Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Criar Raízes X - 2ªParte

Por fim cumpriu-se.

 

Apesar de todas as dificuldades e atribulações causadas pela situação pandêmica que vivemos, conseguimos levar a bom porto a fase final deste Criar Raízes X.

Desde a primeira hora da planificação, sabíamos que nesta edição as datas marcadas estariam sempre condicionadas pelas restrições impostas. De qualquer forma nunca desistimos, procuramos sempre encontrar a solução e o momento certo , e conseguimos!

Foi no passado dia 5 de junho, e que dia! Melhor não poderia ser! Criar Raízes, atividade de voluntariado ambiental no Dia Mundial do Ambiente e ainda integrado no Dia Aberto do Parque Natural do Alvão que comemorava o seu 38º aniversário.

Tudo começou de manhã bem cedo, éramos 11 voluntários, à primeira vista até poderíamos ficar com a sensação de que éramos poucos, mas não! A boa-vontade, o esforço e a determinação dos participantes foi fundamental, cumprimos os objetivos estabelecidos e deixamos o mundo um pouco melhor.

Esta ação consistiu essencialmente no restauro e manutenção do percurso pedestre Agarez/Arnal e ainda na recolha de lixo (que os mais distraídos vão deixando). Pintámos sinais e consertámos placas de madeira e ainda reforçámos o trilho com novos sinais.

O Criar Raízes também é conhecimento e novas aprendizagens. Antes de os trabalhos começarem tivemos uma reflexão e teceram-se considerações sobre o Dia Mundial do Ambiente. Ao fim do dia fomos visitar uma exposição na sede do PNAlvão, sobre plantas aromáticas e medicinais do Alvão. Estes dois momentos foram aprimorados e apresentados brilhantemente pelo Henrique Pereira, que pela sua forma de comunicar e o pelo seu conhecimento das coisas consegue do pouco fazer muito e consequentemente todos nós ficámos mais enriquecidos  e motivados para protegermos a natureza e o ambiente.





O Criar Raízes também é exemplo e compromisso. Exemplo pela ação e compromisso com a Fraternidade Nuno Álvares e o ser Escuteiro Adulto. Neste sentido deixamos uma palavra de apreço aos irmãos Santos (Abel e Zé) do Núcleo do Terroso - Região de Braga e às suas esposas que os acompanharam nesta resposta ao nosso chamado, partilhando connosco o seu esforço e amizade, contribuindo para o sucesso desta atividade, bem hajam.







Por fim informamos que já estamos a preparar o Criar Raízes-11ºEdição.

Porque estamos comprometidos e é nosso dever.

 

BOA CAÇA



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...