Seguidores

quarta-feira, 7 de março de 2012

Uma foto, uma história

-


Acabei de encontrar esta relíquia de 1984. Acampamento Regional em Cerva/Ribeira de Pena. É a única fotografia que tenho com o lenço de Explorador Sénior ao pescoço. Tinha-o colocado no ano anterior aquando da minha entrada para o CNE, no agora "adormecido" Agrupamento 476 - Santa Marta de Penaguião.

Nesta fotografia aparecem os elementos da Patrulha Esquilo da Régua (com quem participei no ACAREG) e, curiosamente, à direita está a Isabel Vieira, do 295 - Nª Sª da Conceição, Agrupamento para onde me transferiria no ano seguinte.

Este Acampamento marcou toda a minha vida, civil e escutista (quase trinta anos) e foi na celebração eucarística de Domingo, no dia de confraternização com a família, que o saudoso Padre Borges consentiu em que fosse cantada (pela primeira vez) para toda a comunidade (escuteiros e familiares e amigos) a canção "Significado de ser Escuta" - que passou à história como o "quero ser escuta" - que compus na sede do 476, nesse mesmo ano.

Recordo os primeiros versos. Continuam válidos, pelo menos para mim:

Quero ser Escuta
Até ao fim da vida
Ser a alvorada
Numa manhã perdida

Quero-me levantar, se cair
Para mais alto chegar, para Te servir
Desculpa se alguma vez Te desiludi
Senhor, Sempre Alerta, eu estou aqui
(...)

Não faço a mínima ideia quem tirou esta foto, nem onde exactamente, mas recordo-me que se tratava de um hyke de séniores.

Infelizmente o tempo foi apagando os nomes de alguns dos meus amigos Escuteiros e seria injusto nomear apenas alguns dos que mantive até hoje, mas quero deixar para todos eles um forte abraço fraterno.

Bem hajam e obrigado por tudo.

Fernando Reis, Secretário do Núcleo Cidade de Vila Real

-
Ficam duas Perguntas: alguém saberá dizer-me quem é o senhor das barbas ao fundo no canto superior direito? e quem é que ele foi substituir como Chefe de Campo dos Seniores, nesse ACAREG?

Fica o desafio, especialmente para os "antigos".

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom, como não houve quem quisesse arriscar uma resposta, eu dou:

O barbas à direita é o Tó Lagoa, nessa altura, um dirigente com lenço de pioneiro ! e foi substituir o Eugénio Varejão, nosso Irmão Escuta do Núcleo Cidade de Vila Real.

Fernando Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...