Seguidores

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NATAL

Sem comentários:
MENSAGEM DE ADVENTO E NATAL

“Queridos diocesanos e irmãos e irmãs em Cristo!

Somos, de facto, irmãos, concidadãos dos santos, filhos adoptivos de Deus, em Cristo, que nasceu, morreu e ressuscitou e nos exorta a amar a Deus e a viver, na esperança, a festa da fé, do amor e da alegria, celebrando, testemunhando e imitando Cristo, feito próximo e solidário, para salvar os indiferentes, libertando-os da idolatria e culto do dinheiro, do sexo, da arrogância e poder. O Natal faz parte do plano divino.
Feliz Natal, sem mal entendidos e cerimonial mundano. As palavras perdem conteúdo, sentido e verdade. É preciso regressar ao cerne e origem de gestos e praxes, deixando de falar de Natal, sem Deus e sem o amor de Deus, manifestado em Cristo que se fez homem e chama à conversão, por "não haver maior prova de amor que dar a vida pela pessoa amada" e "havendo mais alegria em dar que em receber'' . O Natal do Filho de Deus tornou-se carnaval, feira, comércio, espectáculo e regabofe, sem dignidade, sem verdadeira alegria e sem Menino Jesus! É urgente que adquira sentido, santidade e dignidade e nos leve ao Menino, que nasceu, em Belém, ao Filho de Deus feito Servo Sofredor e Cordeiro Imolado. Deve levar à verdade e santidade, à bem-aventurança, sem esquecer a esperança, a paciência e a vigilância do Advento. É bom meditar a Palavra à espera de ser recebida, assimilada, cumprida, dando frutos de boas obras. O Natal deve culminar na transformação gloriosa da Páscoa de Cristo, com o Advento que precede o Natal, para, na sucessão de festas e mistérios, sermos conduzidos à plenitude da vida e do amor, que brilha no mistério da Páscoa, na Ressurreição, que é a festa das festas e o mistério central de Deus que se dá.
É o Natal, com Cristo, em Cristo e para Cristo, que desejo! Natal, sem Deus, não tem sentido. Peço-vos que, como Maria Santíssima, que trouxe, no seio, o Menino Jesus, mediteis a Palavra de Deus, abertos ao Espírito, celebrando a Festa da sua vinda, nos nossos corações, lembrados que a Palavra espera resposta.

Com votos de Santo e Feliz Natal, recebei as saudações cordiais do vosso bispo.”

Vila Real, 8 de Dezembro, Festa da Imaculada

+ Amândio José Tomás, Bispo de Vila Real
O nosso Núcleo envia saudações fraternas e de amizade a todos os irmãos escutas, amigos e familiares, desejando-lhes um...

Santo e Feliz Natal

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CRIAR RAÍZES IV

Sem comentários:
Voluntariado no Parque Natural do Alvão
Vila Real – 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2015

Nascido de uma parceira entre a Fraternidade Nuno Álvares (FNA) - Núcleo Cidade de Vila Real e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Parque Natural do Alvão, o Criar Raízes continua a crescer!…

Ao longo das suas três primeiras edições, participaram no Criar Raízes cerca de 60 pessoas, entre fraternos e escuteiros do CNE, que contribuíram para a preservação da área protegida com a plantação de mais de 1500 árvores.

Além da plantação das espécies autóctones, nos dois dias de atividade são ainda desenvolvidas outras ações ao nível da proteção ambiental e conservação do Parque Natural, como por exemplo limpeza de algumas zonas e manutenção de arvoredo.

Este ano queremos dar o salto! Queremos apresentar a “Serra Mágica” do Alvão a todos os nossos fraternos, de Norte a Sul do País! Queremos que todos sintam o orgulho e satisfação de ver a “nossa” serra crescer. Queremos que o “nosso” Alvão passe também a ser “VOSSO”.

O convite que fazemos é para trabalhar, para nos ajudar a criar mais raízes, sendo certo que se tratará de uma jornada também de convívio, partilha e descobertas do Parque Natural, um pequeno recanto mágico do mundo, pelo qual vale a pena lutar, construir e preservar.

Na sua IV edição, o CRIAR RAÍZES vai realizar-se nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2015, sendo o prazo de inscrição (GRATUITA) o dia 16 de Janeiro.

Sublinhamos que, por questões logísticas, existe um limite de participação de 25 pessoas. Por isso, não percam tempo e façam já a vossa inscrição. Lembramos que as inscrições devem ser feitas não individualmente mas através do vosso núcleo e, caso tenham, através da vossa direção regional.

Na vossa inscrição têm que indicar nome completo, número de telemóvel, endereço de correio eletrónico e se tens seguro escutista.

Para mais informações contactar através do mail fna.ncvr@gmail.com (endereço eletrónico para onde devem mandar as inscrições) ou pelos telefones 969800333 (Fátima Meireles), 965131565 (Paulo Teixeira).

Contamos convosco!

É tempo de criar raízes!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...