Seguidores

domingo, 27 de maio de 2012

DIA DA FAMÍLIA




Foi no passado dia 13 de maio, dia de Nª Sª de Fátima, que a família FNA organizou uma atividade  aberta a todos os familiares e amigos como forma de celebrar o “dia da família”. 


Foi com enorme entusiasmo que eu, na qualidade de familiar, me associei aos mais de 40 participantes, entre adultos e crianças, que mostravam enormes expectativas para aquele que seria um domingo diferente: o Alvão abria em nós o apetite para o resto do programa. 


Depois da concentração na praça de Nª Sª da Conceição e a partilha de boleias deu-se inicio ao percurso sobre 4 rodas que nos levaria ao ponto de partida para a nossa “aventura domingueira”. 


O grupo ansiava por iniciar a atividade e absorver ao máximo tudo o que nos esperava. 
Depois de uma simbólica oração em conjunto (agradecimento à Virgem Maria) deu –se inicio à tão esperada caminhada  em pleno coração do Alvão onde fomos ouvindo algumas explicações do nosso guia no terreno: o Henrique. 


Foram muitas as curiosidades, as expectativas e as perguntas e outras tantas respostas e explicações ao longo da caminhada, bem longa por sinal, onde a fauna, a flora, a paisagem, a geologia, as gentes….e outros assuntos não menos interessantes que os mencionados, ficaram em forma de registo em pequenas folhas distribuídas para posteriormente se fazer um jogo de memória.


E já com grandes mostras de cansaço por parte dos participantes mais pequenos e também dos mais crescidos, terminou-se a caminhada com quase cerca de 5 km, onde a preparação física ficou aquém do que era esperado. 
Cansados mas muito animados, aproveitamos o tempo destinado ao almoço partilhado para descansar, descomprimir e conviver em grande grupo, como uma grande família. 
A seguir ao almoço, as brincadeiras nas pequenas quedas de água e os jogos realizados pelos elementos da FNA,  fizeram as delicias dos mais pequenos. 


Um dia fantástico, sob um lema não menos fantástico: a família, que nos permitiu dedicar parte do nosso tempo a valores que realmente importam e que se estão a perder.  O Alvão mostrou-nos essa ligação, as coisas importantes na nossa vida são para preservar!




Ficam também, alguns registos dos elementos mais novos (entre os 7 e os 10 anos) que nos acompanharam nesta aventura:

…“ o passeio foi muito interessante e fizemos muitas descobertas. Gostamos muito da história dos bichinhos que faziam casas dentro dos bugalhos, gostamos ainda de participar nos jogos”.
… “ gostamos do passeio, gostamos de ver as vacas grandes e de molhar os pés na água gelada, gostamos muito de jogar o jogo das cobrinhas”.
… “ gostamos muito do passeio da família, principalmente quando brincamos ao jogo das cobras”.
… “ gostamos dos chapéus dos escuteiros, de comer, passear e brincar”. 
… “ aprendemos muitas coisas com o escuteiro Henrique. Ele era muito divertido”. 
… “ao convívio com outras pessoas e ao contacto com a natureza”.


[Ângela Pereira Vaz]

2 comentários:

Chefe Peixoto disse...

Muito linda esta reportagem! Parabéns à autora desta reportagem. Trata-se, na verdade, de um artigo escrito com uma sensibilidade muito especial. Só uma irmã de escuteiros seria capaz de relatar com tanto carinho e jeito o relato de um dia tão feliz para a hstória do Núcleo Cidade de Vila Real, da Fraternidade Nuno Álvares. Bem haja.

Anónimo disse...

13/05 Arnal - Alvão:
Um dia simplesmente diferente. Escuteiros, familiares e amigos puderam apreciar um trilho natural de montanha (ecológico e pedagógico) para a rapaziada dos 7 ao 70 anos. E que bem que os primeiros se portaram. Um dia que ficará certamente assinalado na nossa memória colectiva.
A água a correr livremente, solta, cristalina, pura, só comparada à alegria, à desenvoltura, à genuinidade e a traquinice das crianças que connosco percorreram este caminho de montanha.
Por tudo isto Senhor, obrigado por mais este dia… em família.

Gipsy Jones

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...