Seguidores

domingo, 22 de janeiro de 2012

PALESTRA DE BIVAQUE #3


Amigo, o que é isto? Você é Escoteiro? - Não diga!

Ah! Meu amigo sou sim, com muito orgulho. Estou aprendendo a ser alguém, para que todos que me amam possam um dia orgulhar. Aprendo que o caráter é importante em cada um de nós. Que ser leal é ponto de honra, e minha palavra? Sim é sagrada. Estou aprendendo que a honra faz parte dos honestos. Que a ética é mais que tudo. Aprendo tantas coisas que cada dia que passa mais me orgulho de pertencer ao escotismo.

Acho que você não sabe, mas são tantas coisas maravilhosas que acontecem comigo, que hoje sei que a felicidade pode ser alcançada e eu a alcancei. Sou um privilegiado por Deus em estar aqui. Sabe, já vi um céu estrelado deitado na relva, em volta de uma fogueira cheia de amigos e amigas. Ali vi as constelações, um cometa que passa, e isso mais e mais me leva a certeza que o escoteiro é puro nos seus pensamentos, nas suas palavras e nas suas ações.

Gostaria que um dia, pudesse junto comigo dormir sob as estrelas! Ver o sol nascer e ele se pôr ainda vermelho no horizonte deixando uma marca profunda em nossos corações. Quem sabe um dia vai poder saborear o cheiro da terra molhada, do perfume das flores silvestres, do som maravilhoso da passarada, do piar da coruja em um carvalho qualquer. Ver o lenho crepitando em uma bela fogueira onde todos riem, cantam e vão vendo as fagulhas subirem aos céus, languidas e serenas até que a aragem leva-as para longe.

Olhe, é lindo ser do escoteiro. Acho que é um privilégio de poucos. Quando vejo a chuva caindo em uma floresta, sinto o som imperdível aos ouvidos de um velho mateiro. Saiba que temos uma ternura imensa com a natureza. Para nós é fácil encontrar o Norte e o Sul, seguir a sotavento, sentir o vento no rosto, descobrir as flores desabrochando nas campinas verdejante. É, podemos tirar o calçado e molhar os pés nas águas geladas de um belo riacho. Sentar e tirar uma soneca em uma grande e frondosa arvore e podemos olhar em volta e sentir o cheiro da relva cujo vento sopra com amor em nossa face. E nada mais maravilhoso que chegar ao cume de uma montanha e ver o horizonte! Um espetáculo imperdível meu amigo!

Mas olhe, não sei se terá a oportunidade de ter o que temos. Aqui aprendemos que o medo é próprio dos fracos. E é preciso ter coragem e amor para conviver em uma vida saudável junto dos demais escoteiros. Se um dia quiser, quem sabe, você pode até entrar em um Grupo Escoteiro. Mas lembro a você que qualquer um pode entrar, mas é importante saber que ser escoteiro não é para qualquer um!

Se resolver mesmo, seja bem vindo. Espero que você seja mais um irmão de tantos milhões espalhados pelo mundo. E quando for, vai saber que o nosso fundador Baden Powell disse que aqui, somente os valentes entre os valentes se saúdam com a mão esquerda. E pode acreditar que você será muito bem recebido, pois nós escoteiros somos amigos de todos e irmão dos demais escoteiros.

Coloque sua mochila, cante uma canção, e parta connosco nesta bela aventura!








-
Nota:. Tanto imagens como o texto foram reproduzidas fielmente e são da autoria do Chefe Escoteiro Osvaldo Ferraz, Escoteiro/Escuteiro Brasileiro, que nos deu a honra de nos enviar esta participação.

São suas também as palavras que o descrevem como "Um velho Escoteiro que foi premiado por Deus por participar do movimento escoteiro desde a idade de 7 anos. Hoje sem possibilidades de atuar diretamente, tenta ao seu modo colaborar escrevendo o que aprendeu e o que entende do Escotismo conforme seu criador Baden Powell".

Podem encontrar "rastos" deste Escuteiro por aqui:
Link

O "Velho Escoteiro" e suas historias

Saudade não tem idade
Contos Escoteiros
Blogspot do Chefe Osvaldo
Escotismo e suas historias
Era uma vez...um conto fantástico



Bem-haja, Chefe Osvaldo.
O nosso muito obrigado pela sua participação.
Uma canhota amiga.
-

4 comentários:

osvaldo disse...

Honrado em ter meu artigo neste blog.
Parabenizo a todos os escoteiros deste pais. Sempre estarei a postos para todos aqueles que um dia possam precisar da minha amizade
Meu sempre alerta de São Paulo, Brasil1

Águia do Marão disse...

Parabéns, Chefe Osvaldo pelo seu belo texto.Uma grade canhota da Águia do Marão.

FNA - Núcleo Cidade de Vila Real disse...

Não há distância que separe dois escuteiros/escoteiros. Está mais que provado. Assim o pensou B.P.. A nós só nos resta o "trabalho" mais fácil, que é seguir a sua pista ...

Um abraço aos dois comentadores anteriores. Certamente dois grandes ESCUTEIROS!

F.Reis, Mocho Atento

Paulo Teixeira disse...

Chefe Osvaldo, na qualidade de Presidente do Núcleo, agradeço em meu nome e em nome de todos a amabilidade que demonstrou em aceder ao nosso propósito.
Bem Haja
Boa Caça

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...