Seguidores

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Criar Raízes 11ª Edição

 Testemunhos, opiniões...

Roberto Machado

A 11ª edição da atividade nacional ambiental "Criar Raízes" como já vem sendo habitual, proporcionou-nos um conjunto de experiências e vivências incríveis no idílico Parque Natural do Alvão, que ficarão para sempre nas nossas memórias. Estamos conscientes que o nosso contributo é pequeno no que diz respeito à plantação, manutenção e limpeza florestal. Existe todo um oceano de trabalho que precisa ser feito, no entanto, estamos certos que são de muitas pequenas gotas que pode nascer esse oceano. E, é esta premissa que não nos deixa esmorecer e que mais uma vez nos fez marcar presença com espírito de serviço. Ao longo destes anos não plantamos apenas raízes na terra, plantamos e criámos, também, raízes de amizade, afeto, companheirismo e entreajuda com todos os participantes desta atividade. Por tudo isto, queremos deixar um agradecimento a todos os envolvidos na organização desta atividade, especialmente ao núcleo Cidade Vila Real pela receção e hospitalidade calorosas, bem como ao ICNF pelo acompanhamento e monitorização nos trabalhos realizados. Esperamos voltar em breve.Uma canhota amiga - Núcleo 61- São João Airão.

José Santos

O Núcleo de Terroso, tem sido uma presença quase constante desde a 4ª edição do “Criar Raízes” com 2 ou 3 elementos. Sendo esta uma atividade de voluntariado ambiental, não poderiam deixar de constar nos diversos programas, desde a limpeza de mata, tanto de objetos estranhos à floresta como de plantas invasoras, plantação de novas árvores tanto na montanha como nas margens dos rios ou nas bermas das estradas. Certamente dos milhares de árvores plantadas nestas atividades, algumas devem ter sobrevivido e estarão frondosas e fortes, tal como as “Raízes“ que foram “Criadas” entre os participantes das várias regiões de norte a sul do país. Como Escuteiros Adultos e Católicos que somos, em todas as edições houve sempre os momentos imprescindíveis para louvar e agradecer ao Criador, que é a Luz que nos aquece e orienta, e seguindo as indicações de BP, trabalhemos para deixar o mundo um pouco melhor.

Avelino Fernandes

O Núcleo de Santa Marinha da Costa, conta já com a 3ª participação nesta Atividade de Voluntariado Ambiental no Parque Natural do Alvão, numa parceria do Núcleo da FNA (Fraternidade de Nuno Álvares) da Cidade de Vila Real com o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) - Parque do Alvão e com o não menos importante apoio do Departamento Nacional do Ambiente da FNA. Contando a 11ª edição tornou-se numa atividade de referência tanto a nível local como para a FNA a nível nacional, por via das características da região se torna única, como é a Aldeia de Lamas de Olo. Realizando-se em época do ano de temperaturas por vezes agrestes para quem se desloca de regiões mais “litorais”, levando a experiências pouco comuns e por isso a torna cativante e sempre apetecível, razão que motiva ainda mais à participação e que abonam totalmente na continuidade por muitos e profícuos anos. Segundo rezam as crónicas, todos os testemunhos relevam a participação com satisfação, elevando o nível da atividade de tal forma que o tempo terá sido importante para o reforço da ligação institucional com o ICNF. Por isso, atingindo a preponderância de hoje terão sido criadas condições para se implementarem outras atividades similares em áreas da sua jurisdição.

Torna-se assim, de elevada importância o facto de acontecer com a FNA como um útil “braço” de cooperação, a justificar a sua razão de ser na medida em que o Ambiente sempre fez parte da sua ação.

Só nos podemos congratular pela existência das atividades ambientais que se levam a efeito no âmbito da FNA, esta, sendo muito particular até pelo nome “Criar Raízes” tem já enraizado um certo carisma que cativa qualquer participante nos variados trabalhos programados. Replicando isso para outras regiões fará de nós felizes e no caminho certo, rumo ao objetivo proposto pelo nosso fundador com a mensagem “Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste”.

Susana Veiga

Nos dias 4,5 e 6 de Março, juntamo-nos mais um ano no parque natural do Alvão, para juntos criarmos raízes. Foi uma atividade bastante produtiva a todos os níveis, quer a nível de natureza, quer a nível Social. A organização estava como sempre exemplar. É uma atividade que se deve manter, para assim como BP nos diz, deixarmos o mundo um pouco melhor do que o encontramos.. 

Susana Veiga

João Policarpo

Quando somos convidados a partilhar a nossa opinião sobre uma atividade, não poucas vezes nos vem á ideia o que vivemos nesta atividade neste ano, mas … não conseguimos dissociar o que esta atividade representa e representou ao longo dos já 11 anos que tem de existência.
Não é possível falar do Raízes sem lembrar o como tudo começou, e embora não esteja ligado ao inicio, já relembro 7 participações nesses 11 anos de existência .
Para mim , fica sempre a memória das temperaturas agrestes, da beleza da caminhada na neve , da dureza dos espinhos das hakeas e da beleza e significado que tem a libertação das várias aves que nos deixam sempre felizes e com um sentimento de liberdade ….
O Raízes , não é apenas  uma atividade ambiental , é muito mais do que isso é o despertar de consciências para as realidades do muito que á a fazer no campo ambiental , é também o compreendermos que há outros como nós , capazes de passar frio , caminhar á chuva , trabalhar de uma forma intensa … sem esperar recompensa…
 
O Criar Raízes não é mais uma atividade … É A ATIVIDADE.
E é por isso que em cada ano os que já partilharam essa experiência tornam a querer voltar, o que faz com que esta atividade , seja uma comemoração de VIDA , da vivência REAL do que é o ESCUTISMO nesta nossa versão de Escuteiros Adultos.
Falei da atividade deste ano ?
Peço desculpa , talvez nem o tenha feito … mas tudo o que disse é repetido anualmente com a facilidade de sabermos quem está ao nosso lado , com a satisfação de sentirmos não o frio, mas o calor que nos faz regressar ano após ano junto daqueles que como nós tem um sonho
“deixar o Mundo melhor do que o encontramos “ e isso é cada vez mais importante nas nossa vidas.
 Esquilo - Núcleo Benfica
Região de Lisboa

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...