Seguidores

domingo, 21 de abril de 2013

CAMINHADA SOLIDÁRIA EM CHAVES

1 comentário:


350 participantes.
1 tonelada de alimentos recolhidos.


Estes dois números chegavam perfeitamente para considerar este evento como plenamente conseguido. São valores que marcam definitivamente a caminhada que aconteceu hoje mesmo, inserida nas actividades comemorativas do 50º aniversário do Agrupamento 198 - Chaves, do CNE.

 





Com partida (cerca das 09h30) e chegada (cerca das 12h00) na Praça principal do Município (Praça de Camões), após o check-in com levantamento da t-shirt da actividade e depósito dos bens alimentares, os participantes percorreram algumas das ruas e locais mais emblemáticas da cidade de Chaves (Igreja Matriz, Caldas, Jardim Público, Pista de Pesca Internacional da Madalena e as ruas da Ponte, de Santo António e Direita, por exemplo), num percurso bem organizado e de fácil concretização para as diferentes faixas etárias presentes.

 
  
 
O Núcleo Cidade de Vila Real participou com seis elementos (Paulo, Carmo, Fernando, Abel, Liliana e Carmén) aos quais se juntaram os Chefes Barros e Peixoto dos Agrupamentos 212 - S. Pedro e 295 - Nª Sª da Conceição, respectivamente.

 

Queremos realçar, ainda, para além do espírito de solidariedade e partilha (claramente na génese do evento), o salutar convívio com todos os participantes, em especial com os Escuteiros do 198 (os actualmente no activo no CNE e os antigos Escuteiros) a quem agradecemos o convite que nos foi endereçado.

 



Muitos passos foram dados nesta caminhada, é certo! Será que alguns deles se deram também no sentido da congregação dos antigos Escuteiros em torno da ideia de B.P para os "mais velhos" (coisa que nós simplesmente designamos por ... Fraternidade de Nuno Álvares)? Veremos o que o futuro nos reserva.

Em resumo:

"Bravo, Bravíssimo" 198. Podem contar connosco.




[FR]

terça-feira, 2 de abril de 2013

CONSELHO NACIONAL PLENÁRIO

Sem comentários:

Mais uma vez estivemos presentes na discussão sobre o futuro da FNA.


O Núcleo Cidade de Vila Real voltou a viajar até Fátima para marcar presença em mais um Conselho Nacional que, realizado nos dias 16 e 17 de Março, contou com vários momentos importantes para o futuro da FNA, nomeadamente a eleição de uma nova Mesa daquele órgão, a aprovação dos relatórios de contas e de actividades e o debate sobre a abertura da associação a elementos que nunca pertenceram ao CNE.


Um dos pontos mais importantes do encontro foi a eleição da nova Mesa do Conselho Nacional, que agora é presidida por Augusto Campos de Sousa e tem como secretários os Irmãos Escutas José Augusto Silva e José Vilela.

Assistimos hoje ao preenchimento de mais uma importante página da história da FNA”, sublinhou Jorge Caria, presidente da Direcção Nacional, depois da eleição da nova Mesa e no âmbito de uma homenagem ao presidente cessante, Artur Xavier, que ao longo de quatro mandatos dirigiu os trabalhos da Mesa do Conselho Nacional.

(Augusto Campos de Sousa ladeado pelos seus Secretários, José Augusto Silva e José Vilela)
O presidente da FNA lembrou que a demissão do cargo por parte de Artur Xavier demonstrou um “grande sentido de responsabilidade”, uma vez que prendeu-se com a necessidade de garantir a realização em harmonia das próximas eleições para a Direcção Nacional, que, a partir de agora, realizar-se-ão desfasadas, em termos temporais, do ato eleitoral para o Conselho Nacional.

Reunindo aproximadamente 200 membros da Fraternidade, no Conselho Nacional ficou ainda decidido o prolongamento do mandato da actual Direcção Nacional (de Outubro para Março) e a discussão e aprovação da descentralização dos próximos actos eleitorais para as Direcções Regionais.

De sublinhar ainda que o debate sobre a possibilidade de abertura da FNA a elementos que não tenham feito promessa no Corpo Nacional de Escutas foi também alvo da atenção dos participantes no Conselho Plenário, onde, na sequência do trabalho de grupos, concluiu-se, mais uma vez, a necessidade de estudar a questão e de envolver o maior número possível de Núcleos e Irmãos Escutas na decisão. 


Representado por quatro membros (Paulo Teixeira, Fernando Reis, Abel Pereira e Fátima Meireles), o NCVR participou activamente em todos os momentos e deu o seu contributo em todas as decisões.





O final deste Conselho Nacional ficou ainda marcado pela entrega dos Certificados de Formadores aos elementos que frequentaram com aproveitamento o 1º Curso de Directores de Formação e o 2º Curso de Formadores, que ocorreu em Mangualde. O Núcleo Cidade de Vila Real esteve representado nesta cerimónia, tendo dois dos seus Associados recebido os respectivos Certificados e Insígnias, nomeadamente o Abel Pereira (como Formador) e o Fernando Reis (como Director de Formação), pertencendo ambos, desde esta data, ao Quadro Nacional de Formadores da FNA.


Uma vez mais, o grupo representante do Núcleo cumpriu o ritual de acender, em Fátima, uma vela por todos os seus Associados, pedindo a Nª Senhora a força necessária para todos podermos estar "Alerta para Servir"


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...