Seguidores

sábado, 21 de março de 2015

HORA DO PLANETA 2015

Sem comentários:
 “APAGA AS LUZES E ACENDE AS ESTRELAS”

“APAGA LAS LUCES Y ACENDE LAS ESTRELLAS”

“ÉTEINS LES LUMIÉRES ET ALLUME LES ÉTOILES”


“SWITCH THE LIGHTS, LIGHT UP THE STARS”



No dia 28 de Março, entre as 20h30 e as 21h30, é dia de apagar as luzes. Este é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo, num ato simbólico contra o aquecimento global e todos os outros problemas ambientais.



quarta-feira, 18 de março de 2015

Nunca desista! Contamos com você!

Sem comentários:

“…é preciso força pra sonhar e perceber. Que a estrada vai além do que se vê”


Publicamos aqui um pequeno texto  do Chefe Osvaldo Ferraz ou como ele se define “Osvaldo…Um Escoteiro”

Esta transcrição tem a devida autorização do autor. Que desde já agradecemos a sua atenção e generosidade.



“Um agradecimento.
Ontem fiz uma série de postagens acompanhadas de fotos selecionadas, dizendo que o escotismo é bom, saudável, gostoso e vale a pena participar, não importando as adversidades que encontramos no caminho. Quando deixamos de lado os que se esqueceram de nossa lei e acreditam serem os donos da verdade, ou aqueles cujo egoísmo deixou de lado a fraternidade; ou mesmo a prepotência por parte dos outros que se esqueceram que entre nós existe uma fidalguia e cavalheirismo que sempre fez parte de nosso Espírito Escoteiro. Como eu disse a jornada é longa, mas se bem realizada trás uma paz, uma alegria, uma luz que poucos conseguem ver. A felicidade existe e não é só para uns poucos privilegiados.

Definições sobre ser Escoteiro existem aos milhares, mas a melhor definição para mim é saber dar um sorriso sincero, um abraço fraterno, um sempre alerta cheio de amor. O respeito ao próximo não é somente fingir que é um bom Escoteiro. Precisamos muito saber dizer obrigado, bem vindo, você é muito importante para nós. Sei de muitos que ficaram pelo caminho da jornada. É um caminho realmente longo. Nos meus mais de sessenta e seis anos de movimento encontrei espinhos, pedras no caminho, abismos enormes de vaidades. Lideres que fizeram o que eu não faria, mas sempre pensei que os resultados é que são válidos.

Não quero me aprofundar nas minhas palavras. Já disse eu sou testemunha ocular da história do escotismo. Foram tantos que partiram e substituídos por outros tantos que um dia também se foram que perdi a conta. Sei que cada um teve seus motivos. Chico Anísio dizia que palavras são palavras. Corrigi-lo e dizer que o possivel eu faço agora e o impossível daqui a pouquinho não é fácil de dizer. Motivar, esquecer as adversidades e partir buscando o Caminho do Sucesso são para poucos.

Meus amigos e amigas, espero que tenha dado um pouco de esperança a todos que me honraram lendo, curtindo ou comentando minhas postagens. Não desistam facilmente. O que seria do sol se ele partisse e nunca mais voltasse? Um poeta acreditou e escreveu que é preciso força pra sonhar e perceber. Que a estrada vai além do que se vê. Fechem os olhos quando a montanha for intransponível e acreditem que irão atravessar não importa como. Gosto de escrever aqui pensamentos que encontro, este achei lindo: - Quando, na estrada da vida, tropeçamos e caímos, temos duas escolhas:

a) Criar coragem para nos erguer, chacoalhar a poeira da roupa e seguir adiante. 
b) Aguardar que alguém, passando, nos dê a mão e nos ajude a levantar. Esperar pelos outros, é mais cômodo e muito confortável, mas podemos nos decepcionar profundamente. O melhor é depender de nós mesmos, e ainda que difícil, contar com nossa própria força.

