Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Núcleo de Vila Real contribuiu nas decisões sobre o futuro da FNA

Cinco associados do Núcleo Cidade de Vila Real participaram ativamente no Conselho Nacional da Fraternidade Nuno Álvares Pereira (FNA), que se realizou nos dias 31 de março e 1 de abril, em Fátima.

Com direito a três votos, o Núcleo não só aprovou o Relatório e Contas do Exercício de 2011 e o Plano de Atividades e Orçamento para este ano, como também apoio a proposta de criação de uma Comissão de Trabalho que será responsável pelo “levantamento de todos os pormenores e consequências” de um possível processo de aceitação de associados que não foram filiados no Corpo Nacional de Escutas.

A ideia da formação da comissão surgiu na sequência de uma proposta apresenta à mesa do Conselho Nacional que, subscrita pelas seis regiões da FNA representadas no encontro, foi aprovada por cerca de cem participantes com direito a voto e uma abstenção.

“A criação desta equipa não impede que a questão seja discutida dentro dos núcleos”, sublinhou Jorge Caria, presidente da FNA, lançando mesmo o apelo para que “todos” os associados participem no processo e “façam chegar à direção nacional as suas ideias e opiniões”.

Além da importante tomada de posição, o Conselho Nacional ficou marcado pelo debate ativo entre os cerca de 150 participantes que, divididos em grupos de trabalho, deram continuidade às discussões das temáticas de quatro painéis (“A mística e vida escutista”, “Cidadania e serviço voluntário”, “Ambiente, natureza e ecologia” e “Animação da Fé”), iniciadas nas Jornadas Nacionais, realizadas em Aveiro, em outubro do ano passado.

Entre os vários momentos altos, nos quais foram focadas questões sobre o presente e o futuro da Associação, de sublinhar o protocolo assinado, no dia 31, entre a FNA e a Associação de Amigos da Serra da Estrela (ASE), um documento que veio oficializar uma parceria dinamizada no âmbito do projeto “Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela”.
O documento veio oficializar a cooperação entre as duas associações, que envolve atividades anuais de plantação de árvores autóctones, monitorização e reforço das áreas já intervencionadas através do projeto de reflorestação e que já contou com a participação dos associados do núcleo vila-realense, na ação realizada em novembro do ano passado.

2 comentários:

Paulo Teixeira disse...

A titulo pessoal fiquei extremamente satisfeito com a nossa participação positiva e activa neste Conselho Nacional (para nós o primeiro).

FNA - Núcleo Cidade de Vila Real disse...

E nunca poderemos esquecer aquele momento de recolhimento especial em que acendemos uma vela pelo Núcleo - por todos os seus elementos Associados, seus familiares e amigos e rezámos a oração do Escuta, sem esquecer dos patronos de todos os Agrupamentos da Cidade, do CNE, do Núcleo e da FNA.

SOMOS UM!

Fernando Reis

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...