Seguidores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mensagem de Ano Novo

2 comentários:
Mais Alto e Mais Além.

Desafiaram-me a escrever uma mensagem de Ano Novo. O meu primeiro pensamento foi “não tenho jeito para isso”. O segundo pensamento foi “o que me poderá dizer B.P.?”
Na minha busca por respostas encontrei muitas mensagens e muitos excertos de documentos do Chefe, mas gostaria de partilhar uma em particular.

Um princípio que muitas vezes me tem guiado pela vida fora, é o de olhar em redor de duas maneiras: Mais Alto e Mais Além.
Começai por Mais Além. Tende vistas largas. Para além das vossas proximidades imediatas e dos seus limites, e vereis as coisas na sua verdadeira proporção. E, para completar, olhai Mais Alto, acima do nível das coisas que vos cercam, e vereis uma finalidade e uma possibilidade mais elevadas para o vosso trabalho – a saber, servir Deus.

É este, realmente, o meu desejo para o Ano de 2012, que continuemos a olhar, pensar e agir Mais Além e Mais Alto. Vamos prosseguir a Missão a que nos propusemos e abraçar com a Alegria, que nos é própria, e que tão bem nos tem unido, de modo a continuarmos a impelir a nossa própria canoa.

Maria do Carmo Varejão

English 
Higher and Beyond.

Someone challenged me to write a New Year’s message. My first thought was: “I can’t do it.” The second thought was: “What could B.P. tell me?”
On my quest for an answer I found many messages and many quotations from the Chief, but I would like to share one in particular.

One principle that has guided me throughout my life is looking around in two different ways: Higher and Beyond.
Start with Beyond. Look beyond. Beyond your immediate proximity and limits, and you will see things in its real proportion. And, to complete, look Higher, above the level of things that surround us, and you will see a higher purpose and possibility for your work – to know, to serve God.

This is really my wish for 2012, that we continue to look, think and act Beyond and Higher. Let’s continue the Mission we have proposed to and embrace with joy, which characterize us and has united us, so we continue to drive our own canoe.

Maria do Carmo Varejão

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

2 comentários:
Paz na terra aos homens de boa vontade!

Cada ano, neste tempo de mais frio e noites maiores, celebramos o nascimento do Deus menino reunidos no calor do lar e iluminando as ruas e as casas. Vale a pena meditar neste contraste: frio, noite e trevas por um lado e por outro calor, família e luz.
É que, no meio da noite dos homens, das trevas e sombras desta vida, irrompe cada ano a luz nova dum menino que nasce para nós. Um menino que, vem trazer a paz dos anjos e a luz do céu à vida dos homens. Ele é este Amor maior que vem até nós e nos ilumina e aquece para podermos iluminar e aquecer aqueles que nos rodeiam.
Deus vem a nós, vem para toda a humanidade, mas muitos ainda O não conhecem e não receberam este anúncio salvador, para eles o Natal nada significa. Mesmo nós que nos dizemos cristãos podemos viver como se Deus não existisse e não tivesse vindo ao mundo.
Ele nasceu naquela noite na gruta de Belém mas quer nascer também este ano no coração de cada um de nós, nasceu há dois mil anos para toda a humanidade mas quer nascer também hoje no coração de cada cristão para que o façamos nascer também na vida de quantos andam mais arrefecidos, desiludidos, tristes ou sós.
E basta tão pouco! Basta um pouco de tempo, um gesto amigo, algo que se partilha, uma presença, uma boa acção… Tão pouco para tudo ser tão diferente. Acontecer Natal depende só deste pouco que cada um pode dar.
Irmãos, vale a pena pensar nisto para viver a noite de Natal na harmonia e na paz que os anjos anunciaram naquela noite em Belém aos homens de boa vontade.
É esta Paz que desejo a cada um.
Um Santo e Feliz Natal!

