Seguidores

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sou FNA'tica e o Escutismo não me sai do corpo



Reproduzimos, na íntegra, o texto escrito pela Irmã Escuteira Mariana Rodrigues, do Núcleo Cidade de Vila Real da Fraternidade de Nuno Álvares.



"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”
(Fernando Pessoa)

Enquanto Escuteira do CNE aprendi a ser Irmã do meu próximo e a apoia-lo nos seu maus momentos, mas também a estar lá para lhe reconhecer os seus momentos de glória. Aprendi a ver em cada Escuta um irmão, um amigo, um companheiro de caminhada. Em todas as actividades, quer com os meus colegas de equipa quer com os escutas de outras cidades, aprendi a divertir-me e aproveitar o facto de estarmos juntos para aprendermos e nos divertirmos.
Porque é assim mesmo, o Escutismo é uma escola. E o Escutismo não se resume a uma associação. O Escutismo são todos os irmãos e irmãs de todo o mundo que, independentemente da sua raça, sexo, ideologia ou credo, se unem com um único ideal: o ideal de B.P. O Escutismo não é usar um lenço ao pescoço, é saber usa-lo e honra-lo. Agora, como Escuteira da FNA cabem-me outras responsabilidades. Não, não sou "velha", "reformada", "antiga" e muito menos sigo uma "moda".

Juntei-me ao Escutismo Adulto para que, com a disponibilidade que tenho, poder continuar a viver o ideal que me foi transmitido ainda em criança, junto de todos os irmãos escutas e junto da comunidade. Aos irmãos do meu núcleo, ainda começamos a pouco tempo e podemos chegar tão longe. Convosco, sei que posso conquistar o Mundo. Obrigada e um bem haja!

Sou FNA'tica e o Escutismo não me sai do corpo.


Canhota,
Sempre Alerta Para Servir,
Mariana Rodrigues - Pinguim Dorminhoca


[F.R.]

3 comentários:

Paulo Teixeira disse...

Quais agradecimentos, diplomas ou medalhas; quais distinções ou honrarias.
Basta-me, a imensa alegria e a felicidade de conviver e partilhar o mundo com pessoas que pensam e vivem o Escutismo assim.
Obrigado Mariana

Paulo Teixeira

Jorge Santos disse...

Mariana, sem palavras...
Partilho o mesmo sentimento.

Anónimo disse...

Mariana: traduzis-te em poucas palavras todas as emoções que foram vividas no local e, de uma forma sublime no meu entender, fizeste uma verdadeira "palestra de Bivaque".

Bem Hajas.
Mocho Atento

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...