Seguidores

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Mas... Afinal quem somos? Qual é o nosso trilho?

Núcleo Cidade Vila Real
Fraternidade Nuno Álvares
- desde 18 de junho de 2011
 

QUEM SOMOS…

- A Fraternidade de Nuno Álvares designada pela sigla FNA, fundada em 1955 ainda que a ideia original tenha surgido no ano de 1939 em Braga, após um encontro de antigos escuteiros é uma Associação de Escuteiros Adultos, constituída essencialmente por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português.
- A FNA é uma Associação privada de fiéis que goza de personalidade jurídica no foro canónico e no foro civil e afirma-se como um movimento da Igreja Católica, cuja doutrina assume, proclama e defende.
- A FNA coloca-se sob a proteção de S. Nuno de Santa Maria, e toma-o como seu patrono e modelo de vida e de santidade, expoente inexcedível de humildade, bondade e espírito de serviço aos outros.
- A FNA é uma Associação autónoma, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e que se rege pelos seus Estatutos e Regulamentos e pelas normas do direito canónico e do direito civil vigente.

A Fraternidade Nuno Álvares tem por fins:
- Manter vivo nos seus Associados o ideal escutista, segundo a Lei e os Princípios do Escutismo.
- Estimular nos Associados o seu desenvolvimento pessoal contínuo e uma prática escutista de inspiração católica, expressa pela coerência da sua vida com os valores do Evangelho.
- Desenvolver um serviço voluntário aos outros e de proteção da Natureza e do Ambiente.
- Promover a fraternidade e amizade escutista internacional.

Independência da FNA
- A FNA não faz parte de qualquer organização política e não depende dos órgãos de soberania do Estado, sem prejuízo das obrigações decorrentes da Lei Geral, assumindo os direitos e deveres que lhe cabem enquanto Associação.
- A FNA não se identifica com qualquer ideologia político-partidária, nem se integra em organizações que subordinem a sua ação a essa mesma ideologia.

Organização Territorial 
- A FNA está organizada territorialmente em três níveis: Nacional, Regional e Núcleo
- As Regiões e os Núcleos serão considerados para todos os efeitos jurídicos ou civis, como delegações ou subdelegações da Associação, respetivamente.
- A nível Nacional somos orientados por uma Direção Nacional com poderes executivos.
Integração Internacional 




- A FNA faz parte da ISGF – International Scout and Guide Fellowship – a Fraternidade Internacional dos Escuteiros e Guias Adultos, aceitando expressamente a sua Constituição e Regulamentos.
- A FNA é membro da FEGA-Portugal - Federação dos Escoteiros e Guias Adultos de Portugal ou Federação dos Escuteiros e Guias Adultos de Portugal, composto pela Fraternal dos Escoteiros de Portugal (FRATERNAL), pela Associação das Antigas Guias (AAG) e pela Fraternidade de Nuno Álvares (FNA).
- Atualmente existem Associações de Escuteiros Adultos em 61 países, com mais de 80.000 elementos. Escuteiros Adultos que prestam um valioso contributo às Associações Escutistas de jovens, bem como à Sociedade em geral.
São princípios da ISGF
- Incentivar o respeito à vida e direitos humanos;
- Trabalhar para a justiça e a paz, a fim de criar um mundo melhor;
- Contribuir para a compreensão internacional, especialmente através da amizade, a tolerância e o respeito pelos outros.

Condição para ser Associado 
- Só podem ser Associados da FNA todos aqueles que, cumulativamente, reúnam as seguintes condições:
- Terem feito a “Promessa Escutista” no CNE e já tenham completado vinte e dois anos de idade
- Não estejam abrangidos por sanções disciplinares de órgãos escutistas.
- Mantenham fidelidade à Lei, Princípios e Promessa Escutista.
- Se comprometam a cumprir os Estatutos e Regulamentos da FNA.
- Em situações especiais, definidas no Regulamento, a FNA aceita como Associados, pessoas adultas que não tenham tido oportunidade na sua juventude de pertencerem ao Escutismo Católico, mas que se identificam com os valores e Princípios do Movimento Escutista e com os Estatutos e Regulamentos da Fraternidade Nuno Álvares

