amizade, do almoço, do lanche e da ceia-ajantarada, tudo bem regado com um magnífico café de panela (à boa maneira escutista), o objectivo fundamental da jornada foi o estabelecer o primeiro esboço do Plano de Atividades (que continuará acrescer com o tempo) tendo por base o estabelecimento de Estratégias de Ação e a definição do grau de envolvimento do Núcleo em cada atividade, nas distintas Áreas de Ação: Atividades de Núcleo; Atividades para e com Escuteiros (CNE e FNA) e Sociedade (Ambiente/Natureza, Proteção Civil e Apoio Social/Humanismo Cristão).

Para concretizar este Plano de Ação/Atividades, foram constituídas cinco Equipas de Trabalho, oficialmente em funções a partir deste momento, a saber: a) ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS E TESOURARIA; DIVULGAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA; FORMAÇÃO, EXPANSÃO E RELAÇÕES FNA/CNE; ATIVIDADES DE NÚCLEO e SOCIEDADE.

Na Jornada participaram ainda como convidados vários dirigentes do CNE (foram convidados para o almoço todos os Chefes de Agrupamento - ou seus representantes - dos Agrupamentos da cidade) e o Chefe Regional do CNE, que nos honrou com a sua presença após o jantar.

É assim que se faz caminho. Isso é uma certeza.

Nota:. fica aqui expresso o nosso agradecimento a todos os presentes, em especial aos órgãos diretivos do Agrupamento 295, que gentilmente nos cedeu o espaço.

uma foto, uma história

2 comentários:
Vou inaugurar um espaço que esperamos todos, venha a ser um importante repositório da história escutista da Região de Vila Real. Nunca será a qualidade da foto que mais importa mas sim as histórias (ou estórias) que estão por detrás da imagem e que trazem ao presente os momentos mais interessantes, que vivemos enquanto escuteiros.

Aqueles que nos fazem sempre pensar: vamos em frente, o caminho é por aqui! Foi BP que o traçou.


Neste caso em especial, trago a imagem das costas de uma t-shirt que foi orgulhosamente usada por mim durante seis dias (de 4 a 10 de Agosto), no XVII ACANAC (Acampamento Nacional) na Quinta do Além (nome apropriado) em Bagunte - Vila de Conde, enquanto C.E. da Equipa de Caminheiros "Fernão de Magalhães" do Agrupamento 295 - Nª Sª da Conceição - Vila Real.




Mesmo que não se perceba à primeira vista, esta imagem trás à tona uma série de "tradições" que fui incorporando ao longo do tempo e fizeram de mim o escuteiro que sou hoje, a saber:

- o símbolo da Equipa (âncora) foi herdado da Equipa Vasco da Gama (responsável por grandes e boas atividades), da geração anterior de caminheiros do 295, quatro dos quais hoje são membros ativos neste Núcleo da FNA (e da minha equipa estão dois ...), mantendo-se A "tradição" de contar com importantes navegadores portugueses como patronos das Equipas de caminheiros (e não meninas ... não somos MESMO escuteiros marítimos!);

- o modelo da t-shirt seguiu a tradição de, para as atividades mais diversas, sermos nós a pensar e criar "à unha" as "fardas" de campo, coisa que geralmente acontecia na Sede, onde não havia tempos mortos, nem a matar, e todos os "frutos" colhidos foram sempre à custa de muito trabalho, maioritariamente manual;

- a dita cuja foi usada em campo por uma Equipa de Vila Real ... MISTA o quanto convém, tal como aconteceu vezes e vezes sem conta, com os limites dos Agrupamentos a entrecuzarem-se numa prova de camaradagem escutista sem fronteiras. No caso a Equipa era constituída por seis elementos (do 295 vieram o Fernando Reis, a Fátima Rodrigues, o Paulo Ribeiro e o Carlos Teixeira; do 708 - Mateus, veio o Armando e do 198 - Chaves, o Geraldes);

- este símbolo marca a presença de muitos de nós, pela primeira vez, num Acampamento Nacional, e logo naquele em que uma falha de intendências resultou numa "revolução da bolacha" (deliciosa mas densa, intensa ... literalmente de combate) onde o lema foi, para centenas de nós:

"Pequeno almoço ... com bolachas!
Almoço ... com bolachas!
Lanche ... com bolachas!
Jantar ... com bolachas!
Ceia ... com bolachas!
Irra! Nunca mais como bolachas!..."

