Seguidores

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

1ª Edição do Curso Base da FNA

Uma Fraternidade Nuno Álvares mais consciente do seu papel...

Decorreu no dia 20 de Setembro (passado sábado) , na cidade de Chaves, a 1ª edição do Curso Base da Fraternidade Nuno Álvares.

Esta acção fez parte de uma jornada intensa que o Departamento Nacional para a Formação levou a cabo em vários pontos do pais, dando início a um caminho que tem como principal objectivo tornar a FNA uma associação escutista mais coesa, mais fraterna, mais forte e consciente do seu papel na sociedade, no movimento escutista e na Igreja.














 Este “Curso Base” decorreu num ambiente descontraído, pautado pela discussão e pela reflexão. Teve as seguintes linhas orientadoras: Finalidades do Escutismo Adulto; Estrutura e Organização da Associação; Mística e Simbologia da FNA; Valores da Lei, Princípios e Promessa; Vida de Núcleo.

Como não podia deixar de ser, o nosso Núcleo esteve na primeira linha dizendo sim e participando com 4 elementos. Tivemos como anfitrião o Núcleo de Chaves, que nos recebeu com uma profunda amizade e um sentimento de verdadeira partilha, abrindo portas para um relacionamento mais aberto e fraterno, fazendo jus ao nosso 4º artigo da Lei Escuta “ O Escuta é Amigo de Todos e Irmão de Todos os Outros Escutas”






 

 


Deixamos aqui um sincero obrigado à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Flavienses, que nos cederam as suas instalações e nos acolheram com generosidade. Bem hajam.

Aos nossos irmãos fraternos que promoveram esta acção, fica uma palavra de gratidão, apoio e apreço pela forma e desenvoltura com que conduziram esta formação.

Destacamos ainda a enorme satisfação manifestada por todos os escuteiros presentes, demonstrada em cada sorriso e na convicção das suas palavras de que chegamos ao fim do dia todos mais felizes.


 
 


Ficou ainda a vontade mútua (Núcleo de Chaves e Núcleo Cidade Vila Real) de organizar e participar em actividades conjuntas, promovendo desta forma, na nossa região de Vila Real, a Fraternidade Nuno Álvares enquanto associação de escuteiros adultos e católicos. Enquadrados no movimento escutista mundial e praticando o Escutismo Adulto, assente essencialmente na consciência individual e colectiva de “… deixar o mundo um pouco melhor que o encontraste”, e “…o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros”, não esquecendo “…apegai-vos sempre à vossa promessa escutista, mesmo depois de já não serdes rapazes”.

SER (Escuteiro) - manter vivo o ideal universal do escutismo; VIVER (a Fé) - vivência dia após dia do humanismo cristão; SERVIR (os Outros) – o verdadeiro caminho para a felicidade. É desta forma que entendemos o Escutismo Adulto, sendo que a formação é uma ferramenta valiosa para melhor podermos trilhar o Bom Caminho.


BOA CAÇA




1 comentário:

Anónimo disse...

Para todos aqueles que vieram de longe, para outros que sacrificaram a família,
o trabalho ou o estudo, apesar de tudo valeu a pena.
Cada um de nós deu um pouco de si próprio reforçando o ideal que nos une.
O compromisso de todos nós foi marcar presença e aprendermos uns com os outros. Este e outros eventos, devem ser um polo de interesse, ideias, de galvanização e motivação, para que todos nós em conjunto saíamos reforçados e com as “baterias carregadas”.
Como nos ensinou BP, que todos nós procuremos deixar o núcleo/associação maior e mais forte do que aquele(a) que encontramos. Quando chegar a vossa hora de partir ireis ver que valeu a pena ser…feliz. “Vede sempre o lado positivo…”
É com este espirito que eu vejo e avalio esta formação. Positiva e proveitosa.

Canhota das boas
(Javali de Gontães)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...