Nos passados dias 6 e 7 de Outubro, o Núcleo Cidade de Vila Real teve quatro elementos numa actividade nacional de formação, em Mangualde.
É como diz o título. Foi dado mais um passo para a formação de um quadro de formadores e directores de formação que ajudarão a concretizar um plano de formação da Associação, pioneiro em Portugal, no que respeita ao Escutismo Adulto.
Apesar de termos estado com o tempo intensivamente ocupado nos trabalhos de formação, muitos foram também os momentos de convívio e troca de impressões sobre as actividades, experiências e expectativas dos Núcleos presentes.
Quase que me atrevo a adaptar a famosa frase de Neil Armstrong ao pisar a Lua: "foi um pequeno passo para os Irmãos Escutas, mas um grande passo para a Fraternidade de Nuno Álvares" e devemos todos ter bem presente o Lema do Curso de Directores de Formação, bem explicito na fotografia anterior.
Ficam aqui registadas algumas saudações especiais para o Presidente Nacional (Jorge Caria), que telefonicamente fizemos questão de parabenizar pelo seu aniversário; para toda a equipa de formadores (Manuel Tomás, Carlos Mana e José Maria Henriques, António Cardoso, Domingos Leal do Paço, Luís Abreu e António Fontinha, bem como o Rev.º Padre Joaquim da Nazaré Domingos, Assistente Nacional) e, obviamente, para todos os que contribuíram com o seu tempo e disponibilidade para que todo o fim-de-semana fosse um sucesso.
O Núcleo teve ainda uma participação (muito oportuna e saudada pelos presentes) ao interpretar o "significado de ser Escuta" (e podem procurar a letra na barra superior deste blogue) no final da cerimónia de encerramento e após a distribuição dos certificados de participação, numa interpretação emotiva (confesso!) daquela canção que foi escrita em 1984 por aquele "puto" que começava a dar os primeiros passos no escutismo, e que hoje (uns anitos mais tarde), vos escreve estas linhas.
Fernando Reis,
Mocho Atento