- A FNA conta hoje com cerca de 2500 Associados, distribuídos por mais de 130 Núcleos.
- Dentro da disponibilidade dos seus Associados, a FNA desenvolve um leque variado de actividades, aos vários níveis, seguindo o ideal do Espírito Escutista e de Escuteiros Adultos, tais como:
Apoio a atividades do CNE, a todos os níveis, quando solicitados.
Atividades de proteção da natureza e do ambiente.
Acampamentos e Caminhadas.
Atividades paroquiais e diocesanas.
Participação em atividades de Proteção Civil.
Apoio comunitário e social. Boas Ações Colectivas.
Encontros Internacionais.


- A FNA dispõe de um Sistema de Formação, composto por um conjunto de cursos que procuram desenvolver junto dos seus Associados, conhecimentos, competências, aptidões e de atitudes, cada vez mais necessárias à prática de Escuteiros Adultos.
- A interação da FNA com o CNE pressupõe que haja sempre, da parte deste um convite dirigido à FNA, refletindo a todo o momento, o caráter de apoio ao CNE que é uma das partes da missão da FNA.


Este apoio pode traduzir-se:
Equipas de serviços e organização em acampamentos/atividades de Agrupamento, Regionais e Nacionais.
Apoios administrativos e de logística em atividades de unidades e/ou agrupamentos.
- A FNA procura manter parcerias com outras instituições em geral e com o Corpo Nacional de Escutas em particular, por intermédio das respetivas direções, a todos os níveis.
“Porque vale a pena vir para a FNA” Porque se está entre pessoas que têm valores comuns e que fizeram a mesma Promessa Escutista. E porque quando a vida familiar e/ou profissional não dá tempo para uma dedicação mais ativa no CNE, possam manter viva a “chama” do Escutismo.


O Núcleo Cidade Vila Real

- Esta nova caminhada escutista, começa no dia 18 de Junho de 2011, quando fundamos oficial e administrativamente o nosso Núcleo da Fraternidade de Nuno Álvares.
- A ideia da formação de um Núcleo da FNA em Vila Real começa a germinar uns anos antes entre alguns escuteiros e antigos escuteiros. Destes escuteiros destacamos, pela sua determinação e alegria em servir o nosso saudoso Chefe Peixoto, e ainda o Chefe Barros. Os antigos escuteiros abraçaram a ideia e determinados lançaram mãos à obra. Nasce o NCVR – Núcleo Cidade Vila Real, sendo o seu primeiro Presidente, Paulo Manuel Da Cunha Teixeira (antigo dirigente e Chefe do Agrupamento 295 de Nossa Senhora Da Conceição).
 














- Homens e Mulheres que num momento particularmente difícil da nossa sociedade, levantaram-se do sofá, deixando o conforto pessoal e propuseram-se mais uma vez cumprir um caminho de trabalho, partilha, amizade e serviço aos outros, seguindo o ideal de Baden- Powell: ser escuteiro.
Mais uma vez fizeram do Escutismo um caminho a seguir, um modo de estar, um modo de agir.
- Fomos trinta e nove elementos fundadores, homens e mulheres que um dia foram escuteiros, mas que, apesar de os anos passarem nunca esqueceram e nunca deixaram morrer aquele “bichinho” escutista.
- Nos dias 24 e 25 de Setembro de 2011 tivemos a nossa Festa de Investidura. Realizamos a nossa Velada de Armas e a nossa Promessa. Foi um momento que a todos encheu de orgulho, considerado um “exemplo a seguir” a nível nacional. Mas, o mais importante foi o nosso juramento individual perante Deus e a sociedade, a confirmação do nosso propósito, da nossa vontade livre enquanto Homens e Mulheres.
 

- Foi nosso primeiro Assistente de Núcleo o Senhor Padre João Curralejo, hoje temos o privilégio e a honra de ter como Assistente o Senhor Padre Manuel Coutinho, pároco da Sé.


