Seguidores

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Jornada de Núcleo 2017

Sem comentários:
Jornada e Ceia animam encerramento do ano escutista 

Um dia de trabalho seguido de um momento de festa e muita animação, assim foi o dia 9 de dezembro, data em que realizamos a 7ª Jornada de Núcleo e a nossa Ceia de Natal, no Centro Paroquial da Sé.
Durante a tarde foi altura de pensar o passado, o presente e o futuro do núcleo. Com um profícuo debate sobre as questões que nos preocupam, o balanço de mais um ano de atividades, questões administrativas e a preparação do programa para 2018.
Já à noite, o momento foi de partilha, risos, animação e muita fraternidade. À volta de uma mesa farta, partilhamos com familiares e amigos os sabores desta época festiva. O espírito natalício invadiu os nossos corações, cantamos, trocamos prendas e, mais uma vez, fomos felizes, muito mais felizes.
 

 

 

 

 

 

 

 








Que Jesus nasça nos nossos corações.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

No Trilho da Formação.

Sem comentários:
Vila Real recebeu Curso Base.

Os Núcleos de Chaves, Lamego e Cidade de Vila Real juntaram-se para, no dia 18, participarem em mais uma edição do Curso Base da FNA.


Numa jornada de aprendizagem e partilha, os elementos que participaram na iniciativa fizeram um balanço muito positivo da formação, sublinhando a forma “bastante completa, mas não maçadora” como foram apresentados os vários temas. 

 


Nos vários módulos, desde as “Estruturas e organização da FNA” até a “Missão do Escuteiro Adulto”, foram abordadas as temáticas base da associação, sempre com um espírito aberto de aprendizagem e muita participação dos 16 formandos presentes.

O Curso Base, que teve como anfitrião o Núcleo Cidade de Vila Real, realizou-se no salão do Centro Social e Paroquial de Sé, tendo contado com o apoio do nosso assistente, o Sr.Padre Manuel Coutinho, que recebeu os participantes com uma oração de boas-vindas.



 






Passos que parecem simples e básicos, são na verdade a forma mais inteligente de construirmos e fazermos crescer uma Associação que tem tudo, em especial potencial humano, para ser mais e sempre melhor


BOA CAÇA.

sábado, 2 de setembro de 2017

6º ANIVERSÁRIO

Sem comentários:
Acreditamos…nesta ideia de ser Escuteiro Adulto…

No passado dia 18 de junho e na companhia de amigos, familiares e irmãos escutas comemoramos mais um aniversário e desta feita o sexto.



O dia começou com a Santa Missa na Sé Catedral, onde de uma forma discreta, marcámos a nossa presença e cada um de nós procurou conforto, alento e coragem na Palavra de Deus para que o nosso Núcleo continue a trilhar este caminho.


 


Após a Eucaristia, seguimos para o cemitério de Santa Iria onde visitámos e recordámos o nosso Chefe Peixoto. Um tributo singelo mas carregado de emoção e saudade, bem patente nos rostos de todos os presentes.








Aproximava-se a hora do almoço e lá fomos até ao Alvão, onde demos início ao nosso piquenique partilhado. Fomos uma verdadeira família reunida à volta da mesa, saboreando petiscos e iguarias devidamente regados com histórias e vivências de experiências anteriores que alguns dos presentes quiseram partilhar. Como é tradição tivemos o nosso bolo de aniversário com vela e ainda o inevitável “Parabéns a você” cantado de uma forma onde era notória a falta de ensaio, mas era bem evidente a alegria saída do coração de todos.

 

 

 



Ao fim da tarde e como fazia calor, lá fomos a banhos (os mais afoitos, claro), refrescando o corpo e temperando a alma neste canto maravilhoso da natureza que Deus teve o cuidado de nos oferecer.
O dia estava a chegar ao fim e antes de cada um de nós regressar a casa ainda tivemos tempo para nos deliciarmos com uns “restinhos” do almoço e para uma breve reflexão.


Agradecemos a presença, que muito nos honrou, da Chefe Alice (Chefe Regional do CNE - Vila Real), do Chefe Pires (Presidente da Mesa do Conselho Regional – CNE Vila Real), dos dirigentes do Agrupamento 212-S.Pedro, nomeadamente, a Chefe Raquel, o Chefe Figueiredo e o Chefe Barros. Fica ainda uma palavra especial de apreço ao Pedro Ferreira, antigo escuteiro do Agrupamento 295-NSC, hoje dirigente do CNE no Agrupamento 354-Vila Frescaínha-Barcelos e a todos os amigos e familiares.
Deixámos ainda uma palavra de gratidão ao nosso Assistente o Sr. Padre Manuel Coutinho pelas palavras proferidas durante a eucaristia em relação à FNA e ao nosso Núcleo e ainda pela sua presença durante o almoço partilhado.


Apesar das dificuldades e das pedras que vamos encontrando no caminho, nós ousamos continuar e para o ano iremos comemorar o nosso 7º aniversário. Acreditamos neste trilho de B.P e nesta ideia de ser Escuteiro Adulto e acima de tudo…

Confiamos em Jesus Cristo.

sábado, 22 de julho de 2017

Tributo Chefe Peixoto

Sem comentários:
Para Sempre no Nosso Coração.



No passado dia 18 de junho e integrado nas comemorações do nosso 6º aniversário, prestámos homenagem ao nosso querido e saudoso Chefe Peixoto, companheiro, amigo e irmão: o nosso Chefe.

Após a Santa Missa celebrada na Sé Catedral de Vila Real, visitámos o nosso Chefe e junto à sua campa prestámos-lhe uma singela homenagem marcada pela leitura de uma mensagem, pela recitação da Oração do Escuta, pelo canto da Radiosa Floração (que tanto ele gostava) e acima de tudo pelo sentimento de respeito, gratidão e amizade de todos os presentes. É este afeto que nos leva a celebrar a amizade com um amigo que Deus já chamou para o eterno acampamento.

 

 


Agradecemos a todos os amigos, familiares e escuteiros do CNE e da FNA que quiseram juntar-se a nós neste tributo. Neste contexto fica uma palavra especial de gratidão e apreço ao Pedro Ferreira, antigo escuteiro do Agrupamento 295-NSC, amigo e irmão de caminhada, hoje dirigente do CNE no Agrupamento 354-Vila Frescaínha-Barcelos que se deslocou a Vila Real para estar connosco nesta manifestação de saudade e amizade.















 

“Escolho os meus amigos não pela pele ou outro padrão qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

(...) Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero o meu avesso. (...)

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. (...)
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.

Não quero amigos adultos nem chatos
Quero-os metade infância e outra metade velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto e velhos, para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo, loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos; nunca me esquecerei de que “normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."



Nós, não te esquecemos.

Até sempre Chefe.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...