Seguidores

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

XXI ENCONTRO REGIONAL

Há 21 anos (no dia 2 de Junho de 1991) estivemos lá, então jovens Escuteiros do CNE, participando ativamente (organizando e participando) no primeiro Encontro Regional de todos os Escuteiros da região de Vila Real.


E foi com renovada e imensa alegria que lá voltámos no passado dia 16, em Vila Pouca de Aguiar (no maior evento regional de jovens), agora como membros ativos da Fraternidade de Nuno Álvares, para a primeira participação oficial de membros dos Núcleos da Região de Vila Real (estiveram presentes os Núcleos de Mateus e Cidade de Vila Real), alimentando e enriquecendo o termo "ESCUTEIRO" na região. Todos juntos, fazendo questão de "remar" para o mesmo ideal, dando continuidade ao sonho de BP.



Dizia o texto oficial do Encontro que “(…) O Encontro Regional é uma atividade anual, no qual se pretende que todos os Escuteiros da Região se reúnam num grande encontro, numa grande festa e que marca simbolicamente a abertura ou início de um novo ano escutista.


Acreditamos que (…) o Encontro Regional sairá mais enriquecido, os nossos escuteiros mais motivados, desde a planificação e treino dos jogos, às várias peças necessárias para a sua execução e participação. A habilidade manual, a destreza física, o espírito de patrulha, são os ingredientes necessários ao sucesso dos nossos jovens.
Concentrados num único espaço, os “JOGOS DE ABERTURA” reúnem à sua volta o que de melhor tem o movimento “A ALEGRIA CONTAGIANTE DO ESCUTEIRO”. (…) ”




Este foi o espírito com que os 20 elementos da Fraternidade de Nuno Álvares (7 do Núcleo de Mateus e 13 do Núcleo Cidade de Vila Real), à sombra das duas bandeiras de Núcleo, em equipas mistas ("prestando um excelente serviço" - segundo as palavras do Chefe Pires, Chefe Regional do CNE de Vila Real) e com uma forte dinâmica de ação conjunta, participaram em todas as atividades e em todos os momentos particulares do Encontro, entre outros, na Abertura (desfile e cerimónia); na procissão para a Eucaristia; na arbitragem e apoio na dinâmica dos Jogos de Abertura (que decorreram nos períodos da manhã e da tarde); na Eucaristia propriamente dita (ofertório, coro, leitura e coleta); na cobertura oficial de imagem do evento (fotografia e vídeo), mostrando a toda a região, e pela primeira vez, que a Fraternidade é uma certeza tão firme como aquela que temos sobre o terem sido cumpridos os objetivos propostos e terem ficado reforçadas todas as premissas do ideal comum que une as duas organizações de Escuteiros.


É precisamente por tudo isto que somos nós a dizer agora ao Chefe Pires e a todos os Escuteiros e Escuteiras, de uma forma clara e inequívoca: "podem contar connosco".

Estaremos certamente …

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!


E podia ser de outra forma?

.

1 comentário:

Ricardo Pinto disse...

Congratulo-me com o vosso trabalho, a vossa alegria e presença. Bem hajam. Um abraço em Cristo Jesus

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...