Seguidores

quinta-feira, 26 de julho de 2012

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Escutismo em festa ...

2 comentários:
ESCUTISMO EM FESTA
Fim de Semana "em cheio"


Foi mais um fim-de-semana cheio de actividades com o Núcleo. Desta feita, estivemos presentes nos passados dias 22, 23 e 24 de junho de 2012 nas Cerimónias de Investidura (Velada d’Armas e Promessas) dos três Agrupamentos da cidade de Vila Real: o 295 de Nª Sª da Conceição, o 482 da Sé e o 1315 da Campeã.



No dia 22, à noite, estivemos presentes na Velada d’Armas dos Agrupamentos 482 e 295 e no dia seguinte, à tarde, estivemos presentes nas cerimónias de Promessas de ambos os Agrupamentos. No dia 24, à tarde, marcámos também presença nas Promessas do Agrupamento 1315.






Para além do nosso testemunho presencial nestas cerimónias, ainda participamos na orientação e reforço do coro no Agrupamento 295 de Nª Sª da Conceição, (essencialmente composto pelos Pioneiros da Comunidade). Colaboramos na animação do convívio do Agrupamento 482 e ainda tivemos uma participação ativa na Eucaristia do Agrupamento 1315.























 
Agradecemos aos três Agrupamentos o convite que muito nos honrou e a maneira como fomos recebidos e acolhidos.




Resta-nos desejar a todos os escuteiros que fizeram a sua promessa que a vossa passagem pelo Escutismo seja cheia de alegria e felicidade e que os trilhos de B.P. iluminados por Jesus Cristo sejam um farol que oriente a vossa vida.






 BOA CAÇA...


E UMA

CANHOTA AMIGA.




quarta-feira, 11 de julho de 2012

1º ANINUC - ANIVERSÁRIO DE NÚCLEO

Sem comentários:

O passado dia 24 de Junho de 2012, foi a data escolhida para celebrar o primeiro aniversário da fundação do Núcleo Cidade de Vila Real (que foi oficialmente fundado no dia 16 de Junho de 2011).

Esta celebração foi marcada pela participação dos Associados do Núcleo na Eucaristia Dominical na Igreja de S. Domingos – Sé Catedral de Vila Real, uma cerimónia celebrada pelo nosso amigo, Associado e Assistente, Pe. João Curralejo que salientou, para toda a comunidade presente, em traços gerais, a participação activa do Núcleo nas diferentes acções de cariz Escutista (actividades próprias e no apoio ao CNE – Agrupamentos em geral e Junta Regional de Vila Real) e nas diferentes actividades de voluntariado de cariz social e ambiental (a nível nacional e local), em que os diferentes Associados do Núcleo estiveram empenhados ao longo do ano, pleno de acção, que, na data, se comemorou.


Durante a cerimónia a nossa Irmã Escuta (e futura mamã) Cármen Moura e respectivo bebé, tiveram o privilégio de receber uma bênção muito especial por parte do nosso Assistente.


Foram nossos convidados e estiveram presentes na cerimónia, para além dos nossos familiares e amigos (os nossos principais pilares de apoio), representantes dos Agrupamentos 212 – S. Pedro, 295 – Nª Sª da Conceição e 482 – Sé, bem como da Junta Regional do CNE – Região de Vila Real. A todos o nosso agradecimento sincero.


No final da Eucaristia, no espaço exterior, foram, muito apropriadamente, cantados os parabéns ao Núcleo e formulados votos de felicidade sobre a vela soprada sobre o bolo decorado a rigor (com o símbolo do Núcleo), cujas fatias, acompanhadas por champanhe e/ou sumos foram distribuídas a todos os presentes.

 

 

Parabéns a todos os que contribuíram de alguma forma para que este projecto seja uma realidade.

Viva a Fraternidade de Nuno Álvares.
Longa vida ao Núcleo Cidade de Vila Real.

