Seguidores

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

CHAMA DA PAZ DE BELÉM.


90 Anos de Escutismo na Região de Vila Real.

Fraternidade Nuno Álvares também acompanhou a Chama da Paz de Belém.




O Núcleo Cidade de Vila Real da FNA marcou presença na cerimónia de abertura e nos ‘últimos passos’ da viagem da Chama da Paz de Belém, que durante 48 horas percorreu todo o distrito de Vila Real com a particularidade de nunca ter usado qualquer meio de transporte com motor e por vezes com condições climáticas bastante adversas (num total de 22 agrupamentos) e marcou o arranque do programa comemorativo dos 90 anos de escutismo na região.

 




Foram mais de uma dezena de “FNA’ticos” que marcaram presença na passagem de testemunho da Chama entre os agrupamentos de São Pedro, Nossas Senhora da Conceição e Sé, bem como na cerimónia final de uma iniciativa que mobilizou mais de 1300 escuteiros.

“Esta atividade mostrou que estamos unidos quando é preciso”, explicou José Clemente Pires, Chefe responsável pela Junta Regional de Vila Real do Corpo Nacional de Escutas (CNE) que, na passagem de testemunho final de uma aventura que começou em Godim, no concelho do Peso da Régua e onde nasceu o primeiro agrupamento do distrito, e terminou na Sé, sublinhou a dedicação das crianças e jovens que participaram bem como dos chefes que organizaram e dos familiares que acompanharam.



Relativamente a FNA, de recordar que os membros do Núcleo Cidade de Vila Real também marcaram história no escutismo da região, sendo de sublinhar o longo e completo percurso de muitos no CNE e também o facto de alguns terem mesmo assumido funções de grande revelo ao longo de anos, como por exemplo de formadores regionais e chefes de agrupamento.

Convidado a participar ativamente nas várias atividades das comemorações dos 90 anos, organizadas pela Junta Regional de Vila Real e por todos os agrupamentos do distrito, o Núcleo Cidade de Vila Real exalta e congratula-se com o facto dos laços entre a FNA e o CNE na região estarem cada vez mais apertados em prol do desenvolvimento do escutismo.

 


O distrito foi uma das primeiras regiões do país a abraçar o escutismo, já que na altura, em 1923, Vila Real pertencia a Arquidiocese de Braga, onde nasceu o movimento. A Diocese de Vila Real nasceu em simultâneo, já com o espírito escutista no seu seio. 


 
 


Com 90 anos de existência, o escutismo manteve sempre a sua ‘chama’ bem viva na região, contanto atualmente com mais de duas mil crianças, jovens e adultos e com três Núcleos da Fraternidade Nuno Álvares (Valpaços, Mateus e Núcleo Cidade de Vila Real) que contam já com dezenas de associados.



 



Parabéns a todos os escuteiros que construíram estes 90 anos.

Canhota Amiga
Fátima Meireles





3 comentários:

Ricardo Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Pinto disse...

Parabéns pela vossa reportagem. Bem hajam pelo excelente trabalho realizado pelos jovens e adultos da nossa Diocese e Região de Vila Real. Com São Nuno de Santa Maria e ajudados pela Graça de Deus, procurai iluminar os corações obscurecidos pelas trevas do pecado e sem Paz. Pe. Ricardo Pinto

Anónimo disse...

Um ideal comum partilhado por muitos. São imagens fantásticas que certamente ficarão para memória futura. É bonito ver toda a rapaziada envolvida neste momento épico. "SOMOS UM"
(Javali de Gontães)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...