- Desde o dia 8 de dezembro de 2018 o Núcleo e após ato eleitoral elegeu uma nova Direção de Núcleo sendo constituída da seguinte forma:



Presidente do Núcleo – Joaquim Correia De Figueiredo
Vice-Presidente do Núcleo – Jorge Augusto
Secretário do Núcleo – Mariana Dantas De Brito Almeida
Secretário do Núcleo – Maria Do Carmo C.P.L. Sequeira Varejão
Secretário do Núcleo – Paulo Manuel Da Cunha Teixeira


- O Núcleo Cidade Vila Real tem como linhas orientadoras: a Vida em Núcleo e a Vivência Escutista; Cooperação com o CNE; a Interação com a Comunidade local.
- Destacamos algumas atividades (muitas delas repetem-se anualmente):

Atividades de voluntariado ambiental

- Voltar a vestir de verde a Gardunha – Serra da Gardunha
- Criar Raízes (8 edições) - Parque Natural do Alvão
- Um Milhão de Carvalhos (6 edições) – Serra da Estrela
- Dia Aberto do Parque Natural do Alvão – Serra do Alvão
- FNA Al-Gharb – Parque Natural da Ria Formosa
- Salvemos os Sapos – Parque Natural do Alvão
- Roga dos Rios – Cidade de Vila Real
 












 







 

 

Atividades de cooperação e em parceria com o CNE local, Regional e Nacional

- Sim… Sou Escuteiro – Comemoração do Dia B.P e Dia do Pensamento
- Participação e colaboração em Encontros Regionais do CNE
- Tecoree 2014 – Atividade Nacional de Pioneiros
- Voluntariado no CRAE – Campo Regional de Atividades Escutistas – CNE Vila Real
- Voluntariado no CNAE – Campo Nacional de Atividades Escutistas – CNE – Idanha a Nova
- Comemoração dos 90 Anos de Escutismo na Região de Vila Real
- Apoio na formação – Curso de Guias


 





Atividades de cariz social e comunitário

- Participação em Caminhadas Solidárias
- Loja de Roupa – Paroquia da Sé
- Atividades Paroquiais e Diocesanas
- Boa Ação Coletiva – Recolha de Alimentos





 



Atividades de Núcleo – Vivências do Grupo

- Acampamentos de Núcleo aberto a familiares e amigos
- Workshop de Primeiros Socorros
- Peregrinação Nacional a Fátima
- Tributo Chefe Peixoto – Atividade de reconhecimento e gratidão para com o grande impulsionador do nosso Núcleo e Figura incontornável na edificação sustentada do Escutismo na Região de Vila Real.
- Acampamentos Nacionais
- Caminhadas, Workshops, Encontros, Formação
- Indaba/Induna – Reunião Nacional

 

 

 

        
   

Em todas estas acções que temos vindo a realizar e não tirando a sua devida importância, realçamos a atividade de voluntariado ambiental “Criar Raízes” por nós organizada em parceria com o Parque Natural do Alvão e de referência nacional no nosso movimento escutista.
Atividade nascida de um sentimento comum a todos os elementos do Núcleo tem como objectivos principais o apoio voluntário na preservação do Parque Natural do Alvão (pensar globalmente, agir localmente) e ainda partilhar e dar a conhecer a nossa “Serra Mágica” do Alvão este canto do “Reino Maravilhoso”, tudo…por um mundo melhor”.
O “Criar Raízes” conta já com 8 edições, tendo participado cerca de 490 voluntários oriundos de vários locais do país. Temos desenvolvido trabalhos de reflorestação com árvores autóctones, manutenção de arvoredo, controle de espécies invasoras e ainda adensamento da galeria ripícola do rio Olo, conseguindo já uma área de intervenção bastante significativa e sempre com a orientação e acompanhamento técnico do PNAlvão que ainda fomentou conhecimento básico mas essencial, permitindo a todos os participantes terem a noção clara da importância do seu trabalho na conservação da natureza.
Desde a sua quarta edição conta com todo o apoio do Departamento Nacional de Ambiente da Fraternidade Nuno Álvares e de várias entidades locais públicas e privadas, possibilitando assim mais valências e originando uma outra dinâmica que nos fez crescer.
 







