Seguidores

terça-feira, 2 de abril de 2013

CONSELHO NACIONAL PLENÁRIO


Mais uma vez estivemos presentes na discussão sobre o futuro da FNA.


O Núcleo Cidade de Vila Real voltou a viajar até Fátima para marcar presença em mais um Conselho Nacional que, realizado nos dias 16 e 17 de Março, contou com vários momentos importantes para o futuro da FNA, nomeadamente a eleição de uma nova Mesa daquele órgão, a aprovação dos relatórios de contas e de actividades e o debate sobre a abertura da associação a elementos que nunca pertenceram ao CNE.


Um dos pontos mais importantes do encontro foi a eleição da nova Mesa do Conselho Nacional, que agora é presidida por Augusto Campos de Sousa e tem como secretários os Irmãos Escutas José Augusto Silva e José Vilela.

Assistimos hoje ao preenchimento de mais uma importante página da história da FNA”, sublinhou Jorge Caria, presidente da Direcção Nacional, depois da eleição da nova Mesa e no âmbito de uma homenagem ao presidente cessante, Artur Xavier, que ao longo de quatro mandatos dirigiu os trabalhos da Mesa do Conselho Nacional.

(Augusto Campos de Sousa ladeado pelos seus Secretários, José Augusto Silva e José Vilela)
O presidente da FNA lembrou que a demissão do cargo por parte de Artur Xavier demonstrou um “grande sentido de responsabilidade”, uma vez que prendeu-se com a necessidade de garantir a realização em harmonia das próximas eleições para a Direcção Nacional, que, a partir de agora, realizar-se-ão desfasadas, em termos temporais, do ato eleitoral para o Conselho Nacional.

Reunindo aproximadamente 200 membros da Fraternidade, no Conselho Nacional ficou ainda decidido o prolongamento do mandato da actual Direcção Nacional (de Outubro para Março) e a discussão e aprovação da descentralização dos próximos actos eleitorais para as Direcções Regionais.

De sublinhar ainda que o debate sobre a possibilidade de abertura da FNA a elementos que não tenham feito promessa no Corpo Nacional de Escutas foi também alvo da atenção dos participantes no Conselho Plenário, onde, na sequência do trabalho de grupos, concluiu-se, mais uma vez, a necessidade de estudar a questão e de envolver o maior número possível de Núcleos e Irmãos Escutas na decisão. 


Representado por quatro membros (Paulo Teixeira, Fernando Reis, Abel Pereira e Fátima Meireles), o NCVR participou activamente em todos os momentos e deu o seu contributo em todas as decisões.





O final deste Conselho Nacional ficou ainda marcado pela entrega dos Certificados de Formadores aos elementos que frequentaram com aproveitamento o 1º Curso de Directores de Formação e o 2º Curso de Formadores, que ocorreu em Mangualde. O Núcleo Cidade de Vila Real esteve representado nesta cerimónia, tendo dois dos seus Associados recebido os respectivos Certificados e Insígnias, nomeadamente o Abel Pereira (como Formador) e o Fernando Reis (como Director de Formação), pertencendo ambos, desde esta data, ao Quadro Nacional de Formadores da FNA.


Uma vez mais, o grupo representante do Núcleo cumpriu o ritual de acender, em Fátima, uma vela por todos os seus Associados, pedindo a Nª Senhora a força necessária para todos podermos estar "Alerta para Servir"


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...