ACANAC

Sem comentários:
NÓS VAMOS.


Faltam oito dias.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

UM ANO DE VIDA...

1 comentário:

Porquê tentarmos mudar o mundo sozinhos se podemos fazê-lo juntos? "De lenços ao peito e com BP no pensamento"...
No final de um ano de trabalho, convívio, entrega e dedicação, estamos de parabéns! Acho que conseguimos cumprir essa primeira (grande) etapa de criação e consolidação do nosso Núcleo.
Tenho orgulho de todos vocês! Tenho orgulho de nós... Do que fizemos e do que vamos ainda fazer.
A nossa caminhada em grupo por um futuro melhor está só a começar, mas tenho a certeza que vamos longe nos nossos planos. Vamos longe no nosso crescimento pessoal e coletivo, no apoio aos outros e na defesa da natureza. Passo a passo vamos continuar a manter vivo o espírito do nosso fundador.
Obrigada por cada sorriso, por cada canhota amiga e pela dedicação de todos! Obrigada por terem feito parte da minha vinha no último ano!
Sobre os próximos anos de atividade do Núcleo Cidade de Vila Real: Venham eles!
Gralha do Alvão
(Fátima Meireles)



A Felicidade é feita de pequenas coisas e a FNA e o NCVR trouxeram-nos um somatório de coisas realmente valiosas que contribuem definitivamente para a atingir.
Uma Canhota amiga
Maria do Carmo




Vivam: Já passou um ano e muitas aventuras e atividades se organizaram. Que continuemos a ter a força e o querer de seguir adiante. Parabéns aos mentores deste grande projeto. Viva a FNA...e o Núcleo CVR.
Canhota amiga,
Henrique Pereira

Vemos que até hoje valeu a pena, mas mais valerá a pena que isso se sinta no futuro!
Óscar Costa

366 dias!! Um ano repleto de descobertas, reencontros e muitas e boas atividades! Que venham muitos mais e, que a FNA-NCVR se fortaleça a cada dia que passa! Parabéns a nós!
Cármen Nóbrega

‎"BIBA", "BIBA" 1 anito... já podemos deixar as fraldas e andar... PARABÉNS a todos. ABREIJOS
Carlos Barroso

Está a chegar a hora do 1º aniversário.“… o futuro ganha-se quando se arrisca o presente”
Que, em conjunto, saibamos observar e avaliar esta etapa inaugural.
Um agradecimento pessoal:

A todos
A todos que avançaram
Não deixem para trás ficar ninguém
E se a união faz a força
Sejam unidos também

Aqueles
Aqueles que ficaram
Mantenham vivo este ideal
Queremos contar convosco
(no) Núcleo Cidade Vila Real.

Abel Pereira
 (G.J.)

Em dia de aniversário deixo este pensamento do grande pai do escutismo, mestre de sabedoria e educador universal: "Penso que se todas as pessoas estudassem um pouco o próprio corpo e como funciona, rapidamente ganhariam uma nova ideia do trabalho milagroso de Deus e compreenderiam como Ele está realmente ativo no seu corpo e na sua mente”. ( R. B. - P.) E assim caminhamos todos os dias por obra e graça de Deus. Feliz aniversário para os FNA(s) de Vila Real.
Berta Amaral

Um Ano.
Ainda que a nossa existência seja efémera, uma coisa é certa: criamos uma bela, fantástica e fabulosa Mariposa. Parabéns a todos.
Sempre Convosco.
Paulo Teixeira

Um ano de vida, estamos crescidos! estamos a criar raízes ao buscar raízes mais profundas ao nosso passado rico em experiências escutistas e a partilhá-las com pessoas que entendem o que queremos dizer e fazer! Tentámos deixar a nossa marca na sociedade, pretendemos deixar uma marca boa, de Partilha, Amizade, Valores que, muitas vezes, são esquecidos! Espero que seja o primeiro aniversário, de muitos que aí virão! Um bem-haja a todos, que já pertencem à minha vida e não me parece que vão ficar por pouco tempo, porque isto é eterno, é Fraterno!
Uma Canhota Amiga,
Cármen Moura

