Seguidores

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Criar Raízes X

 Videoconferência - "No Trilho Certo"

Voluntariado Ambiental


Realizou-se no passado dia 13 de fevereiro, a décima edição do Criar Raízes. Num formato diferente, este foi o momento das raízes se estenderem do Alvão para o mundo, num evento virtual e à distância, aproximando fraternos dos vários cantos do país, Espanha e até de Angola. O Longe fez-se Perto. O que era impossível, dada as condições que se vivem, tornou-se possível e, há mesmo quem diga que o cheirinho da Serra e da chouriça assada se sentiu em cada canto em que havia um fraterno ligado. O Criar Raízes, mostrou que realmente foram criadas raízes, e que estas estão por todo o lado. Foram mais de 90 os participantes nesta edição, que vibraram com cada recordação e ficaram entusiasmados com a perspetiva do regresso a este Reino Maravilhoso.


Paulo Teixeira, Presidente do Núcleo, brindou todos os presentes com um magnífico poema de Miguel Torga, e com as palavras do poeta, deu as boas vindas a todos os presentes. Depois de uma Avaliação Retrospetiva da Atividade, que arrancou algumas lágrimas de saudade, seguiu-se uma Avaliação Técnica por parte do Eng. Henrique Soares, ou simplesmente Henrique, que com a sua brilhante capacidade de comunicação, elucidou todos os presentes sobre a importância das várias atividades levadas a cabo em edições passadas. Foi bom percebermos que tudo aquilo que em vários fins de semana ao longo dos anos fomos fazendo nesta Serra, foi bem feito e começa a dar os seus frutos. Também percebemos que muito ainda há a fazer e que o caminho, faz-se caminhando! O David Loureiro, em nome do Departamento do Ambiente da FNA fez a avaliação das várias atividades em termos escutistas e lembrou todos os participantes das saudades que todos sentimos do salutar convívio e dos célebres enchidos típicos da região. Seguiram-se vários testemunhos. Testemunhos sentidos, divertidos, emocionantes e emocionados, que nos fazem ter a certeza de que o Escutismo e esta atividade em particular, está bem vivo dentro de todos.

Nas palavras da Eng.ª Isabel Freitas, recebemos agradecimento, gratidão e alento para tanto que há a fazer, e a certeza de que o Parque Natural do Alvão tem as suas portas sempre abertas à FNA.

O Sr. Professor José Maria Magalhães, em representação do Município, manifestou o seu entusiasmo por esta atividade, bem como por todas as outras atividades que o NCVR tem vindo a desenvolver.

Ao fim de quase três horas de videoconferência, chegou a altura das considerações finais e de apontar novos caminho, sentindo que estamos realmente “No trilho certo”.

Para terminar o evento, fomos brindados com umas breves palavras de D. António Azevedo - Bispo de Vila Real, conhecedor do Escutismo e da Fraternidade Nuno Álvares, deixando-nos vários apontamentos e reflexões, como por exemplo a importância do Escutismo no seu todo e em particular a Fraternidade Nuno Álvares.

E se esta Edição prometia, a forma como decorreu não desiludiu. Não tendo substituído a ida ao campo, o mexer na terra e o plantar árvores, esta partilha aguçou em cada um a vontade de deixar o Mundo um pouco melhor, um passo de cada vez, uma árvore de cada vez.

Depois de uma tarde cheia de alegria, emoções e saudade, fica a promessa de voltarmos. O Criar Raízes X, não acabou aqui. Isto foi só a 1ª parte… em breve, voltaremos. Uns no Alvão, outros no CEADA, outros na Serra da Estrela… fraternos por todo o lado, a levar as Raízes cada vez mais longe e mais fundo!

Boa Caça


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...