Seguidores

terça-feira, 8 de maio de 2012

CURSO DE GUIAS

Decorreu, nos dias 28 e 29 de Abril, nas instalações do Seminário de Vila Real, um curso destinado a Guias e Sub-Guias, investidos e em funções nos Grupos de Exploradores e Pioneiros dos Agrupamentos do CNE da Região de Vila Real.

Esta iniciativa, lançada pelas respectivas chefias Regionais, incluiu o convite formal e respectiva participação de dois elementos do Núcleo Cidade de Vila Real na Equipa de Animação dos Pioneiros (que contava ainda - para além do recém-investido Chefe Ricardo - com a larga e vasta experiência dos Chefes Peixoto e Barros, dois nomes incontornáveis no escutismo vila-realense).

Durante dois dias, os Guias trabalharam o conceito do "Sistema de Patrulhas", focalizando a sua atenção (em seis Acções distintas), os papeis importantes que podem e devem ter os distintos elementos que compõem uma verdadeira Equipa, nomeadamente o Secretário, o Tesoureiro, o cozinheiro, o Guarda-Material, o Animador, o Socorrista e, evidentemente, o Guia.

Como complemento, os elementos do Núcleo tiveram igualmente um papel importante na parte da Animação fora das Sessões, tendo-se voltado a ver, ouvir e sentir na região o cantar a plenos pulmões de gritos como o "Solé Solé" ou o "Tchika waka" e realizar a dança-canção "Zinhanha".

Foi aliás com aquela dança-canção (repetida várias vezes) que se encerraram as actividades, alargando-se a sua realização também aos Exploradores presentes.


Como se ouviu dizer naqueles dias: "
Isto é Escutismo" ... ao que nós acrescentamos: ... podem contar connosco.
Estaremos certamente "Alerta para Servir".





_
Nota:. Um agradecimento especial ao Chefe Jorge Ferreira, líder da Equipa de Animação da Terceira Secção Regional, pelo convite endereçado ao Núcleo e por toda a amizade.
-

1 comentário:

José Ribeiro disse...

Parabéns ao Núcleo de Vila Real e ao CNE.
Isto sim é um são contributo entre duas associações que se complementam e estimam. O CNE necessita e solicita...a FNA responde Alerta para Servir.
Ganha os Escutismo e os jovens crescem no exemplo.
Uma canhota,
José Ribeiro-FNA Nuc. Mangualde

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...