Pe João Curralejo

Esta mensagem é dedicada a todos os irmãos escuteiros, a todos os familiares e a todos os amigos, desejando que a Paz e a Alegria sejam companheiras de todos.


English
Peace on earth to men of good will!

Each year, in this time of the coldest and longer nights, we celebrate the birth of God's child gathered in the warmth of our home and lighting up the streets and houses. It is worth meditating on this contrast: on one side cold, night and darkness and on the other side heat, light and family.
In the middle of the night, darkness and shadows of this life, the light brings each year a new boy who is born for us. A boy who comes to bring peace and the light of the angels from heaven to men's lives. He is the biggest Love that comes to us and illuminates and heats us in order to illuminate and warm those around us.
God comes to us, comes to all mankind, but many still do not know Him and haven’t received this savior announcement, for them Christmas means nothing. Even we who call ourselves Christians can live as if God did not exist and had not come to the world.
He was born that night in the cave of Bethlehem but also will be born this year in the heart of each one of us, He was born two thousand years ago for all humanity but wants to be reborn again today in the heart of every Christian so that we make Him born also in the lives of those who are cold, disappointed, sad or lonely.
And it doesn’t take much! Just a little time, a friendly gesture, something to share, a presence, a good deed ... So much for everything to be so different. Christmas depends only on these little things that each one can give.
Brothers, it is worth thinking about this to live a Christmas Eve in the harmony and peace that the angels announced in Bethlehem on that night, to the men of good will.
This is the peace that I wish to each one of you.
A Holy and Happy Christmas!
Fr João Curralejo
This message is dedicated to all the brothers scouts, family and all friends, hoping that the peace and joy comes to you this Christmas.
Feliz Natal
Merry Christmas
Joyeux Noël
¡Feliz Navidad
Buon Natale
Frohe Weihnachten
圣诞节快乐
メリークリスマス

domingo, 11 de dezembro de 2011

ALEGRIA!

Sem comentários:

Haveria muitos outros termos para descrever os dois momentos que o Núcleo Cidade de Vila Real partilhou com os Escuteiros do Agrupamento 212 – S. Pedro, nos passados dias 10/12 (Ceia de Natal) e 11/12 (Domingo de Piedade), mas é aquela palavra em especial que reflecte, de uma forma indelével e precisa, esses dois instantes partilhados.

Sentimo-nos verdadeiramente “em casa”, não só com os Escuteiros, com quem comungamos do mesmo ideal, mas com os seus familiares e amigos, igualmente presentes, que nos acolheram de uma forma sincera, despretensiosa e amiga, gerando uma “onda” daquela essência que titula este post e que se iniciou na Ceia de Natal e prolongou, no dia seguinte, na Eucaristia Dominical que todos compartilhámos na belíssima Igreja de S. Pedro, numa cerimónia celebrada pelo Rev. Pe. Arnaldo Taveira.

Agradecemos toda a amizade e toda a alegria com que nos contagiou toda a família do 212 - do lobito mais pequeno ao grande Chefe José Barros, sem esquecer o seu assistente e, principalmente, os pais e amigos na figura da Comissão de Pais.

São momentos e atitudes deste género que fazem (e farão sempre) do Escutismo, uma “causa maior”, independentemente dos cargos que se ocupam, das medalhas que se exibem ou mesmo da cor dos lenços que se usam ao pescoço.

Que dizer mais?

Este é o verdadeiro exemplo vivo do artigo da Lei do Escuta (já centenário!) que diz claramente que “O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas”.

Bem hajam!
Contem connosco! A alegria de “SERVIR” será toda nossa.


Ficam algumas imagens de ambas as festas:

A CEIA DE NATAL



O DOMINGO DE PIEDADE





Uma nota final para referir que, precisamente hoje (dia 12/12/2011), se comemora a bonita soma de 29 anos de Investidura (na Igreja de S. Pedro) de duas Escuteiras presentes na Eucaristia de Domingo: da Irmã Escuta Maria do Carmo Varejão (Vice-Presidente do Núcleo Cidade de Vila Real) e da Chefe Isabel Cristina (Chefe Adjunta do Agrupamento 212).





