Seguidores

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

1ª Edição do Curso Base da FNA

1 comentário:
Uma Fraternidade Nuno Álvares mais consciente do seu papel...

Decorreu no dia 20 de Setembro (passado sábado) , na cidade de Chaves, a 1ª edição do Curso Base da Fraternidade Nuno Álvares.

Esta acção fez parte de uma jornada intensa que o Departamento Nacional para a Formação levou a cabo em vários pontos do pais, dando início a um caminho que tem como principal objectivo tornar a FNA uma associação escutista mais coesa, mais fraterna, mais forte e consciente do seu papel na sociedade, no movimento escutista e na Igreja.














 Este “Curso Base” decorreu num ambiente descontraído, pautado pela discussão e pela reflexão. Teve as seguintes linhas orientadoras: Finalidades do Escutismo Adulto; Estrutura e Organização da Associação; Mística e Simbologia da FNA; Valores da Lei, Princípios e Promessa; Vida de Núcleo.

Como não podia deixar de ser, o nosso Núcleo esteve na primeira linha dizendo sim e participando com 4 elementos. Tivemos como anfitrião o Núcleo de Chaves, que nos recebeu com uma profunda amizade e um sentimento de verdadeira partilha, abrindo portas para um relacionamento mais aberto e fraterno, fazendo jus ao nosso 4º artigo da Lei Escuta “ O Escuta é Amigo de Todos e Irmão de Todos os Outros Escutas”






 

 


Deixamos aqui um sincero obrigado à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Flavienses, que nos cederam as suas instalações e nos acolheram com generosidade. Bem hajam.

Aos nossos irmãos fraternos que promoveram esta acção, fica uma palavra de gratidão, apoio e apreço pela forma e desenvoltura com que conduziram esta formação.

Destacamos ainda a enorme satisfação manifestada por todos os escuteiros presentes, demonstrada em cada sorriso e na convicção das suas palavras de que chegamos ao fim do dia todos mais felizes.


 
 


Ficou ainda a vontade mútua (Núcleo de Chaves e Núcleo Cidade Vila Real) de organizar e participar em actividades conjuntas, promovendo desta forma, na nossa região de Vila Real, a Fraternidade Nuno Álvares enquanto associação de escuteiros adultos e católicos. Enquadrados no movimento escutista mundial e praticando o Escutismo Adulto, assente essencialmente na consciência individual e colectiva de “… deixar o mundo um pouco melhor que o encontraste”, e “…o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros”, não esquecendo “…apegai-vos sempre à vossa promessa escutista, mesmo depois de já não serdes rapazes”.

SER (Escuteiro) - manter vivo o ideal universal do escutismo; VIVER (a Fé) - vivência dia após dia do humanismo cristão; SERVIR (os Outros) – o verdadeiro caminho para a felicidade. É desta forma que entendemos o Escutismo Adulto, sendo que a formação é uma ferramenta valiosa para melhor podermos trilhar o Bom Caminho.


BOA CAÇA




terça-feira, 16 de setembro de 2014

1º ACAMPAMENTO DE MONTANHA

Sem comentários:
O Entre’Serras… foi mesmo BRUTAL


Quilómetros de aventuras com momentos inesquecíveis de união, boa disposição e, sobretudo, amizade. Foi assim a primeira edição do Entre’Serras, uma atividade que decorreu entre os dias 8 e 10 de agosto, em Cerva e Vila Pouca de Aguiar e que contou com seis participantes.

Diz o ditado, e é bem verdade, que sejam “poucos mas bons”. Assim aconteceu nesta atividade, que inicialmente esteve prevista para uma data mas que, por causa da falta de participantes inscritos, acabou por ser adiada, realizando-se 15 dias depois. 


 Apesar de tudo, quem esteve, esteve à cem por cento e todas as atividades previstas se realizaram, começando a atividade com a montagem do campo sede do acampamento, na localidade de Cerva, num espaço cedido gentilmente pelo senhor Jorge Carvalho e dona Guiomar Machado, pais do Chefe Ricardo Carvalho do Agrupamento 295. 









O dia nasceu cedo e a caminhada começou na Praia Fluvial das Meadas, seguindo-se até ao Rio Poio, num total de cerca de 12 quilómetros, alguns em condições bastante adversas….

No final de um dia intenso, o merecido descanso que foi antecedido por um jantar de convívio e muita partilha, para não falar das sardinhas do sr. Jorge e da massa à Pioneiro, confecionada, mais uma vez, pelo chefe Poisson.



 




 

 

No segundo dia de acampamento o Entre’Serras levou-nos até a Lagoa de Vila Pouca de Aguiar. Em mais uma caminhada, mais aventuras e até uma pouco de chuva à mistura preencheram mais 12 quilómetros à volta da lagoa.

Para fechar a atividade com Chave de Ouro, um novo convívio, desta feita com um grupo de amigos que se juntou à nós na Tasca da Alice, em pleno Parque Natural do Alvão.






















Para os elementos que participaram (Paulo, Fátima, Abel, Zé, Ni e a Cármen Nóbrega) o Entre’Serras trouxe novas experiências, gargalhadas e muitos momentos para recordar, para os restantes fraternos fica a certeza de que para o próximo ano há mais!!!



















































                     
                                          Até lá...









BOA CAÇA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...