No dia 25 de março, no Campo Regional de Atividades Escutistas (CRAE), por volta das 9h00 deu-se início a mais uma Atividade de Núcleo - "Nos trilhos do mineiro", que consistiu, essencialmente, numa caminhada em trilhos de montanha pelo Vale da Campeã e contou ainda com a participação de familiares e amigos dos associados do Núcleo Cidade de Vila Real da Fraternidade Nuno Álvares Pereira (FNA).
Por volta das 9h30, cerca de 25 aventureiros partiram rumo à capela de Nossa Senhora de LaSallete, seguindo para o alto do Alvão onde se pode avistar o alto da Senhora da Graça. Depois de uma pausa para recuperar energias da íngreme subida, escuteiros, familiares e amigos continuaram o percurso pela Serra do Alvão, passando na casa do guarda e por fim na aldeia de Mascozelo.
No final de quase 13 quilómetros de caminhada, os participantes partilharam o almoço e, enquanto uns visitavam o campo, os mais novos brincavam e outros conversavam.
Depois de um dia de atividade e de convívio, deu-se por terminada a iniciativa e cada um partiu para sua casa com um sorriso no rosto e um coração cheio da alegria partilhada neste dia.
De notar que, para alguns elementos do núcleo, o dia anterior à caminhada ficou marcado pelo acampamento “O nosso trilho”, que representou um momento de convívio e reflexão. Os quase 10 elementos da FNA que partilharam a noite de campo ajudaram na arrumação de material do CRAE, fizeram uma pequena caminhada e participaram no Fogo de Conselho do Agrupamento 212, que se encontrava acampado no mesmo local.
No final da noite, à volta de uma pequena fogueira e com o cheiro a café e a terra molhada, foram partilhadas histórias dos tempos em que eram jovens escuteiros.