Seguidores

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

XXII ENCONTRO REGIONAL de VILA REAL do CNE

Sem comentários:
... Firmeza de Uma Vontade.


   Nos passados dias 13 e 14 de Outubro decorreu o XXII Encontro Regional do CNE da Região de Vila Real subordinado ao tema “A Máquina do Tempo”.

   Desta vez aconteceu na magnífica vila de Mondim de Basto, que soube receber e acolher de uma maneira fabulosa e exemplar os cerca de 1100 Escuteiros que participaram neste Encontro Regional.


  Coube ao Agrupamento 1237 de Mondim de Basto ser o anfitrião e, em partilha com a Junta Regional, ser o organizador desta atividade escutista que contou com a presença de todos os Agrupamentos da Região e que, apesar das adversidades do tempo, soube oferecer um fim-de-semana “cheio” e “ativo” que a todos deixou mais felizes.



  Este Encontro que marca a abertura do Ano Escutista, foi recheado de atividades das quais destacamos, a Exposição “Arte Escutista, a Arte do Escuteiro”, o Desfile Escutista pelas ruas da vila, a Santa Missa, os Jogos de Abertura e a solene homenagem a Baden-Powell com a inauguração de uma rua com o seu nome.
                             




     

   
   Quanto a nós, estivemos envolvidos no apoio aos Lobitos durante o almoço, colaboramos nos II Jogos de Abertura, participamos no almoço de Chefes de Agrupamento, no Desfile Escutista e ainda na Eucaristia. Fomos principalmente testemunhas da dinâmica e da força demonstrada pelos Escuteiros do CNE na Região de Vila Real. Deixamos ainda a mensagem de que a nossa ação passa pela colaboração e apoio ao CNE alicerçada pelos princípios universais e fundamentais do Escutismo. Escuteiros de Vila Real podem contar connosco, estamos Alerta Para Servir.











               

                 


   Agradecemos ao Município de Mondim de Basto, a todas as entidades envolvidas que colaboraram e apoiaram, à Junta Regional e em especial ao Agrupamento 1237, pelo desempenho, o esforço e a abnegação em prol do ESCUTISMO.






   Por fim, queremos deixar uma palavra especial de gratidão e apreço para os pais, dizendo-lhes: - Sem vós nada é possível.



BEM HAJAM



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dia de S. Nuno

Sem comentários:

O dia 6 de Novembro é consagrado como o dia da festa litúrgica de D. Nuno Álvares Pereira, nascido em 24 de Junho de 1360 (1360-1431), beatificado pelo Papa Bento XV em 23 de Janeiro de 1918 e canonizado como São Nuno de Santa Maria pelo papa Bento XVI às 9h 33min (hora de Portugal) do dia 26 de Abril de 2009.

Patrono dos Escuteiros da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) e do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Beato Nuno de Santa Maria, Nun'Álvares, D. Nuno Álvares Pereira, Santo Condestável de Portugal, Conde de Arraiolos, de Barcelos e de Ourém são algumas das facetas deste Herói e Santo, São Nuno de Santa Maria, um verdadeiro exemplo a seguir por todos.


"(…) o testemunho de vida de D. Nuno constituirá uma força de mudança em favor da justiça e da fraternidade, da promoção de estilos de vida mais sóbrios e solidários e de iniciativas de partilha de bens. Será também apelo a uma cidadania exemplarmente vivida e um forte convite à dignificação da vida política como expressão de melhor humanismo ao serviço do bem comum. Os Bispos de Portugal propõem, portanto, aos homens e mulheres de hoje o exemplo da vida de Nuno Álvares Pereira, pautada pelos valores evangélicos, orientada pelo maior bem de todos, disponível para lutar pelos superiores interesses da Pátria, solícita por servir os mais desprotegidos e pobres. Assim seremos parte activa na construção de uma sociedade mais justa e fraterna que todos desejamos." 

(nota pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa, sobre a canonização de Nuno de Santa Maria)



Hoje, vamos todos acender uma vela por S. Nuno!

domingo, 4 de novembro de 2012

PROCISSÃO DA LUZ

Sem comentários:


Integrada na comemoração do DIA DE S. NUNO, vai realizar-se no próximo dia 9 de Novembro (Sexta-feira) a PROCISSÃO DA LUZ, uma iniciativa conjunta do Núcleo Cidade de Vila Real, da Fraternidade de Nuno Álvares e dos Agrupamentos 212 - S. Pedro, 295 - Nª Srª Da Conceição, 482 - Sé, 708 - Mateus e 1315 - Campeã, do Corpo Nacional de Escutas.

