Seguidores

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Assim começou ...

Águia do Marão, deixou-nos alguns registos que fazem a história do escutismo vilarealense.

Para que a memória não seja curta nem pregue partidas ...






VILA REAL

Nos princípios de julho do ano de 1923, a convite da Ex.ma Comissão Organizadora do Congresso das Juventudes Católicas da Arquidiocese de Braga, um grupo da Associação dos «Legionários de Nun'Álvares» de esta Vila dirigiu-se à cidade de Vianado Castelo, onde o referido Congresso se realizava.
Sabia este grupo que no referido congresso seria tratada uma tese sobre o escutismo, essa magnífica instituição do glorioso general Baden Powel, e que em Vila Real um grupo de cavalheiros desejava ver realizada, depois de terem assistido ao Congresso Eucarístico de Braga do referido ano, onde lhes foi dado a observar a bela apresentação e bons serviços que os scouts tinham prestado n'essa ocasião.
O grupo dos «Legionários de Nun'Álvares» teve a ocasião de observar a magnífica apresentação dos scouts de Braga em Viana do Castelo com as suas três secções organizadas e bem assim como os seus jogos, evoluções, danças e outros exercícios educativos e saiu de Viana do Castelo animado de boa vontade em secundar o bom desejo dos seus conterraneos, para a fundação de um grupo de scouts.
Abriu-se pois em Vila Real, uma inscrição para rapazes que quizessem fazer parte da nova associação, inscrevendo-se n'essa altura uns trinta e cinco rapazes de todas as secções; 12 da primeira, 18 da segunda e 5 da terceira.
Começou a instrução no dia dois de agosto de 1923. Com os elementos de que dispunha a Associação, organizaram-se duas patrulhas e dois bandos, ficando os seniores recebendo uma instrução preparatória para futuros instrutores.
As sessões de instrução foram desde o início duas (uma aos domingos e outra ás quintas-feiras) realizando-se outras sessões extraordinárias, quando se aproximava o dia da entrada solene de S. ExªRev.ma o Sr. Arcebispo-Bispo de Vila Real na sua diocese, o que se realizou no dia24 de outubro de 1924.
Este foi também o dia da apresentação pública dos scouts de Vila Real, que foram comandados pelo instrutor Álvaro de Magalhães, comandando os lobitos o seu instrutor, Alberto Guerreiro e todos foram acompanhados pelo seu director e chefe de administração, respectivamente os Srs. Rev. Pe. Alberto Teixeira de Carvalho e Alberto Machado e pelas bandeiras provisórias que para este acto se arranjaram.
Foram neste dia os scouts recebidos por SS. Ex.as os Srs. Governador Civil, General Comandante da Divisão e Presidente da Câmara Municipal a quem os scouts apresentaram as suas saudações, respondendo aqueles senhores com palavras de muita simpatia o que muito penhorou a Associação.

Raposa do Marão


Noticia publicada na FLOR-DE-LIS (ANO I - Nº2 - MARÇO DE 1925) - em cima




Padre Alberto Teixeira de Carvalho
fundador do escutismo em Vila Real e 1º Director Regional.
Franciscano e Pároco da freguesia de S. Pedro.




Capitão Costa Lobo
fundador do escutismo em Vila Real, 1º Comissário Regional de Vila Real, 1923.



Alberto Machado
fundador do escutismo em Vila Real, 1º. Inspector Regional

(conhecido e carinhosamente tratado por "paizinho" quer a nível nacional quer internacionalmente, com o qual ainda tive a honra de conhecer e com ele conviver algumas horas, numa homenagem que o Agrupamento do Godim lhe prestou).





Um abraço,
Águia do Marão
(Chefe Barros)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...