Seguidores

quarta-feira, 6 de março de 2024

Criar Raízes XIII

 VOLUNTARIADO AMBIENTAL NO PARQUE NATURAL DO ALVÃO


Decorreu nos dias  2, 3 e 4 de fevereiro no Parque Natural do Alvão a 13ª edição da atividade anual de Voluntariado ambiental “Criar raízes” uma iniciativa do Núcleo Cidade Vila Real (NCVR) da Fraternidade Nuno Álvares (FNA) - Escuteiros Adultos e a DRCNF do Norte/Parque Natural do Alvão, com o apoio do Departamento Nacional de Ambiente da FNA e de algumas entidades locais públicas e privadas.

Esta edição contou com Fraternos das regiões de Braga, Porto, Guarda, Coimbra, Setúbal, Lisboa e Vila Real, contou ainda com a Alcateia do Agrupamento 279 - S. Miguel de Vizela do CNE Região de Braga, a que se associaram ainda voluntários amigos e familiares num total de 70 participantes.

Das atividades desenvolvidas em campo destaca-se a plantação de arvoredo autóctone nas Unidades de Baldio de Bilhó e de Lamas de Olo com exemplares de carvalho-negral, carvalho-alvarinho, zimbro e medronheiro. Foi ainda feita retancha numa zona ripícola que havia sido intervencionada no ano anterior visando a substituição dos exemplares mortos. Com um trabalho cuidado e preciso foram plantadas cerca 700 árvores e protegidas com estacas e protetores em virtude das áreas em questão serem igualmente dedicadas à pastorícia. Este ano o Criar Raízes fez parte dos eventos mundiais de comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas (World Wetlands Day 2024).



Após o almoço os participantes foram brindados com a beleza natural das Fisgas de Ermelo, uma visita rápida mas que ainda deu para uma breve explicação geológica por parte do Eng. Henrique do PNAlvão e ainda para uma foto de família emoldurada por esta magnífica paisagem.

Do programa constou ainda a habitual ação de sensibilização e de proteção das espécies procedendo-se à libertação de uma ave, desta feita uma coruja-do-mato, a cargo do Centro de Recuperação de Animais Selvagens - Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que de uma forma simples e direta alertou os participantes para os cuidados a ter quando encontramos um animal selvagem ferido e a necessitar de cuidados e proteção.

Depois do jantar regado com boa disposição e muita amizade e à boa maneira escutista ocorreu o Fogo de Conselho, onde se destaca uma ação de sensibilização sobre a área protegida do Alvão que comemora 40 anos da data de criação promovida pelo PNAlvão e ainda a divulgação por parte da associação Aguiar Floresta do projeto LIFE MARONESA que está a decorrer na Serra do Alvão, este projeto ajudará a implementar a estratégias de adaptação às alterações climáticas, reduzindo o risco de incêndios florestais e aumentando a resiliência climática da agricultura.


O Criar Raízes é essencialmente uma atividade ambiental, mas foi sempre objetivo da organização dar a conhecer a todos os participantes a nossa terra, este verdadeiro “Reino Maravilhoso”. Desta vez, no domingo levámos os voluntários a conhecer o Palácio de Mateus, os seus jardins a sua capela e ainda o Museu da Casa de Mateus.

Como escuteiros católicos participámos na Eucaristia realizada na Sé, celebrada pelo Senhor Padre João Curralejo, assistente do Núcleo que fez questão de realçar a presença da FNA, explicando aos paroquianos a razão e dimensão desta atividade de voluntariado ambiental dando resposta ao apelo do Santo Padre em cuidar da casa comum.


Após o almoço, decorreu no Centro de Informação e Interpretação do Parque Natural do Alvão o encerramento da atividade, um momento de avaliação, entrega de diplomas de participação e de outras lembranças. De destacar as palavras de incentivo e confiança por parte do Presidente Nacional da FNA e ainda do Vice-Presidente do Municipio de Vila Real , o Dr. Alexandre Favaios.

O fim da atividade é marcada com a Canção do Adeus e votos de um bom regresso a casa.

De destacar com agradecimento público, todos os voluntários, escuteiros, amigos e familiares e ainda as entidades publicas e privadas ( Município de Vila Real, Junta de Freguesia de Mateus, União de Freguesias de Borbela e Lamas de Olo, Futebol Clube Lordelo, UTAD-HV-CRAS, Frutas Normando, Paróquia da Sé, RealOffice, Fundação da Casa de Mateus e Associação dos Baldios de Lamas de Olo e Dornelas)  que se juntaram para tornarem este projeto exequível e profícuo. Bem Hajam


POR UM MUNDO MELHOR.



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...