Seguidores

segunda-feira, 18 de abril de 2016

VOLUNTARIADO AMBIENTAL

Sem comentários:

INICIATIVA DE ORGANIZAÇÃO da ATIVIDADE NACIONAL DE AMBIENTE DE ESCUTEIROS ADULTOS da FNA no PARQUE NATURAL DA RIA FORMOSA e PERCURSO DE NATUREZA “SETE VALES SUSPENSOS” em 23, 24 e 25/Abril/2016 entre  os municípios de Olhão e Lagoa, no Algarve.



 A atividade FNA Al-Gharb tem como objetivos principais a participação em acções de voluntariado no Parque Natural da Ria Formosa, o relacionamento com as entidades que administram os recursos do teritório e a formação experencial dos nossos associados, procurando conhecer a história, os valores e os costumes da orla costeira, os habitats e o enquadramento da área protegida, naquela que irá ser a primeira atividade de cariz ambiental no Algarve que reunirá escuteiros adultos da FNA oriundos de outras regiões do país.

Na esteira da linha de voluntariado ambiental que a FNA tem vindo a realizar em áreas protegidas e no CNAE (CNE), foi desenvolvida a parceria entre o Departamento Nacional de Ambiente e os Núcleos da FNA de Olhão e de Lagoa, para se organizar uma atividade nacional no Algarve, que acrescentasse os valores naturais da vida marinha do Parque Natural da Ria Formosa e da paisagem das arribas da orla costeira do barlavento, enriquecendo o nosso palmarés escuta de voluntariado ambiental na sua dimensão marítima e na oportunidade de conhecer melhor um território singular em riqueza natural, artes e ofícios e importância económica.

Para concretizar esta iniciativa a organização propõe um Programa preenchido que pretende reunir no Algarve um grupo limitado a 35 escuteiros em representação das Regiões da FNA, entre os dias 23 a 25 de Abril, que inclui a visita ao Centro de Educação Ambiental de Marim, a visita em embarcação à Ria Formosa, as ações de voluntariado com o Parque Natural e com o Centro de Recuperação de Animais do RIAS, o percurso pedonal “7 Vales Suspensos” em Lagoa e muito convívio escuta.

A atividade não tem custo de inscrição e as despesas com a dormida e refições estão asseguradas mas é necessário a deslocação em grupo em viatura autónoma em regime de partilha, como estímulo à redução da pégada carbónica desta atividade.

A concretização da iniciativa da atividade FNA Al-Gharb foi conseguida graças à inestimável colaboração e apoio logístico e financeiro de diversos coletivos e entidades, os quais serão divulgados através do Blog e das publicações oficiais da FNA, assim como nos meios de comunicação social.

Departamento Nacional de Ambiente


E nós vamos…

CONSELHO NACIONAL PLENÁRIO

Sem comentários:



“Aprova novos Estatutos e Regulamentos da FNA” e Elege nova Mesa do Conselho Nacional para o próximo triénio.

A Fraternidade Nuno Álvares reuniu em Fátima na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, nos dias 9 e 10 de abril 2016 o seu Conselho Nacional Plenário, estando presentes mais 200 Associados das Regiões e Núcleos de todo o país. Tendo como pontos importantes a eleição da nova Mesa do Conselho Nacional e tomada de posse, assim como a discussão e votação do Relatório e Contas da Direção Nacional do ano 2015, bem como do Plano de Atividades e Orçamento para 2016.


 


Neste Conselho teve momento de elevada importância para o futuro da Associação, a apresentação das propostas finais de alteração dos Estatutos e Regulamentos da Fraternidade de Nuno Álvares, que depois de um ano de trabalho e apreciação feita por toda a Associação em conjunto com a equipa responsável pela revisão de Estatutos e Regulamentos, foram votados e aprovados pelo Conselho Nacional da FNA os novos Estatutos e Regulamentos.

Dentro da ordem de trabalhos estava também a discussão e votação das propostas de revisão dos Estatutos da FEGA Portugal – Federação dos Escuteiros/Escoteiros e Guias Adultos de Portugal a que a FNA pertence, tendo ficado aprovados por unanimidade.

No sábado teve lugar a Celebração Eucarística celebrada pelo nosso Assistente Nacional, Padre Joaquim da Nazaré e concelebrada pelo Assistente da Região de Braga, Padre Miguel Ângelo que encheu os nossos corações como momento de Fé e Amor nesta nossa caminhada de Escuteiros Adultos Católicos.

No domingo teve lugar a apresentação da lista candidata à mesa do Conselho Nacional, presidida por Augusto Campos de Sousa e os fraternos José Augusto Silva como Vice-presidente e José Vilela como Secretário que contou com o voto a favor da maioria dos presentes no Conselho Nacional, seguida da tomada de posse.

No final do Conselho o Presidente da Direção Nacional, o Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional o Assistente Nacional e o Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais dirigiram algumas palavras de agradecimento a todos os Associados pela forma tão organizada e fraterna como decorreu todo o trabalho e dando por encerrado este Conselho Nacional Plenário.


E nós estivemos lá.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...