Desejo muitos parabéns pelo nosso 1º aniversário, e que sejam muitos mais pela frente, e que entrem mais fnáticos para festejar mais aniversários e viver o idealismo de BP, viva Núcleo Cidade de Vila Real
Canhota amiga para todos os fnáticos.
Gil Martins

Parece que estou a ver a cara de todos os que, naquele dia 18 de Junho de 2011, no salão principal do Centro Paroquial da Sé, deixaram a sua “assinatura” (a real e a metafísica) no documento que assinalou o renascer, no coração de cada um de nós, a chama que aquele senhor de bigode e chapéu esquisito nos colocou no peito à alguns anos trás (algumas décadas, para alguns de nós).
O que é que “isto” é? No que é que isto vai dar? Quantos somos? Quem somos? O que podemos fazer por nós e pelos outros? O que podemos ser? E temos farda? … Tantas … tantas … tantas foram as perguntas e as dúvidas que começaram nesse mesmo dia a ser, lentamente, respondidas e dissipadas … e um ano passou, tão cheio de actividades locais, regionais e nacionais - sociais, ambientais e escutistas, … muitas delas na companhia dos nossos familiares e amigos … e quase não demos pelo tempo fluir, nesta grande e bela aventura chamada Escutismo Adulto ou simplesmente ESCUTISMO.
Longo será ainda o caminho e, obviamente, que o caminheiro até pode ser lento, mas como diz a canção (a velha canção que recordámos na Eucaristia do nosso 1º ACANUC), também é forte e não teme qualquer tipo de escalada, simplesmente porque assim é a vida.
Mocho Atento
(Fernando Reis)

Longa vida para o...
Núcleo Cidade Vila Real 




quarta-feira, 20 de junho de 2012

1º ACANUC

2 comentários:

… E NEM A CHUVA OS DEMOVEU!





Perto de 50,  Associados, familiares e amigos, marcaram presença nos dias 8, 9 e 10 de Junho, no primeiro Acampamento do Núcleo Cidade de Vila Real da Fraternidade de Nuno Álvares que, realizado no Campo Regional de Actividades Escutistas (CRAE) da Campeã, foi ‘regado’ com chuva mas bem ‘temperado’ com muito espírito escutista.


  

Apesar das condições climatéricas terem condicionado algumas das iniciativas previstas para os três dias de acampamento, no compito geral a programação levada a cabo foi cumprida e proporcionou momentos de partilha, aprendizagem e diversão para os participantes do primeiro ACANUC.

De sublinhar entre as atividades realizadas, o trabalho dentro do CRAE, através do qual foi possível levar a cabo intervenções de limpeza do espaço ao nível da vegetação, a recuperação da cerca de delimitação do campo e a plantação de árvores, entre outras acções.

 Neste momento de usufruição de um espaço que é de todos os escuteiros da região, o Núcleo Cidade de Vila Real, bem como os seus familiares e amigos que participaram no acampamento, mesmo os mais pequenos, não podiam deixar de contribuir, como aliás tem sido apanágio deste Núcleo da FNA desde a sua criação, para a manutenção e desenvolvimento daquele espaço.

 
Outro dos momentos altos do acampamento foi a “Noite dos Morcegos”, uma iniciativa no âmbito da campanha “Ano do Morcego 2011-2012”, que contou com a colaboração do investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Engº Paulo Barros, e que contribuiu para um melhor conhecimento dos pequenos mamíferos voadores.
 
 



 Depois de uma explicação geral, desde as várias espécies existentes, até à desmistificação dos falsos mitos em relação aos morcegos, passando pelas características do seu habitat, alimentação e reprodução, a “aula” de campo deveria ter passado do espaço fechado para as grutas das minas de Vila Cova para a observação in loco, o que acabou por não acontecer devido à chuva.


