Seguidores

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

uma foto, uma história

Vou inaugurar um espaço que esperamos todos, venha a ser um importante repositório da história escutista da Região de Vila Real. Nunca será a qualidade da foto que mais importa mas sim as histórias (ou estórias) que estão por detrás da imagem e que trazem ao presente os momentos mais interessantes, que vivemos enquanto escuteiros.

Aqueles que nos fazem sempre pensar: vamos em frente, o caminho é por aqui! Foi BP que o traçou.


Neste caso em especial, trago a imagem das costas de uma t-shirt que foi orgulhosamente usada por mim durante seis dias (de 4 a 10 de Agosto), no XVII ACANAC (Acampamento Nacional) na Quinta do Além (nome apropriado) em Bagunte - Vila de Conde, enquanto C.E. da Equipa de Caminheiros "Fernão de Magalhães" do Agrupamento 295 - Nª Sª da Conceição - Vila Real.




Mesmo que não se perceba à primeira vista, esta imagem trás à tona uma série de "tradições" que fui incorporando ao longo do tempo e fizeram de mim o escuteiro que sou hoje, a saber:

- o símbolo da Equipa (âncora) foi herdado da Equipa Vasco da Gama (responsável por grandes e boas atividades), da geração anterior de caminheiros do 295, quatro dos quais hoje são membros ativos neste Núcleo da FNA (e da minha equipa estão dois ...), mantendo-se A "tradição" de contar com importantes navegadores portugueses como patronos das Equipas de caminheiros (e não meninas ... não somos MESMO escuteiros marítimos!);

- o modelo da t-shirt seguiu a tradição de, para as atividades mais diversas, sermos nós a pensar e criar "à unha" as "fardas" de campo, coisa que geralmente acontecia na Sede, onde não havia tempos mortos, nem a matar, e todos os "frutos" colhidos foram sempre à custa de muito trabalho, maioritariamente manual;

- a dita cuja foi usada em campo por uma Equipa de Vila Real ... MISTA o quanto convém, tal como aconteceu vezes e vezes sem conta, com os limites dos Agrupamentos a entrecuzarem-se numa prova de camaradagem escutista sem fronteiras. No caso a Equipa era constituída por seis elementos (do 295 vieram o Fernando Reis, a Fátima Rodrigues, o Paulo Ribeiro e o Carlos Teixeira; do 708 - Mateus, veio o Armando e do 198 - Chaves, o Geraldes);

- este símbolo marca a presença de muitos de nós, pela primeira vez, num Acampamento Nacional, e logo naquele em que uma falha de intendências resultou numa "revolução da bolacha" (deliciosa mas densa, intensa ... literalmente de combate) onde o lema foi, para centenas de nós:

"Pequeno almoço ... com bolachas!
Almoço ... com bolachas!
Lanche ... com bolachas!
Jantar ... com bolachas!
Ceia ... com bolachas!
Irra! Nunca mais como bolachas!..."

(será um contra-censo dizer que até tenho saudades do raio das redondinhas?)

E nem os banhos de parede e mangueira (aí para uns 300 de cada vez com dois bombeiros empoleirados no muro) conseguiram refrescar ... nem o "eco" a que sujeitámos o Chefe Nacional, nem mesmo o "Still Haven't Found What I'm Looking For" dos U2, ouvido e cantado (gritado no final, mas tudo dentro do tom) naquela cabana/café/tasca/bar no meio de ...nada! que, literalmente "limpámos" de bebidas e comidas - algumas com prazos duvidáveis - numa atividade que teve a sua quota-parte de italianos perdidos (e achados, em pêlo e em plena banhoca - mas cheios de fome), Suecos carrancudos (e zelosos do seu lenço) e Finlandeses simpáticos, todos impecavelmente lourinhos, belgas de camisa vermelha, especialistas em crepes (disto e daquilo ...), alemães a trocar lenços azuis quadrados que nem doidos e ...

... muito, muito mais. Acreditem.


Um sentimento final que esta imagem simples e sem graça aparente me suscita?

Foi um orgulho (e obviamente que ainda o é!) ser Escuteiro e representar dignamente a minha Secção, o meu Agrupamento e, claro, Vila Real.




Fernando Reis (Mocho atento)
antigo Chefe de Equipa (CE) da Equipa Fernão de Magalhães
Secretário do Núcleo Cidade de Vila Real da FNA



-
Nota:. quem quiser contribuir com as suas impressões apenas terá que enviar um texto e uma foto para o e-mail fna.ncvr@gmail.com, que nós publicamos.
-

2 comentários:

Eugénio Varejão disse...

Eu lembro-me dessa Equipa! (E do acampamento!)

Reis disse...

E da bolachinha, tens ideia?

Grande Nacional (até no lixo que produziu ... li algures num site de um Agrupamento de Vila do Conde, que foram duas semanas de limpezas ...)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...