A procissão irá decorrer de acordo com a seguinte programação:
Hora prevista para o início: 21:30h
Local de saída da Procissão: Igreja Paroquial de Nª Sª da Conceição
Passagem e Reflexão: Igreja Paroquial de S. Pedro
Local de Chegada: Sé Catedral de Vila Real



PARTICIPA!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DIA DE S. NUNO

1 comentário:



"... sendo a prova de que em qualquer situação, mesmo de carácter militar e bélico é possível actuar e realizar os valores e princípios da vida cristã, sobretudo se esta é colocada ao serviço do bem comum e da glória de Deus."

Papa Bento XVI

(palavras proferidas aquando da Canonização de S. Nuno de Santa Maria em 26 de Abril de 2009)


Como sabes, no próximo dia 6 de Novembro comemoramos o "Dia de S. Nuno".

O desafio é:

- coloca uma luz na tua janela
- divulga esta mensagem
- convida outros Escuteiros a participar nesta actividade


"S. Nuno, um modelo para os Escuteiros e um exemplo para os Homens".



PARTICIPA!



Núcleo Cidade de Vila Real da FNA
Agrupamento 212 - S. Pedro do CNE

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Um passo mais

1 comentário:

Nos passados dias 6 e 7 de Outubro, o Núcleo Cidade de Vila Real teve quatro elementos numa actividade nacional de formação, em Mangualde.

É como diz o título. Foi dado mais um passo para a formação de um quadro de formadores e directores de formação que ajudarão a concretizar um plano de formação da Associação, pioneiro em Portugal, no que respeita ao Escutismo Adulto.



Apesar de termos estado com o tempo intensivamente ocupado nos trabalhos de formação, muitos foram também os momentos de convívio e troca de impressões sobre as actividades, experiências e expectativas dos Núcleos presentes.

Quase que me atrevo a adaptar a famosa frase de Neil Armstrong ao pisar a Lua: "foi um pequeno passo para os Irmãos Escutas, mas um grande passo para a Fraternidade de Nuno Álvares" e devemos todos ter bem presente o Lema do Curso de Directores de Formação, bem explicito na fotografia anterior.




Ficam aqui registadas algumas saudações especiais para o Presidente Nacional (Jorge Caria), que telefonicamente fizemos questão de parabenizar pelo seu aniversário; para toda a equipa de formadores (Manuel Tomás, Carlos Mana e José Maria Henriques, António Cardoso, Domingos Leal do Paço, Luís Abreu e António Fontinha, bem como o Rev.º Padre Joaquim da Nazaré Domingos, Assistente Nacional) e, obviamente, para todos os que contribuíram com o seu tempo e disponibilidade para que todo o fim-de-semana fosse um sucesso.

O Núcleo teve ainda uma participação (muito oportuna e saudada pelos presentes) ao interpretar o "significado de ser Escuta" (e podem procurar a letra na barra superior deste blogue) no final da cerimónia de encerramento e após a distribuição dos certificados de participação, numa interpretação emotiva (confesso!) daquela canção que foi escrita em 1984 por aquele "puto" que começava a dar os primeiros passos no escutismo, e que hoje (uns anitos mais tarde), vos escreve estas linhas.



Fernando Reis,
Mocho Atento

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

JORNADAS DO NÚCLEO / INÍCIO DE ATIVIDADES

Sem comentários:
                       CONVOCATÓRIA





Todos os elementos do Núcleo estão convocados a para:

JORNADAS DO NÚCLEO / INÍCIO DE ATIVIDADES

Dia – 29.09.2012 (próximo sábado)
Local – CRAE-Campo Escola – Mascoselo/Vila Cova

Programa:
14h15 – Concentração na Igreja de NSC (partilha de boleia)
14h30 – Partida para o CRAE
15h00 – Início dos trabalhos
19h30 – Jantar partilhado
21h00 – Reinício dos trabalhos
24h00 – Fim das jornadas

NOTA: Deves trazer alguma coisa para partilhar no jantar

Dia – 30.09.2012 (próximo domingo)
Local – Igreja da Sé

Programa:
11h45 – Concentração no adro da Igreja da Sé
12h00 – Eucaristia
13h00 – Fim da atividade

NOTA: Deves comparecer devidamente uniformizado

IMPORTANTE
- Vamos começar uma nova etapa na vida do nosso Núcleo, será o biénio de 2012 a 2014. O tema que irá orientar as nossas atividades é a “AFIRMAÇÃO”.
- Deves trazer propostas de atividades e ainda uma apreciação pessoal sobre o ano que passou.
- Confirma a tua presença

NÃO FALTES

Sempre Convosco
Paulo Teixeira

__________
Alerta Para Servir,
FNA - Núcleo Cidade de Vila Real

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FNA.NCVR NO XXII ACANAC/CNE

2 comentários:
Haverá melhor maneira de (re)começar as actividades de Núcleo, relembrando uma actividade anterior?