(será um contra-censo dizer que até tenho saudades do raio das redondinhas?)

E nem os banhos de parede e mangueira (aí para uns 300 de cada vez com dois bombeiros empoleirados no muro) conseguiram refrescar ... nem o "eco" a que sujeitámos o Chefe Nacional, nem mesmo o "Still Haven't Found What I'm Looking For" dos U2, ouvido e cantado (gritado no final, mas tudo dentro do tom) naquela cabana/café/tasca/bar no meio de ...nada! que, literalmente "limpámos" de bebidas e comidas - algumas com prazos duvidáveis - numa atividade que teve a sua quota-parte de italianos perdidos (e achados, em pêlo e em plena banhoca - mas cheios de fome), Suecos carrancudos (e zelosos do seu lenço) e Finlandeses simpáticos, todos impecavelmente lourinhos, belgas de camisa vermelha, especialistas em crepes (disto e daquilo ...), alemães a trocar lenços azuis quadrados que nem doidos e ...

... muito, muito mais. Acreditem.


Um sentimento final que esta imagem simples e sem graça aparente me suscita?

Foi um orgulho (e obviamente que ainda o é!) ser Escuteiro e representar dignamente a minha Secção, o meu Agrupamento e, claro, Vila Real.




Fernando Reis (Mocho atento)
antigo Chefe de Equipa (CE) da Equipa Fernão de Magalhães
Secretário do Núcleo Cidade de Vila Real da FNA



-
Nota:. quem quiser contribuir com as suas impressões apenas terá que enviar um texto e uma foto para o e-mail fna.ncvr@gmail.com, que nós publicamos.
-

terça-feira, 1 de novembro de 2011

FESTA DE INVESTIDURA

1 comentário:

Como mostram o título deste post e o convite que nos foi endereçado, no próximo fim-de-semana vai haver Festa de Investidura (Velada de Armas e Promessas) de novos elementos no Agrupamento 482 da Sé.

Certamente estaremos lá para celebrar e, sobretudo "Alerta para Servir".


sábado, 29 de outubro de 2011

REUNIÃO DE NÚCLEO

Sem comentários:

Como mostra a imagem, estamos reunidos desde as 9:00h da manhã (mais coisa, menos coisa) a decidir o rumo, o destino e a linha de acção deste Núcleo.

Fica para mais tarde uma reportagem "alargada".

sábado, 22 de outubro de 2011

Jornadas FNA 2011 - Aveiro

Sem comentários:



O Núcleo Cidade de Vila Real, no painel de abertura


Decorreram hoje mesmo as Jornadas FNA 2011, em Aveiro, com o seguinte programa de trabalhos:




Como é evidente, fizemos questão de, apesar das normais dificuldades, estarmos presentes.
E estivemos, muito bem representados por dois elementos do nosso Núcleo, que participaram em todas as actividades propostas (no mesmo dia em que se desenrolou em Vila Real uma palestra orientada por outro membro do Núcleo destinada aos Exploradores da Expedição do Agrupamento 295 - Nª Sª da Conceição, numa participação solicitada pela respectiva chefia de Grupo).



Fátima Meireles e Mariana Monteiro (Núcleo Cidade de Vila Real) com Jacinto Mota (Núcleo de Ermesinde)


Está visto que teremos muito que partilhar na próxima reunião de Núcleo/jornada, no dia 29 de Outubro


Entretanto, NESTE LINK, podem descarregar (e ouvir na íntegra) a entrevista feita em directo pela Rádio Voz do Marão ao Presidente Nacional da FNA - Jorge Caria - e à Irmã Escuta do Núcleo Cidade de Vila Real - Fátima Meireles.


Vale a pena ouvir as palavras proferidas por ambos. Isso podemos certamente garantir!




Alerta para Servir,
F.R.
Link

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...