Seguidores

domingo, 12 de janeiro de 2020

CRIAR RAÍZES IX

“Criar Raízes IX
Voluntariado no Parque Natural do Alvão
Vila Real – 1 e 2 de fevereiro de 2020

Vamos continuar a Criar Raízes. Sim, vai ser a 9ª edição de experiências únicas e vivências fantásticas, se deixamos o mundo um pouco melhor também usufruímos de uma natureza fantástica que nos enche a alma e nos deixa mais felizes. Mais uma vez queremos que a experiência de voluntariado ambiental no Alvão seja única e irrepetível, sempre dando o nosso máximo para salvaguarda da riqueza de um Parque Natural que merece o nosso respeito e dedicação.

Nascido de uma parceria entre a Fraternidade Nuno Álvares (FNA) - Núcleo Cidade de Vila Real e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Parque Natural do Alvão, o CRIAR RAÍZES afirma-se como uma atividade ambiental de referência nacional no nosso Movimento Escutista.
Desde a sua quarta edição conta com o apoio de várias entidades locais, possibilitando assim mais valências e originando uma outra dinâmica que nos fez crescer em qualidade e nos resultados obtidos.

Seguindo indicações do PNAlvão, responsável pela parte técnica desta atividade, vamos centrar as atenções em dois setores muito importantes para a área protegida, sendo:
- Adensamento da galeria ripícola do rio Olo, através da plantação nas suas margens de bétulas, freixos, salgueiros e amieiros, enriquecendo desta maneira o ecossistema ribeirinho.
- Manutenção de arvoredo na zona de Anta, uma área onde numa edição anterior do Criar Raízes efetuámos uma plantação de árvores autóctones revitalizando um espaço severamente devastado pela presença humana.

Ao longo das suas oito edições, participaram no CRIAR RAÍZES cerca de 500 pessoas, entre fraternos, escuteiros do CNE, familiares e amigos, dando um forte e reconhecido contributo para a preservação da área protegida do Parque Natural do Alvão.
Este ano mais uma vez o convite que vos fazemos é para trabalhar, para nos ajudar a criar mais raízes, sendo certo que se tratará de uma jornada também de convívio e partilha, de crescimento, reafirmação e fortalecimento da nossa Associação.

O voluntariado ambiental é o mote para apresentar a “Serra Mágica” do Alvão a todos os nossos Escuteiros Adultos, de Norte a Sul do País! Queremos que todos sintam o orgulho e satisfação de ver a “nossa” serra crescer. Queremos que o “nosso” Alvão passe também a ser “VOSSO”. Queremos que voltem com as vossas famílias e amigos, queremos que sejam verdadeiros embaixadores deste canto do “Reino Maravilhoso”.

Nesta sua IX edição, o CRIAR RAÍZES vai realizar-se nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2020, sendo as inscrições até ao dia 25 de Janeiro, estas terminam quando se atingir o número de participantes estipulado pela organização e serão consideradas por ordem de chegada.
Esta edição do Criar Raízes carece de apoio financeiro por parte da Direção Nacional, pelo que cada participação terá um custo simbólico de 5 Euros e não haverá apoio nas deslocações, assim aconselhamos que se organizem para partilhar o transporte para assim minimizarem os custos e ainda diminuir a pegada ambiental.
A inscrição feita no Núcleo deve ser enviada para o Núcleo Cidade Vila Real-NCVR - fna.ncvr@gmail.com .
Lembramos que é obrigatório a todos os participantes fazer a inscrição e assinar o termo de responsabilidade, pelo que devem imprimir, assinar, digitalizar e enviar. Posteriormente aquando do check-in da atividade devem entregar o documento em papel e proceder ao pagamento dos 5€.
Sublinhamos que, por questões logísticas e imperativo técnico, existe um limite de participação de 40 fraternos, por isso, não percam tempo e façam já a vossa inscrição.

Para mais informações:
Núcleo Cidade Vila Real -  fna.ncvr@gmail.com
Joaquim Figueiredo – 967058200 ; Jorge Augusto – 919098045 ; Paulo Teixeira – 965131565 ;
Henrique Pereira – 963305238

Esperamos por vós e como sempre contamos convosco!

…Por Um Mundo Melhor!

Núcleo Cidade Vila Real (NCVR)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...