Uma forte canhota para ambas!




-
texto de F.Reis
fotos de diferentes elementos do Núcleo

-

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Assim começou ...

Sem comentários:
Águia do Marão, deixou-nos alguns registos que fazem a história do escutismo vilarealense.

Para que a memória não seja curta nem pregue partidas ...






VILA REAL

Nos princípios de julho do ano de 1923, a convite da Ex.ma Comissão Organizadora do Congresso das Juventudes Católicas da Arquidiocese de Braga, um grupo da Associação dos «Legionários de Nun'Álvares» de esta Vila dirigiu-se à cidade de Vianado Castelo, onde o referido Congresso se realizava.
Sabia este grupo que no referido congresso seria tratada uma tese sobre o escutismo, essa magnífica instituição do glorioso general Baden Powel, e que em Vila Real um grupo de cavalheiros desejava ver realizada, depois de terem assistido ao Congresso Eucarístico de Braga do referido ano, onde lhes foi dado a observar a bela apresentação e bons serviços que os scouts tinham prestado n'essa ocasião.
O grupo dos «Legionários de Nun'Álvares» teve a ocasião de observar a magnífica apresentação dos scouts de Braga em Viana do Castelo com as suas três secções organizadas e bem assim como os seus jogos, evoluções, danças e outros exercícios educativos e saiu de Viana do Castelo animado de boa vontade em secundar o bom desejo dos seus conterraneos, para a fundação de um grupo de scouts.
Abriu-se pois em Vila Real, uma inscrição para rapazes que quizessem fazer parte da nova associação, inscrevendo-se n'essa altura uns trinta e cinco rapazes de todas as secções; 12 da primeira, 18 da segunda e 5 da terceira.
Começou a instrução no dia dois de agosto de 1923. Com os elementos de que dispunha a Associação, organizaram-se duas patrulhas e dois bandos, ficando os seniores recebendo uma instrução preparatória para futuros instrutores.
As sessões de instrução foram desde o início duas (uma aos domingos e outra ás quintas-feiras) realizando-se outras sessões extraordinárias, quando se aproximava o dia da entrada solene de S. ExªRev.ma o Sr. Arcebispo-Bispo de Vila Real na sua diocese, o que se realizou no dia24 de outubro de 1924.
Este foi também o dia da apresentação pública dos scouts de Vila Real, que foram comandados pelo instrutor Álvaro de Magalhães, comandando os lobitos o seu instrutor, Alberto Guerreiro e todos foram acompanhados pelo seu director e chefe de administração, respectivamente os Srs. Rev. Pe. Alberto Teixeira de Carvalho e Alberto Machado e pelas bandeiras provisórias que para este acto se arranjaram.
Foram neste dia os scouts recebidos por SS. Ex.as os Srs. Governador Civil, General Comandante da Divisão e Presidente da Câmara Municipal a quem os scouts apresentaram as suas saudações, respondendo aqueles senhores com palavras de muita simpatia o que muito penhorou a Associação.

Raposa do Marão


Noticia publicada na FLOR-DE-LIS (ANO I - Nº2 - MARÇO DE 1925) - em cima




Padre Alberto Teixeira de Carvalho
fundador do escutismo em Vila Real e 1º Director Regional.
Franciscano e Pároco da freguesia de S. Pedro.




Capitão Costa Lobo
fundador do escutismo em Vila Real, 1º Comissário Regional de Vila Real, 1923.



Alberto Machado
fundador do escutismo em Vila Real, 1º. Inspector Regional

(conhecido e carinhosamente tratado por "paizinho" quer a nível nacional quer internacionalmente, com o qual ainda tive a honra de conhecer e com ele conviver algumas horas, numa homenagem que o Agrupamento do Godim lhe prestou).





Um abraço,
Águia do Marão
(Chefe Barros)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...