Obrigado a todos que comentaram. Impossível agradecer a cada um nos grupos que postei e nas minhas duas páginas. Suas palavras são um bálsamo com um começo que nunca terá um fim – Amar o escotismo. Não dizem que isto são coisas de bons Escoteiros? Meu abraço fraterno um lindo dia e um gostoso aperto de mão Escoteira!”

Obrigado Chefe Osvaldo
Uma Canhota Fraterna
BOA CAÇA

segunda-feira, 9 de março de 2015

QUARESMA

Sem comentários:
A novidade da Páscoa de Jesus reside na conversão, na renúncia ao pecado…






O amor a Deus não dispensa o amor ao próximo…

Este ano, a Renúncia será para os Pobres de cada uma das Conferências de S. Vicente de Paulo, destinando uma fatia igual do dinheiro recolhido, para as Crianças da Igreja da Guiné-Bissau, socorridas pela Fundação Fé e Cooperação…

Queridos Diocesanos e Irmãos, em Cristo. A Festa da Ressurreição é a Festa das Festas e é precedida da Quaresma, que precede a Páscoa e pede para nos deixar plasmar, por Jesus, morto e ressuscitado, que nos ensina a operar o bem comum e a ter as atitudes e sentimentos do Filho de Deus, que se fez um de nós, pois, “há mais alegria em dar que em receber” (Act 20,35), o qual passou a vida a fazer o bem, a consolar, a curar e a pregar o Evangelho aos Pobres, pedindo para O imitarmos e anunciarmos, sem separar o amor a Deus do amor ao próximo. De facto, os acontecimentos dramáticos do ano, lesivos da vida e dignidade humana, estão nos antípodas da atitude de Cristo, morto e ressuscitado. Há que ouvir o apelo do Papa em prol da reconciliação, não escravos mas irmãos! Há que pedir às pessoas de todos os credos e convicções para dialogarem e para, juntas, no amor, construírem o mundo novo, onde as pessoas gozem de direitos e deveres e as minorias sejam aceites e respeitadas.

A fé em Cristo brilha, na vida renovada do crente e mostra que a encarnação do Filho de Deus, que, por nós, se entregou à morte, não foi em vão, pois, glorificou a Sua própria humanidade assumida, no seio da Virgem, para mudar e glorificar também as vidas dos que crêem e a Ele se conformam. A novidade da Páscoa de Jesus reside na conversão, na renúncia ao pecado, à injustiça, à idolatria do auto-endeusamento, do dinheiro, do narcisismo e do desprezo dos outros, reduzidos a escravos descartáveis. Há que declarar a morte ao ódio, ao desprezo, à retaliação e à guerra. Não é lícito ferir, matar, ofender e fazer o mal, em nome de Deus, supremo bem, verdade e beleza. Antes, deve vingar, entre nós, a regra de ouro da justiça, que diz: “não faças ao outro o que não queres que o outro te faça a ti”. Se Deus se fez homem e nos deu a maior prova de amor, que direito me assiste a fazer o mal, a odiar e ofender outros? O amor a Deus não dispensa o amor ao próximo, pois, “o que não ama o seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê” (1 Jo 4, 20). O amor a Deus, amor supremo e fonte de vida e verdade, para ser autêntico, obriga ao amor ao próximo, à busca da verdade e ao empenho, pela vida e pela dignidade de todos e cada um dos seres humanos, sobretudo dos mais necessitados.

Crescendo o poder e a técnica, cresce a soberba humana e diminui a solidariedade e o amor, imperando o egoísmo, a injustiça e a violência, no mundo. O feitiço do progresso volta-se contra o feiticeiro. Há que exortar à união, compaixão e solidariedade e imitar Cristo, fazer o bem, socorrer o próximo, amar, com solicitude, minorar o mal, cientes de que a partilha é o objectivo do itinerário cristão, sendo julgados pelo amor e bem feito aos pobres, que são os preferidos de Deus, que neles quer ser reconhecido e amado. Não há verdadeira fé cristã sem caridade e sem esperança em Deus, o Sumo Bem, Suma Verdade e Suma Beleza, que é a causa da nossa alegria e consolação.