Agosto é, tradicionalmente, mês de calor com cheiro a férias. Esporadicamente, e para os Escuteiros, também pode ser mês de ACANAC. Foi precisamente esse o caso. Entre os dias 4 e 10 do passado mês de Agosto, o NÚCLEO CIDADE DE VILA REAL participou na "FESTA" do Escutismo Católico em Portugal, tendo dois associados seus (o Fernando Reis e a Liliana Aires) integrado a comitiva escutista de Vila Real, presente no XXII ACANAC do CNE, em Idanha-a-Nova, no CNAE do Monte Trigo.


Participando, como seria de esperar, nas actividades dos "SERVIÇOS" e, apesar de terem sido colocados inicialmente ao serviço da Equipa de Animação da Segunda Secção - Exploradores, desenvolveram toda a sua actividade no “OÁSIS”, mais especificamente na secção dos ARTISTAS, no painel denominado "QUEBRA-CABEÇAS", sempre acompanhados por vários dirigentes de Vila Real, colocados em Serviço no mesmo local.

 
 

Fizemos questão de cumprir o nosso papel, natural, de apoio às actividades do CNE de forma exemplar em todos os momentos, sem deixar de prestar alguma atenção especial (e apoio no que foi possível) aos escuteiros da região de Vila Real.

De uma forma mais particular, demos ainda o nosso contributo no dia da visita dos pais, na recepção dos mesmos (pais e mães da Comissão de Pais do Agrupamento 295 - Nª Sª da Conceição), acompanhando-os desde a chegada até à partida do campo.

 (à espera da chegada dos pais)

Fizemos igualmente questão de dizer "PRESENTE" em todas as actividades colectivas do ACANAC (cerimónias de abertura e encerramento, Eucaristia, o maior abraço do mundo, etc.) e de cumprimentar todos os Irmãos Escutas da Fraternidade que encontrámos em serviço no campo, começando, desde logo, pelo nosso Presidente, Jorge Caria.

 
 (com o Chefe Barros e alguns dos elementos do Agrupamento nº 1 da Guiné)
Impõem-se alguns agradecimentos. Além de termos tido a ocasião de agradecer ao Chefe Nacional do CNE de viva voz, queremos agradecer igualmente ao Vitor (Chefe Adjunto do 295 - Nª Sª da Conceição) por ter tratado de toda a logística da nossa deslocação de e para o Acampamento; ao Francisco (Chefe do 198 - Chaves) e a todos os escuteiros de Chaves com quem realizámos duas fantásticas viagens; à Marta (Chefe do Clã do 295 - Nª Sª da Conceição) que, literalmente, nos abriu as portas do Oásis - seguramente o melhor sítio do mundo para se estar e trabalhar em prol do Escutismo – “olha se estivesse calor!”; ao grande Chefe Barros (Chefe de Agrupamento do 212 - S. Pedro) que fez o favor de nos aturar e com quem partilhámos muito mais que umas quantas chávenas de chá ou café e ao Pardal (Chefe do Contingente Regional), que nos acompanhou durante todo o Acampamento. Um bem-haja para eles em particular, extensivo a todos os bravos Dirigentes da Região de Vila Real que estiveram presentes nesta actividade particular. Obviamente que não podemos deixar de agradecer igualmente aos nossos companheiros permanentes de tarefas: o Luís, o Queirós (o homem da gaita), a Maria, o Hugo (o "boss" do Quebra-Cabeças), entre outros.

 (Chefe Francisco, do 198 - Chaves)

 (Chefe Vitor, do 295 - Nª Sª Conceição)

 (Chefe Pardal - Chefe de Contingente Regional)

  (o Grande Chefe Barros, do 212 - S. Pedro)

(o Chefe Luís, do 212 - S. Pedro e a Chefe Marta, do 295 - Nª Sª Conceição)

(o Chefe Queirós, do 212 - S. Pedro - muito encoberto pela vegetação ...)

Não serão certamente as cobras, as formigas, os lacraus (e demais bicharada), e muito menos a falta de água, a poeira constante ou o calor tórrido que nos impedirão de continuar a ter uma enorme vontade de voltar a Idanha e dar o nosso melhor contributo para o desenvolvimento das actividades escutistas do CNE e do Escutismo Católico Português!




O XXII terminou. Estamos prontos para o XXIII.



.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...