Voluntariado no Parque Natural do Alvão
4,5 e 6 de março de 2022
Por um Mundo Melhor.
* Devolução à Natureza| Como o Criar Raízes também é sensibilização e proteção ambiental, mais uma vez tivemos o privilégio de devolver à natureza uma Águia Cobreira (Circaetus gallicus), ação da responsabilidade do Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CRAS HV UTAD) . Esta ave foi encontrada em Moimenta da Beira com fratura numa das asas, entregue e recuperada no (CRAS HV UTAD), onde passou por um longo período de recuperação este dia , altura em que pode regressar ao habitat natural.
* Pernoita| O contingente esteve em regime de acantonamento na “Casa dos Baldios de Lamas de Olo” e ainda na “Casa da Junta de Lamas de Olo”, espaços gentilmente cedidos pela Associação de Baldios de Lamas de Olo e pela União de Freguesias de Borbela e Lamas de Olo.
* “O Reino Maravilhoso”| Se o Criar Raízes é ambiente, conservação da natureza, biodiversidade, sustentabilidade, responsabilidade, partilha, sensibilização, empenho, e exemplo também é mote para apresentar a “Serra Mágica” do Alvão e divulgar o nosso património cultural, histórico e gastronómico a todos os nossos Escuteiros Adultos, de Norte a Sul do País! Queremos que sejam verdadeiros embaixadores deste canto do “Reino Maravilhoso”. Assim e com o apoio da Biomater (Empresa de ambiente e conservação da natureza) promovemos uma caminhada ambiental e patrimonial na área de Lamas de Olo - os seus lameiros, bosques e casario. Demos a degustar os nossos cavacórios sem esquecer o nosso vinho fino. Porque somos Escuteiros Católicos participámos na Eucaristia realizada na nossa Sé Catedral, aproveitando os momentos anteriores para um pequeno passeio na nossa Avenida Carvalho Araújo e para a toma de um cafézinho devidamente acompanhado de um covilhete.
* Encerramento| Como vem sendo hábito concentrámo-nos na sede do Parque Natural do Alvão. Depois de visitarmos as exposições patentes demos início ao encerramento da atividade, um momento de agradecimentos, considerações e entrega de lembranças aos participantes (sempre com uma planta com o objetivo de criar raízes para além do” Reino Maravilhoso”). Momento de intervenção de alguns dos nossos apoiantes nomeadamente a Associação dos Baldios de Lamas de Olo e o Município de Vila Real na pessoa do Sr. Vereador Alexandre Favaios que com as suas palavras motivadoras nos encoraja a continuar com esta iniciativa. Por fim e antes de iniciarmos o regresso a casa e à boa maneira escutista terminámos com a “Canção do Adeus” que nos dá o mote de um dia voltarmos.
* Nota Final | O Criar Raízes é uma atividade realizada em parceria com o ICNF - Parque Natural do Alvão e com com 11 edições realizadas ininterruptamente, tendo participado cerca de 500 pessoas, entre fraternos, escuteiros do CNE, familiares e amigos, dando um forte e reconhecido contributo para a preservação da área protegida do Parque Natural do Alvão. O sucesso e o atingir de objetivos tem sido possível com o apoio da nossa Direção Nacional através do Departamento Nacional de Ambiente e de várias entidades locais sejam privadas ou públicas, que desde já agradecemos. Este ano mais uma vez os objetivos propostos foram atingidos, sendo para nós um motivo de satisfação e regozijo pelo dever cumprido, é assim que cuidamos da nossa casa comum. Em 2023 vamos continuar a Criar Raízes, não pode ser de outra forma, esta é a nossa vontade e afirmação, para tal continuamos a contar com a colaboração e apoio de todos, certos que quem ganha com esta iniciativa é a natureza e o ambiente, por consequência todos nós e o futuro.
Este é o nosso caminho.
…Por Um Mundo Melhor!
FNA - Núcleo Cidade Vila Real (NCVR)
Sem comentários:
Enviar um comentário