Seguidores

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Núcleo Cidade de Vila Real no VII ACANAC

Amizade/Fraternidade, Cultura e Fé.



Uma comitiva de nove elementos do Núcleo Cidade de Vila Real participou no VII ACANAC/III Jamboree da FNA, que decorreu no Monte da Penha (ou Monte de Santa Catarina), em Guimarães, entre os dias 19 e 22 de julho.


Paulo Teixeira, Fernando Reis, Abel Pereira, José Peixoto, Paulo Ribeiro, Óscar Costa, Liliana Aires e Fátima Meireles integraram o grupo de FNA’ticos vila-realenses que contou ainda com a participação do Chefe Armando Peixoto do Agrupamento 295 – Nª Sª da Conceição do Corpo Nacional de Escutas, que partilharam com os representantes de vários outros núcleos da região de Aveiro, Braga, Porto e Viseu a grande equipa “Amália Rodrigues”. 







 E se o lema vivido nesta época pela cidade de Guimarães foi claramente a cultura (Capital Europeia da Cultura, em 2012), este Acampamento não podia deixar de refletir e viver esse aspeto, começando logo pelo seu próprio Tema: “A FNA nos Trilhos da Cultura”, fazendo jus ao lema:
Amizade/Fraternidade, Cultura e Fé.






Muito resumidamente, nos quatro dias de atividades pudemos vivenciar desde as visitas à casa de Camilo Castelo Branco, em Ceide, à Sé Catedral de Braga, ao Monte da Penha, ao Paço dos Duques de Bragança e ao Castelo de Guimarães, passando pelo espaço “Saber Fazer” (Exposições escutistas, Robótica, Pintura e Proteção Civil), os espetáculos do Rancho Folclórico de S. Torcato, seguido de outro, espontâneo, de canções e cantigas de António Pinheiro e amigos, pela viagem de teleférico, o Jogo de Cidade, a Festa de Artes e Ofícios (espaço onde cada equipa trouxe um pouco da sua cultura, partilhando com todos os trajes mais tradicionais da sua terra) até ao Fogo de Conselho, a simulação de uma batalha medieval (lembrando a histórica Batalha de S. Mamede), sem esquecer a plantação da “Árvore da FNA”, a Santa Missa seguida da Cerimónia de Encerramento com o respetivo arrear das Bandeiras ao som do hino nacional.





Depois de quatro dias de convívio, partilha e espírito escutista, os mais de 350 participantes do VII ACANAC /III Jamboree da FNA ainda ficaram a saber que será a região Setúbal a receber, em 2015, a próxima “festa nacional” da Fraternidade, à qual alguns dos membros do Núcleo Cidade de Vila Real adiantaram desde logo a vontade de, em 2015, voltar a contribuir para mais uma festa do escutismo adulto em Portugal.
 Até lá fica o compromisso do núcleo de continuar a trabalhar em prol da promoção do ideal escutista, do apoio social ao próximo e na defesa da natureza, do ambiente e do património.









 

















 








 

 





 Não podemos terminar sem deixar os nossos mais sinceros Votos de Parabéns e Bem Hajam! a todos os Escuteiros envolvidos na Organização deste evento.



BOA CAÇA

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...