"A Mística da FNA"
Realizou-se em Vizela nos passados dias 19 e 20 de Novembro, o colóquio Nacional “ A Mística da FNA”. Numa organização a cargo da Direção Regional de Braga com o apoio da Direção Nacional, esta atividade contou com a presença de cerca de 400 escuteiros, em representação de 66 Núcleos, oriundos de 12 Regiões.
O nosso Núcleo esteve representado pelo Presidente Paulo Teixeira.
A atividade desenvolveu-se entre a Escola secundária de Vizela, local onde estavam acantonados os escuteiros e onde foram confecionadas e servidas as refeições, e a Casa do Park, onde decorreram os trabalhos e foi celebrada a Eucaristia de encerramento.
A manhã de sábado destinou-se à receção, ao acolhimentos dos participantes e à cerimónia protocolar de abertura. Da parte da tarde foram apresentados 3 painéis por 3 oradores convidados; A “Mística do Compromisso”, apresentado pelo Rev. Cónego Eduardo Duque, Assistente Regional da FNA Região de Braga, que de forma clara e esclarecedora, através do resultado de vários estudos, nos mostrou a importância do compromisso constante connosco próprios, com a FNA, com a Igreja e com a sociedade, sob pena de não termos tempo para usarmos o nosso tempo. A “ Mística da Ação”, apresentado pela Ana Pinho, gestora e voluntária, um olhar de alguém externo à nossa Associação em que, através de um excelente exemplo pessoal, nos demonstrou como é importante desenvolvermos ações práticas de ajuda ao próximo sem nunca ficarmos apenas pelas intenções. Finalmente a “Mística do Serviço” apresentada pelo Ch. Joaquim Freitas, dirigente da nossa Associação mãe, o CNE, em que numa apresentação descontraída e envolvida num verdadeiro espírito escutista nos chamou à atenção para excelência do serviço, reforçando aquela que efetivamente é a nossa missão principal; SERVIR. O nosso Assistente Nacional, Rev. Pe. Joaquim da Nazaré, encerrou os trabalhos com a apresentação de um resumo das várias dimensões da mística, deixando pistas no caminho que nos levará à verdadeira mística da FNA. A tarde ficaria também marcada pela apresentação, ainda que resumida, por parte do Pedro Coelho, Presidente da Direção Regional da Guarda, daquilo que poderá ser o décimo ACANAC da FNA, que se realizará na Região da Guarda em 2023.
Foi sem sombra de dúvida uma grande atividade que contribuiu para a afirmação da FNA e do projeto que apresenta como proposta para todos aqueles que comungam do ideal escutista e não se encontram no ativo no CNE, para um enriquecimento pessoal e coletivo e para a definição de novos objetivos no horizonte.
Parabéns à Equipa organizadora, foram fantásticos
Sem comentários:
Enviar um comentário