A todos aqueles que participaram e que, com a sua boa disposição de espírito, entrega e resistência, deram o seu melhor para que o sucesso do nosso primeiro ACANUC ficam aqui os agradecimentos do Núcleo.

De sublinhar em especial a colaboração da Junta Regional de Vila Real do Corpo Nacional de Escutas e da UTAD, através do seu investigador, Engº Paulo Barros.




[M.M.]

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Procissão do Corpo de Deus

Sem comentários:


No Passado dia 7 de Junho, realizou-se a tradicional procissão do Corpo de Deus, que partiu da Igreja de S. Domingos (Sé Catedral de Vila Real) para a Igreja de Nª Sª da Conceição, sendo o cortejo organizado pelos escuteiros dos cinco Agrupamentos da cidade, com coordenação da Junta Regional de Vila Real.

Pela primeira vez, as cerimónias contaram com a presença do Núcleo Cidade de Vila Real, não só com a apresentação e desfile da sua bandeira no cortejo, ao lado das bandeiras dos Agrupamentos presentes e antecedendo a presença da Vice-Presidente do Núcleo, como também no serviço prestado, apoiando, durante a procissão, os Agrupamentos 212 - S. Pedro, 482 - Sé e 1315 - Campeã.


No final das cerimónias, a Vice-Presidente do Núcleo e o Secretário Administrativo foram, juntamente com todas as representações das autoridades civis, religiosas e escutistas, cumprimentar com um abraço fraterno D. Amândio José Tomás, o Bispo de Vila Real.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Está para breve!

1 comentário:
1º ANIVERSÁRIO...



           ...VEM FESTEJAR CONNOSCO

segunda-feira, 4 de junho de 2012

CELEBRAÇÃO DO DIA DA DIOCESE DE VILA REAL

Sem comentários:
 

Foi ontem, em Vila Pouca de Aguiar, que se celebrou o "Dia da Diocese", com a reunião da maioria das paróquias (párocos e paroquianos) da Diocese de Vila Real em diversas atividades tais como, conferência, debate, arruada e por fim, procissão da Igreja Paroquial até ao Complexo Desportivo onde se realizou a Santa Missa presidida por S. Exª Rev.ª, o Bispo de Vila Real, D. Amândio José Tomás.



 




Os Escuteiros da Região (CNE e FNA), com a coordenação da Junta Regional do CNE de Vila Real, foram convidados a colaborar com a organização deste evento em tarefas diversificadas, estando em verdadeiro "SERVIÇO".






Desde cedo e durante a parte da manhã, prestaram informações aos paroquianos vindos de todos os pontos do Conselho, bem como encaminharam as viaturas para os locais apropriados de estacionamento. Durante a tarde, organizaram a procissão e guiaram todos os paroquianos para o recinto onde se celebrou a Eucaristia.




No final da cerimónia e durante a desparamentação das individualidades eclesiásticas presentes, um elemento do Núcleo Cidade de Vila Real ofereceu o seu lenço castanho ao Sr. Bispo, em nome de todos os Irmãos Escutas da Fraternidade de Nuno Álvares. Este gesto espontâneo e simbólico, pronto e gentilmente aceite, teve a simples intenção de fazer sentir a S. Exª Rev.ª que pode contar também connosco: não só diremos "PRESENTE" como também "ALERTA PARA SERVIR".

 

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Um ano!

1 comentário:
Lembram-se disto?


"(...)
Caros escuteiros:

Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.
Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.
Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.
Crei que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.
O estudo da natureza mostrar-vos-à as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.
Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escutista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.

O Vosso Amigo
Badem Powell of Gilwell
 (...)"