 
 

 

 
 

 

 


O Futuro

- O Núcleo Cidade Vila Real inicia uma nova etapa, começa o triénio 2019/2021. Este novo ciclo liderado por uma nova Direção apresenta-se com alguns projectos desafiantes e motivadores tendo como orientação a Encíclica Papal – Laudato Si, destacamos alguns:
- Obtenção de uma Sede Social, espaço de convívio, partilha e de trabalho.
- Em coordenação e com o apoio do Assistente de Núcleo, criarmos sinergias com a comunidade local e paroquial. “Ser mais solidário na cidade”.
- Organização de um Acampamento de Montanha de cariz Nacional e internacional.
- Promover encontros com antigos escuteiros e pessoas que sintam o ideal do escutismo e o propósito de ser Escuteiro Adulto tendo em vista o crescimento do nosso Núcleo e da Região de Vila Real.
- Continuar e Reforçar as parcerias com organizações de caris social, humanitário, ecológico e ambiental, para uma sociedade mais humana e responsável. “Cuidar da casa comum”.

Contactos:
Correio - FNA - Núcleo Cidade Vila Real | Av. Rainha Santa Isabel, Lote 13-B, 3ºDto.| 5000-434 VILA REAL |
Telefones - Joaquim Figueiredo (Presidente): 967058200
                  Jorge Augusto (Vice-Presidente): 919098045 

Movidos pelo Escutismo
- O Ideal dos Escuteiros Adultos foi criado por Baden-Powell, ao afirmar que o Escutismo não era só para os jovens.

Diz-nos B.P


 “Existem ainda vários outros milhões, entre os adultos, que passaram pela nossa formação escutista, não só no que respeita ao carácter, à saúde e à actividade e ao patriotismo activos, mas no sentido mais amplo da amizade e da fraternidade entre uns e outros, sem ter em conta classes, credos ou nacionalidades, em países estranhos aos seus.
Começa, pois, a fermentar a massa, pequena por enquanto mas crescendo de dia para dia, dos homens e mulheres de cada nação imbuídos de um espírito de mútua camaradagem e de uma decidida vontade de paz” 




PAPA FRANCISCO E O ESCUTISMO ADULTO
NO DISCURSO DO PAPA FRANCISCO AO MOVIMENTO DE ESCOTEIROS ADULTOS CATÓLICOS ITALIANOS. (8 de Novembro de 2014)

Caros irmãos e irmãs!
“Recebo-vos com alegria, por ocasião do sexagésimo aniversário de fundação do Movimento de escoteiros adultos católicos italianos. Dirijo a minha saudação cordial a todos…Agradeço-vos o trabalho que levais a cabo na Igreja e na sociedade, dando testemunho do Evangelho em conformidade com o estilo que é próprio do escotismo. É importante ressaltar a dimensão eclesial da vossa realidade associativa, que reúne leigos perfeitamente conscientes dos compromissos derivantes dos sacramentos do Baptismo e do Crisma. Impelidos por esta convicção, ao longo destes anos de compromisso apostólico procurastes dar testemunho dos valores de lealdade, fraternidade e amor a Deus e ao próximo, servindo generosamente tanto a comunidade eclesial como a civil…
…Estimados irmãos e irmãs, continuai a traçar o vosso caminho com esperança no futuro. A formação de escoteiros constitui um bom treinamento!...”


- Apesar de sermos um Núcleo ainda jovem, estamos empenhados em contribuir ativamente para o crescimento da Associação. Um crescimento sustentado e focado na premissa da qualidade dos seus novos membros, e não apenas na quantidade.
Acreditamos que todos somos responsáveis pelo futuro da FNA, todos devemos ambicionar uma associação maior, melhor, mais capaz e estruturada, uma FNA voltada para o futuro!
Acreditamos que o nosso compromisso e ação contribuam para o bem comum e para edificação de uma sociedade mais humana.
Esperamos, Acreditamos e temos Fé que o espírito de BP e a Luz de Cristo continuem a fazer com que o caminho do Núcleo Cidade de Vila Real se cruze com o caminho de mais homens e mulheres de boa vontade, pessoas que possam enriquecer as nossas vivências e fortalecer o nosso compromisso para com o Movimento Escutista, a Igreja e a Sociedade.



"Uma Vez Escuteiro - Para Sempre Escuteiro"

Alerta Para Servir

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...