A Colecta é tão antiga como a Igreja, sinal de partilha, elemento essencial da vida e da comunhão. No Concílio de Jerusalém, no ano 49, foi estabelecido o donativo fraterno para os pobres, a que S. Paulo foi fiel. Os Peditórios e o Contributo Penitencial, sob a tutela do Bispo, têm fins próprios, regulamentados e são sinal da co-responsabilidade eclesial, em prol do bem comum. Eles fazem parte da vida ordinária do cristão.

Além dos Peditórios, estabelecidos pela Igreja, como o de Sexta Feira Santa, para a Terra Santa, e do Contributo Penitencial Quaresmal da Abstinência da Cruzada, que é dado ao Bispo, os fiéis devem ainda praticar a Renúncia Voluntária e dar o donativo, que entenderem, para o fim indicado pelo seu Bispo. Para responder às necessidades, há que cultivar a compaixão e ajudar os indigentes, os filhos predilectos de Deus.

Este ano, a Renúncia será para os Pobres de cada uma das Conferências de S. Vicente de Paulo, destinando uma fatia igual do dinheiro recolhido, para as Crianças da Igreja da Guiné-Bissau, socorridas pela Fundação Fé e Cooperação, que, em 2015, celebra os Vinte e Cinco Anos de Cooperação, com as Comunidades de língua portuguesa, por mandato dos Bispos Portugueses. É uma forma de nos mostrarmos solidários com os pobres que estão perto e com os que estão longe, pois todos são filhos de Deus.

Que Deus nos ajude a dar com generosidade, dando do pouco que nos sobra, para ultrapassar a crise, cientes de que o bem não se faz sem benfeitores, sem obras, sem misericórdia e abertura de coração. São precisas pessoas, que ajudem os necessitados. A abundância de pobres pede mais voluntários, generosos, para os socorrer.

Saudações do bispo e irmão, que pede a esmola da oração e a ajuda aos necessitados e Vos agradece, unido, na fé, esperança e oração, pedindo a Deus que Vos abençoe e Vos recompense, pelo bem e ajuda aos pobres, que são os predilectos de Deus.

Vila Real, 24 de Janeiro de 2015
+ Amândio José Tomás, bispo de Vila Real.

segunda-feira, 2 de março de 2015

ESCUTISMO ADULTO

Sem comentários:
Uma História…Uma Realidade… Uma Certeza… Um Caminho.


-Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes”. É uma causa, um compromisso, um dever e uma felicidade.

Antigos Escuteiros e Guias

“Existem ainda vários outros milhões, entre os adultos, que passaram pela nossa formação escutista, não só no que respeita ao carácter, à saúde e à atividade e ao patriotismo ativos, mas no sentido mais amplo da amizade e da fraternidade entre uns e outros, sem ter em conta classes, credos ou nacionalidades, em países estranhos aos seus.

Começa, pois, a fermentar a massa, pequena por enquanto mas crescendo de dia para dia, dos homens e mulheres de cada nação imbuídos de um espírito de mútua camaradagem e de uma decidida vontade de paz” 

(citado em facets of B.P, 18 -1931)



“Irmãos Escutas, peço-vos que façais uma escolha solene. Existem diferenças de pensar e de sentir entre os povos do mundo, tal como existem diferenças físicas e de línguas. A guerra ensinou-nos que, se uma nação tentar impor a sua vontade particular às outras nações, uma cruel reação seguir-se-á inevitavelmente.
O Jamboree ensinou-nos que, se exercitarmos a tolerância mútua e o hábito de fazermos concessões recíprocas, então haverá compreensão e harmonia. Se for essa a vossa vontade, partamos daqui totalmente decididos a fomentar essa camaradagem entre nós e entre os nossos rapazes, através do espírito mundialmente espalhado da Fraternidade Escutista, para que possamos ajudar a desenvolver a paz e a felicidade no mundo e a boa vontade entre os homens.
Irmãos Escutas, respondei-me. Unir-vos-ei a mim neste propósito.”