_


Foi há um ano (mais precisamente no dia 20 de Maio de 2011), que escrevi, com esta mesma mensagem, o primeiro post neste blogue que conta hoje com 56 seguidores e que, entretanto, já foi visitado por 70 países diferentes num total de 22.847 visitas e 6.106 visitantes únicos que leram e comentaram (89 comentários) as 102 notícias que foram publicadas.

É obra! E deixa-nos em mãos a responsabilidade de fazermos sempre mais e melhor daqui para a frente.

Por mim, vamos a isso, ou seja: "Sempre Alerta para Servir".

_
Nota:. Queremos deixar aqui um agradecimento especial aos nossos amigos (contribuidores, seguidores, visitantes, comentadores, família, Irmãos Escutas, ...). Sem todos vós, nada disto teria sido possível. OBRIGADO!



Fernando Reis (Mocho Atento), Secretário Administrativo

domingo, 27 de maio de 2012

DIA DA FAMÍLIA

2 comentários:



Foi no passado dia 13 de maio, dia de Nª Sª de Fátima, que a família FNA organizou uma atividade  aberta a todos os familiares e amigos como forma de celebrar o “dia da família”. 


Foi com enorme entusiasmo que eu, na qualidade de familiar, me associei aos mais de 40 participantes, entre adultos e crianças, que mostravam enormes expectativas para aquele que seria um domingo diferente: o Alvão abria em nós o apetite para o resto do programa. 


Depois da concentração na praça de Nª Sª da Conceição e a partilha de boleias deu-se inicio ao percurso sobre 4 rodas que nos levaria ao ponto de partida para a nossa “aventura domingueira”. 


O grupo ansiava por iniciar a atividade e absorver ao máximo tudo o que nos esperava. 
Depois de uma simbólica oração em conjunto (agradecimento à Virgem Maria) deu –se inicio à tão esperada caminhada  em pleno coração do Alvão onde fomos ouvindo algumas explicações do nosso guia no terreno: o Henrique. 


Foram muitas as curiosidades, as expectativas e as perguntas e outras tantas respostas e explicações ao longo da caminhada, bem longa por sinal, onde a fauna, a flora, a paisagem, a geologia, as gentes….e outros assuntos não menos interessantes que os mencionados, ficaram em forma de registo em pequenas folhas distribuídas para posteriormente se fazer um jogo de memória.


E já com grandes mostras de cansaço por parte dos participantes mais pequenos e também dos mais crescidos, terminou-se a caminhada com quase cerca de 5 km, onde a preparação física ficou aquém do que era esperado. 
Cansados mas muito animados, aproveitamos o tempo destinado ao almoço partilhado para descansar, descomprimir e conviver em grande grupo, como uma grande família. 
A seguir ao almoço, as brincadeiras nas pequenas quedas de água e os jogos realizados pelos elementos da FNA,  fizeram as delicias dos mais pequenos. 


Um dia fantástico, sob um lema não menos fantástico: a família, que nos permitiu dedicar parte do nosso tempo a valores que realmente importam e que se estão a perder.  O Alvão mostrou-nos essa ligação, as coisas importantes na nossa vida são para preservar!




Ficam também, alguns registos dos elementos mais novos (entre os 7 e os 10 anos) que nos acompanharam nesta aventura:

…“ o passeio foi muito interessante e fizemos muitas descobertas. Gostamos muito da história dos bichinhos que faziam casas dentro dos bugalhos, gostamos ainda de participar nos jogos”.
… “ gostamos do passeio, gostamos de ver as vacas grandes e de molhar os pés na água gelada, gostamos muito de jogar o jogo das cobrinhas”.
… “ gostamos muito do passeio da família, principalmente quando brincamos ao jogo das cobras”.
… “ gostamos dos chapéus dos escuteiros, de comer, passear e brincar”. 
… “ aprendemos muitas coisas com o escuteiro Henrique. Ele era muito divertido”. 
… “ao convívio com outras pessoas e ao contacto com a natureza”.


[Ângela Pereira Vaz]

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...