Seguidores

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Criar Raízes X

Sem comentários:

Voluntariado Ambiental

Na Revista Compasso nª 51...




A Videoconferência - "No Trilho Certo" (Integral)

https://www.facebook.com/FraternidadeDeNunoAlvares/videos/288307359623658


BOA CAÇA



Criar Raízes X

Sem comentários:

 Videoconferência - "No Trilho Certo"

Voluntariado Ambiental


Realizou-se no passado dia 13 de fevereiro, a décima edição do Criar Raízes. Num formato diferente, este foi o momento das raízes se estenderem do Alvão para o mundo, num evento virtual e à distância, aproximando fraternos dos vários cantos do país, Espanha e até de Angola. O Longe fez-se Perto. O que era impossível, dada as condições que se vivem, tornou-se possível e, há mesmo quem diga que o cheirinho da Serra e da chouriça assada se sentiu em cada canto em que havia um fraterno ligado. O Criar Raízes, mostrou que realmente foram criadas raízes, e que estas estão por todo o lado. Foram mais de 90 os participantes nesta edição, que vibraram com cada recordação e ficaram entusiasmados com a perspetiva do regresso a este Reino Maravilhoso.


Paulo Teixeira, Presidente do Núcleo, brindou todos os presentes com um magnífico poema de Miguel Torga, e com as palavras do poeta, deu as boas vindas a todos os presentes. Depois de uma Avaliação Retrospetiva da Atividade, que arrancou algumas lágrimas de saudade, seguiu-se uma Avaliação Técnica por parte do Eng. Henrique Soares, ou simplesmente Henrique, que com a sua brilhante capacidade de comunicação, elucidou todos os presentes sobre a importância das várias atividades levadas a cabo em edições passadas. Foi bom percebermos que tudo aquilo que em vários fins de semana ao longo dos anos fomos fazendo nesta Serra, foi bem feito e começa a dar os seus frutos. Também percebemos que muito ainda há a fazer e que o caminho, faz-se caminhando! O David Loureiro, em nome do Departamento do Ambiente da FNA fez a avaliação das várias atividades em termos escutistas e lembrou todos os participantes das saudades que todos sentimos do salutar convívio e dos célebres enchidos típicos da região. Seguiram-se vários testemunhos. Testemunhos sentidos, divertidos, emocionantes e emocionados, que nos fazem ter a certeza de que o Escutismo e esta atividade em particular, está bem vivo dentro de todos.

Nas palavras da Eng.ª Isabel Freitas, recebemos agradecimento, gratidão e alento para tanto que há a fazer, e a certeza de que o Parque Natural do Alvão tem as suas portas sempre abertas à FNA.

O Sr. Professor José Maria Magalhães, em representação do Município, manifestou o seu entusiasmo por esta atividade, bem como por todas as outras atividades que o NCVR tem vindo a desenvolver.

Ao fim de quase três horas de videoconferência, chegou a altura das considerações finais e de apontar novos caminho, sentindo que estamos realmente “No trilho certo”.

Para terminar o evento, fomos brindados com umas breves palavras de D. António Azevedo - Bispo de Vila Real, conhecedor do Escutismo e da Fraternidade Nuno Álvares, deixando-nos vários apontamentos e reflexões, como por exemplo a importância do Escutismo no seu todo e em particular a Fraternidade Nuno Álvares.

E se esta Edição prometia, a forma como decorreu não desiludiu. Não tendo substituído a ida ao campo, o mexer na terra e o plantar árvores, esta partilha aguçou em cada um a vontade de deixar o Mundo um pouco melhor, um passo de cada vez, uma árvore de cada vez.

Depois de uma tarde cheia de alegria, emoções e saudade, fica a promessa de voltarmos. O Criar Raízes X, não acabou aqui. Isto foi só a 1ª parte… em breve, voltaremos. Uns no Alvão, outros no CEADA, outros na Serra da Estrela… fraternos por todo o lado, a levar as Raízes cada vez mais longe e mais fundo!

Boa Caça


terça-feira, 20 de abril de 2021

Um Grito Por Cabo Delgado

Sem comentários:

 Campanha Solidária

Nós Fraternidade Nuno Álvares - Núcleo Cidade Vila Real, apoiamos esta causa e não podia ser de outra forma, não podemos ficar indiferentes.


Um grito por Cabo Delgado

"Perante o terrorismo vivido em Cabo Delgado, devido ao qual já se contam cerca de 700 mil pessoas deslocadas, não foi possível ficar indiferente ao movimento nacional “Um grito por Cabo Delgado” que decorreu em várias cidades do país de forma a recolher o mair número de bens possíveis para ajudar estas pessoas.

Esta campanha teve início dia 15 março e durou até ao dia 25 do mesmo mês contando com a presença e apoio da FNA de Vila Real. As recolhas ocorreram no Centro Paroquial da Sé de Vila Real, nos dias 15, 17, 19, 22 e 24 de Março das 18h30 às 20h e no dia 20 das 11h à 13h e das 18h30 às 20h.

Finalizada a recolha, estes bens serão recolhidos e enviados para junto da população deslocada que se encontra praticamente sem recursos e alimentação de forma a contribuir de alguma forma, ainda que ligeira, para amnizar o terror vivido e a tristeza profunda de quem perdeu mães, pais, filhos, irmãos...

Resta agradecer ao Núcleo Cidade Vila Real - Fraternidade Nuno Álvares pelo apoio indispensável e por todo o trabalho e também Paróquia da Sé pelo o local dispensado."

                                                                                             Ana Catarina Ribeiro

 







“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”

-Madre Teresa de Calcutá

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...