Seguidores

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MENSAGEM DO PRESIDENTE

-



Caros Irmãos Escuteiros e Irmãs Escuteiras,

A primeira etapa deste nosso propósito, desta nova caminhada escutista, cumpriu-se no dia 18 de Junho de 2011, quando fundamos oficial e administrativamente o nosso Núcleo da Fraternidade de Nuno Álvares, movimento escutista e católico, a que chamamos Núcleo Cidade de Vila Real.

Fomos trinta e nove elementos fundadores, homens e mulheres que um dia foram escuteiros, mas que, apesar de os anos passarem, nunca esqueceram e nunca deixaram morrer aquele “bichinho” escutista.

Homens e Mulheres que, hoje num momento particularmente difícil da nossa sociedade, levantaram-se do sofá, deixando o conforto pessoal, propuseram-se mais uma vez cumprir um caminho de trabalho, partilha, amizade e serviço aos outros, seguindo o ideal de Baden- Powell: ser escuteiro. Mais uma vez fizeram do Escutismo um caminho a seguir, um modo de estar, um modo de agir perante o mundo.

A nossa proposta escutista não está baseada num programa educativo, mas sim, na nossa formação profissional e experiência de vida individual, promovendo o espírito da promessa e da lei escutista, assente nos princípios do escutismo católico. Iremos pô-la ao serviço da comunidade, especialmente na área social, na proteção da natureza e do ambiente e ainda no apoio ativo ao CNE.

A segunda parte desta caminhada cumpriu-se no passado dia 24 e 25 de Setembro, a nossa Festa de Investidura. Realizamos a nossa Velada de Armas e a nossa Promessa. Foi um momento que a todos encheu de orgulho, considerado um “exemplo a seguir”. Mas, o mais importante foi o nosso juramento individual perante Deus e a sociedade, a confirmação do nosso propósito, da nossa vontade livre enquanto Homens e Mulheres.

Fica-nos a alegria e a felicidade de sermos os fundadores deste Núcleo Cidade de Vila Real, de sermos a vanguarda deste novo caminho. Mas também, cabe-nos a responsabilidade e o desafio de construir os alicerces firmes e duradouros do nosso Núcleo, para que o futuro seja uma certeza e para que possamos lançar sementes pela nossa região.

Esta é a terceira parte da nossa caminhada: a afirmação do Escutismo Adulto na nossa cidade e na nossa região.

“…No fundo, sinto que alguém está esperando algo de nós.” Palavras de um escuteiro do nosso Núcleo.

“…Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes.” Palavras do nosso querido B.P.




BEM HAJAM PELO VOSSO ESPÍRITO!




Alerta Para Servir,
Paulo Teixeira, Presidente do Núcleo

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...