Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Uma tarde de Domingo nos morcegos…

-



Foi no dia 29 de Janeiro. Cerca das 14:30h, junto ao Centro de informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão (PNAlvão) começavam a concentrar-se os membros da FNA - Núcleo Cidade de Vila Real, seus familiares e amigos, assim como Escuteiros (de lobitos a dirigentes) e familiares, do Agrupamento 482-Sé, a quem o Núcleo endereçou também o convite para participar. Numa tarde fria mas soalheira iríamos ao Centro falar de morcegos!


Por volta das quinze horas, já com cerca de 50 pessoas iniciou-se a actividade com o visionamento de um pequeno filme sobre o Alvão ao que se seguiu a esperada visita à exposição sobre os morcegos e seus segredos, entrecortada por dezenas de perguntas, provocações e até humor à mistura, com o objectivo de “espantar” ideias preconcebidas sobre estes complexos (e extraordinários) mamíferos, que voam e cujo papel nos ecossistemas é fundamental. Não faltaram as observações de exemplares e até de uma membrana alar em lupa binocular.



Estando em pleno ano do morcego dali se lançou um alerta a todos na sua preservação dos quirópteros, dado a existência de espécies em perigo de extinção.



Uma boa jornada de sensibilização, ficando sempre a porta do Parque aberta para futuras iniciativas!


Esta tarde de actividades só terminou após a celebração do Domingo de Piedade em conjunto com os Escuteiros do Agrupamento 482 - Sé, na Igreja de S. Domingos, Sé Catedral de Vila Real, na Eucaristia das 18:00h.

Para todos, ficam as fotos de ambas as actividades:





A emoção de ter lá estado será sempre toda nossa!




-
Texto de Henrique Pereira
Composição de Fernando Reis
-

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...