(Apelo de encerramento. 1º Jamboree Mundial, Olympia, Londres, Agosto 1920)

- Família “célula da sociedade, o lugar primário” graças às bases aqui adquiridas projetamos o nosso grupo, a nossa associação.


 







- S. Nuno De Santa Maria nosso Patrono exemplo de querer, abnegação, humildade e fé.
 “Vivendo nas nossas cidades e bairros somos fermento e testemunho dos valores Cristãos”.




















- Apesar das diferenças a vivência sã de um mesmo ideal. A atitude pedagógica assente na experiência de vida e no exemplo.





















- Contribuir para a felicidade dos outros, aliviar as dificuldades, levar a esperança àqueles que mais precisam.



















- Proteger a natureza e o meio ambiente “vital para a sobrevivência do homem”

 
























 






- Um passado de que nos orgulhamos e nos preparou para enfrentar o futuro. 
 
 


 



- Uma organização Mundial de Escuteiros e Guias Adultos assente nos Princípios e na Lei do Escutismo, formando uma Fraternidade Mundial vivendo o ideal de Baden-Powell.


 

ISGF – AISG (International Scout and Guide Fellowship – Amitié Internationale Scoute et Guide)
 (clica em baixo para mais informações)
          http://www.isgf.org/     








- “O Escuta é amigo de todos…” é nosso dever dar oportunidade àqueles que se identificam com a nossa condição de escuteiros. Somos um movimento solidário e fraterno.



“ Digo-vos eu: Olhai com vistas largas, para além das pedras do caminho que estão quase sob os vossos pés; vede para onde leva esse caminho, e segui em frente com boa disposição. Encontrareis outros seguindo convosco o mesmo caminho, possivelmente menos bem preparados; estendei-lhes uma mão prestável e amiga à medida que avançais”.

 (Baden-Powell in Gazeta dos Serviços Centrais – Headquarters`Gazette,  Outubro de 1923)

“ISGF é uma organização para adultos, com base no ideal do Escutismo e do Guidismo. O seu principal objetivo é ajudar os seus membros a perpetuar os valores adquiridos nos movimentos juvenis, prestar serviço na sociedade civil, estimular o desenvolvimento pessoal e ajudar os Escuteiros e Guias a nível internacional, nacional e local. Podem aderir ISGF, ex-membros da OMME e WAGGGS e adultos que não tiveram a oportunidade de ser Escuteiros e Guias na sua juventude.”

(International Scout and Guide Fellowship – Amitié Internationale Scoute et Guide)

- Papa Francisco fala ao Movimento de Escuteiros Adultos Católicos Italianos (MASCI)
Sala Paulo VI, Sábado, 8 de Novembro de 2014


“…Agradeço-vos o trabalho que levais a cabo na Igreja e na sociedade, dando testemunho do Evangelho em conformidade com o estilo que é próprio do escotismo.”

“A terminologia típica do escotismo utiliza muito o vocábulo «caminho», como valor significativo na vida dos adolescentes, dos jovens e dos adultos. Então, gostaria de vos encorajar a prosseguir pela vossa vereda, que vos chama a percorrer a senda em família; na criação; e na cidade. Percorrer a via, abrindo caminho: pessoas que caminham, não errantes, e não quietas! Percorrer sempre a vereda, mas abrindo caminho.”

“Estimados irmãos e irmãs, continuai a traçar o vosso caminho com esperança no futuro. A formação de escoteiros constitui um bom treinamento!”

(clica em baixo para leres o texto integral do discurso)

(clica em baixo para veres as imagens do acontecimento)

- Deixo ainda aqui, a última frase da última mensagem (como bem a conheceis) deixada pelo Fundador a todos nós.

“…Apegai-vos sempre à vossa promessa escutista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.”


ISTO É ESCUTISMO ADULTO

BOA CAÇA NOS TRILHOS DE B.P

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...