Seguidores

quarta-feira, 20 de junho de 2012

1º ACANUC


… E NEM A CHUVA OS DEMOVEU!





Perto de 50,  Associados, familiares e amigos, marcaram presença nos dias 8, 9 e 10 de Junho, no primeiro Acampamento do Núcleo Cidade de Vila Real da Fraternidade de Nuno Álvares que, realizado no Campo Regional de Actividades Escutistas (CRAE) da Campeã, foi ‘regado’ com chuva mas bem ‘temperado’ com muito espírito escutista.


  

Apesar das condições climatéricas terem condicionado algumas das iniciativas previstas para os três dias de acampamento, no compito geral a programação levada a cabo foi cumprida e proporcionou momentos de partilha, aprendizagem e diversão para os participantes do primeiro ACANUC.

De sublinhar entre as atividades realizadas, o trabalho dentro do CRAE, através do qual foi possível levar a cabo intervenções de limpeza do espaço ao nível da vegetação, a recuperação da cerca de delimitação do campo e a plantação de árvores, entre outras acções.

 Neste momento de usufruição de um espaço que é de todos os escuteiros da região, o Núcleo Cidade de Vila Real, bem como os seus familiares e amigos que participaram no acampamento, mesmo os mais pequenos, não podiam deixar de contribuir, como aliás tem sido apanágio deste Núcleo da FNA desde a sua criação, para a manutenção e desenvolvimento daquele espaço.

 
Outro dos momentos altos do acampamento foi a “Noite dos Morcegos”, uma iniciativa no âmbito da campanha “Ano do Morcego 2011-2012”, que contou com a colaboração do investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Engº Paulo Barros, e que contribuiu para um melhor conhecimento dos pequenos mamíferos voadores.
 
 



 Depois de uma explicação geral, desde as várias espécies existentes, até à desmistificação dos falsos mitos em relação aos morcegos, passando pelas características do seu habitat, alimentação e reprodução, a “aula” de campo deveria ter passado do espaço fechado para as grutas das minas de Vila Cova para a observação in loco, o que acabou por não acontecer devido à chuva.


A todos aqueles que participaram e que, com a sua boa disposição de espírito, entrega e resistência, deram o seu melhor para que o sucesso do nosso primeiro ACANUC ficam aqui os agradecimentos do Núcleo.

De sublinhar em especial a colaboração da Junta Regional de Vila Real do Corpo Nacional de Escutas e da UTAD, através do seu investigador, Engº Paulo Barros.




[M.M.]

2 comentários:

Paulo Barros disse...

Fica prometido que na próxima oportunidade, veremos morcegos, já que o S. Pedro não nos permitiu ir para o campo!

Paulo Barros

Anónimo disse...

Revejo-me na íntegra com a publicação apresentada.
No entanto quero realçar um aspecto que considero importante.
Apesar do tempo instável e deveras desagradável, nunca estivemos “sozinhos” em campo. Ao calor humano, a partilha do mesmo ideal, tivemos sempre connosco o “nosso Beato Nuno”. Presente em todo o fim de semana foi também ele, mais uma vez, um dínamo e um exemplo para todos. É na adversidade que se constrói verdadeiros laços e se enfrentam os obstáculos. Dada a simplicidade do local foi possível preparar um espaço acolhedor, fraterno e de oração e que culminou com a celebração religiosa a anteceder o fecho de campo. Um obrigado especial ao nosso assistente Pe. João pela sua disponibilidade e ao nosso coro que embelezou a cerimónia.

Abel Pereira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...